A Rainha Vermelha: Ordem dos Livros e Análise Completa

Você já ouviu falar na Série da Rainha Vermelha? Os livros fazem parte de uma trilogia incrível e contos complementares que te deixarão sem fôlego. Nós do Café e Livros resenhamos todos para você. Confira abaixo.

Os livros de capa prateada escritos por Victoria Aveyard, ao contrário do que muitos pensam, não tem conexão com a Rainha Vermelha de Alice no País das maravilhas.

A narrativa dessa saga nos leva para um mundo onde há duas classes, sendo uma delas conhecida pelo seu alto valor social graças às riquezas e poderes mágicos que possuem.

Fizemos um pequeno resumo de cada um com nossas impressões para você que pretende começar ou continuar lendo.

Sequência de Livros: A Rainha Vermelha

A Rainha Vermelha é, na verdade, uma série de 6 livros, sendo 4 livros principais da trilogia, 1 livro com os 2 primeiros contos e 1 livro que abrange esses 2 primeiros e outros 4 contos complementares.

Considerado um livro de Magia e Aventura, é uma ótima recomendação para você que gosta de histórias bem desenvolvidas.

Na ordem da trilogia estão: A Rainha Vermelha, A Prisão do Rei e Tempestade de Guerra e Trono Destruído, se pensarmos na maior parte dos contos.

Mas, caso você queira ler na ordem cronológica, sugerimos a seguinte forma:

  • A Canção da Rainha
  • A Rainha Vermelha
  • Cicatrizes de Aço
  • Tempestade de Guerra
  • Trono Destruído: os 4 contos restantes.

A Rainha Vermelha

foto do livro a rainha vermelha

A Rainha vermelha é o primeiro que compõe a série, se unindo a Espada de Vidro e Prisão do Rei.

Como contextualização, você precisa saber que a sociedade é dividida entre vermelhos, o povo sendo súditos de classe inferior, e os prateados, as pessoas de sangue nobre.

Os prateados são conhecidos assim por nascerem com poderes, então, se aproximam mais de uma divindade que de humanos comuns, por isso, fazem parte de uma classe social superior.

A protagonista Mare nascida como Vermelha, precisa de alistar no exército por ser uma obrigação da classe social em que vive. Há muita tensão envolvida, pois, o reino está em guerra com o território vizinho e quem vai, pode não voltar.

As únicas pessoas que estão isentas de serem convocadas são as que já trabalham em alguma função pelo reino e, a protagonista, de forma inusitada, consegue um emprego no castelo.

O problema da história começa quando a protagonista se acidenta em um torneiro e cruza uma onda de energia expõe seus poderes, característica incomum em pessoas de sangue vermelho.

A rainha vermelha
Mare consegue um emprego para não ir para a guerra, mas, após um acidente, ganha habilidades especiais e precisa viver uma farsa

O rei impõe que ela finja ser uma prateada para ser usada na pacificação dos conflitos entre prateados e vermelhos, já que ela teria sido criada na “ralé” e sabe como dialogar com seus semelhantes.

Mare se vê em um conflito enorme em sua vida, o medo de recusar a imposição do rei e ter sua família ameaçada e a ideia de fingir ser quem não é e correr o risco de ser descoberta a qualquer momento.

Durante sua estadia no castelo ela tem envolvimentos amorosos com integrantes da família real e precisa se adaptar à sua nova vida para sobreviver e manter seguras as pessoas a quem ama.

A Mare é uma personagem inteligente e sagaz, mas, bastante desatenta com comportamentos suspeitos das outras pessoas, o que pode colocar ela em risco.

Espada de Vidro

foto do livro espada de vidro

A Espada de Vidro dá continuação ao fim movimentado de A Rainha Vermelha com a guarda Escarlate fugindo do rei.

Logo no início é descoberto que a rainha e o rei estão mantendo na prisão pessoas que discordam das suas ideias de governo e alguns sangue novos, sendo eventualmente mortos para mandar uma mensagem para os fugitivos.

Aqui você já sabe um pouco sobre os sangue-novos e como funciona seus poderes, hereditários e formam uma combinação dos poderes dos pais.

Já os vermelhos, são imprevisíveis, nunca é possível saber quais serão seus poderes, pois, podem ter conexão com os familiares ou não.

O medo de serem manipulados é constante. Principalmente da Ilara e seus poderes de manipulação que pode destruir todo o trabalho que tiveram até agora para se libertarem.

Um dos conflitos principais é a manipulação de Ilara com Cal, que o faz matar o próprio pai e se tornar um inimigo da família real, para que a linha de sucessão fosse para o seu outro filho, o Maven.

Cal precisa fugir para salvar a sua vida.

O então rei Maven, toma o máximo de investidas possível para fazer seus fugitivos se renderem e ele é capaz de tudo, inclusive de recrutar e sequestrar crianças.

Espada de vidro (A rainha vermelha Livro 2)
Cal é manipulado por Ilira e mata o rei. A partir de então, precisa fugir e provar sua inocência.

Cal é preso ao chegar em seu destino, pois, todos acreditam que ele matou seu próprio pai estando consciente de seus atos e Farley é tirada do seu posto por seu comandante não julgar seu trabalho eficiente.

Esse volume, com certeza, tem um clima mais sombrio e pesado em relação aos anteriores, muita coisa ruim acontece aqui já que funciona como uma transição entre um livro e outro.

São apresentados outros personagens, como sangue-novos, por exemplo. E, conhecemos mais da tirania da família real em relação aos “rebeldes”.

É uma leitura de muita tensão e a principal preocupação do leitor é o que acontecerá com os personagens a seguir. Quem vive e quem morre?

Para muitos, a leitura pode demorar um pouco devido ao tom sombrio, mas, se você também gosta dessas narrativas, vai acabar rápido e partir para o próximo.

Há muita comparação desse exemplar com a escrita da autora da Trilogia Grisha, mas, são mundos e narrativas paralelas.

A Prisão do Rei

foto do livro a prisão do rei

A Prisão do Rei é o terceiro livro da série principal e muito comparado com a narrativa presente na Trilogia Grisha, principalmente devido à cena final.

A História apresenta um pouco mais sobre obsessão amorosa que a batalha frequente entre o reino e a Guarda Escarlate. Além da briga de egos entre personagens.

Maven é obcecado por Mare e vale lembrar que ele é ainda muito novo, tem apenas 16 anos. Um jovem impiedoso e totalmente problemático.

Mare é capturada por Maven, o rei cruel, mantida na prisão com as algemas de pedra silenciosas que são capazes de tirar os poderes de qualquer um. Além disso, o seu irmão é morto.

A Guarda Escarlate está cada vez mais forte, mas, por ser apresentada pelo olhar do inimigo, está menos presente e com menos detalhes sobre a rebelião nessa perspectiva do “povo”.

Cal, um dos personagens principais finalmente escolhe um lado, o da Guarda Escarlate, e trabalha como um excelente estrategista que foi treinado para comandar.

Esse livro é mais frio comparado aos outros, a movimentação e fluidez inicia após muitas páginas lidas, tenha paciência.

Apesar de lento, ele nos oferece uma visão mais amplas sobre a história e os motivos que levaram à batalha centenária entre a Guarda e o Rei.

Na Prisão do Rei, conhecemos melhor um dos personagens mais profundos da narrativa, o Maven. Dessa forma, conseguimos entender como funciona a cabeça dele e o porquê de suas atitudes.

A protagonista se desenvolveu bastante no decorrer da história, mas ainda é aquela pessoa disposta a se sacrificar sempre que necessário para salvar sua família e amigos.

Entenda a diferença entre romance de época e romance histórico.

A prisão do rei (A Rainha Vermelha Livro 3)
Mare é presa por maven e não consegue usar seus poderes. A história de obsessão começa e mostra Maven como dsequilibrado

Evangeline é outra personagem que somos permitidos a conhecer melhor longe da visão oferecida apenas pelos olhos da Mare, com certeza, são muitas descobertas importantes.

O final do livro tinha espaço para mais potencial, talvez a escolha da autora pode desapontar e ser nada surpreendente.

O tom do livro muda em determinado momento e nos tira a tensão, por isso, algumas cenas seguintes não nos prepara o suficiente antes de acontecerem.

As cenas aqui são melhores elaboradas e conseguimos perceber a evolução da escrita da autora. Além disso, A Prisão do Rei é uma narrativa com descrições detalhadas, por isso, é mais longo e lento.

Confira outros livros de fantasia em outra lista feita por nossa equipe.

Tempestade de Guerra

foto do livro tempestade de guerra

Tempestade de Guerra é o 4º livro da saga escrita por Victoria Aveyard que se passa logo após A Prisão do Rei.

A narrativa se inicia quando a avó de Cal oferece uma nova aliança entre indivíduos que se dará através de um casamento para unir as forças do exército.

Esse é um livro muito mais dinâmico que o anterior, pois, situações acontecem a todo o tempo, mas, não são necessariamente batalhas.

A história aqui mostra que os inimigos podem não estar tão claros já que as alianças formadas são sempre muito frágeis e tudo pode mudar conforme o interesse dos envolvidos.

A leitura causa tensão frequente e a todo momento você se pegará questionando a atitude dos personagens, sem saber em quem confiar e o que seguirá.

São cinco narradores nesse volume. Cal está tentando recuperar sua coroa de volta, mas, algumas pessoas, mesmo que o apoiando, são contrárias a esse retorno, já que a luta da Guarda era quebrar as barreiras sociais.

Tempestade de guerra (A Rainha Vermelha Livro 4)
Uma nova perspectiva sobre os personagens é mostrada e percebemos que os vilões podem não estar bem definidos

Evangeline se apresenta com uma personagem que se sente presa e sufocada pelos interesses da sua família e a menina que antes era descrita como corajosa, mostra seu lado covarde e pode incomodar o leitor.

Enfim, Cal finalmente retoma o trono e volta a atender todas as expectativas que sua família sempre idealizou para ele, nos entristecendo com o fim do seu relacionamento.

Como esperado, ele é totalmente devoto às suas obrigações como filho do rei, que precisa dar seguimento à linhagem real e garantir o poder hereditário.

Veja também nossa lista com livros de Amor Proibido.

Trono Destruído

foto do livro trono destruído

Trono destruído é um livro que, ao contrário dos outros, não tem a capa prateada e sim, roxo, inclusive as letras, o que o torna bastante atrativo.

O livro foi desenvolvido para abranger todos os contos que explicam detalhes e histórias importantes para compreender alguns personagens e fatos que aconteceram ou acontecerão.

É aqui que estão A canção da Rainha, Cicatrizes de aço, O Mundo que Ficou Para Trás, Coração de Ferro, luz do Fogo e Adeus.

EM OFERTA Trono destruído: Coletânea definitiva da série A Rainha Vermelha
Trono destruído: Coletânea definitiva da série A Rainha Vermelha
Coletânia de 6 contos que contextualizam a história e explica o pós-guerra
  • A Canção da Rainha: fala sobre a mãe de Cal e sua trajetória desde antes de conhecer o rei até a sua morte;
  • Cicatrizes de Aço: Nos traz a história da Guarda Escarlate na visão de Farley e como ela conheceu alguns outros personagens;
  • O Mundo que Ficou para Trás: Conta uma história paralela ambientada no mesmo universo e nos apresentando dois novos personagens.
  • Coração de Ferro: fala sobre Evangeline e Elanie, que já casadas vivem juntas e tira as dúvidas sobre o que teria acontecido com elas pós-revolução.
  • Luz do Fogo:  Fala sobre Cal e Mare que está se recuperando de todos os acontecimentos e das situações horríveis que passou
  • Adeus: Adeus fala sobre Maven e seus sentimentos, além da história da sua convivência com a sua mãe.

Os dois primeiros contos

Kit A Rainha Vermelha – Coleção 5 livros Victoria Aveyard
Coletânia A Rainha vermelha com todos os 5 livros para comprar e economizar.

Canção da Rainha

A Canção da Rainha se passa anos antes de “A Rainha Vermelha” e conta a história de uma mulher que se apaixona pelo rei o fazendo abrir mão da seleção, a disputa que acontece para escolher sua noiva.

Essa mulher, a personagem principal, é a mãe de Cal e toda a sua trajetória até conhecer o rei mesmo que de forma nada convencional para a época.

A partir do casamento e nascimento de seu filho, a rainha tem pesadelos recorrentes e passa a acreditar que alguém está mexendo com sua mente.

No livro, ela é uma espécie de cantora e com esse dom, consegue manipular as pessoas, mas, devido ao seu bom caráter não consegue usar ninguém, o que a faz ser muito influenciada pelos outros.

Através do seu diário, ela conta todas as suas experiências e anseios para o futuro, principalmente o que espera do reino e do rei.

O jogo de poder na corte é bem claro, todos são muito ambiciosos e estão sempre buscando se sobressair na sociedade independente do que precisem fazer para isso acontecer.

A abordagem que o livro explora é a manipulação em volta da rainha o que o faz ser meio morno, você pode pensar em desistir, mas, vale a pena terminar a leitura e seguir para os próximos volumes.

O livro é, na verdade, um conto, por isso, é mais curto que o de costume, apesar de meio lento, poderá ser finalizado rapidamente.

A narrativa acontece em 3ª pessoa e é possível conhecer personagens importantes da Rainha vermelha quando ainda jovens, nos mostrando outra perspectiva sobre alguns indivíduos.

Koriane, a primeira rainha da história, acaba morrendo devido às influências que sofre. Mas, calma! Isso não é um spoiler importante, muita coisa ainda está por vir.

Cicatrizes de Aço

Ao contrário do primeiro conto, Cicatrizes de aço é um livro movimentado e que não para. Esse sim prende o leitor com perfeição.

O livro inicia com uma mensagem codificada, e aqui começa nossa interação em tentar descobrir a quem pertence cada codinome.

A História fala sobre Diana Farley, uma capitã da guarda Escarlate e sua história com o movimento além do motivo pelo qual teria se envolvido, como sua criação paterna moldou seu caráter.

É nesse livro que a guarda é apresentada profundamente e mostra ao leitor como funciona internamente.

A comunicação e a organização do suposto movimento rebelde, mas, sendo muito maior do que você imagina. A conexão entre eles e sua distribuição pelo reino para conseguir informações é incrível.

Um dos personagens que envolve uma enorme surpresa no final de A Rainha Vermelha, é apresentado aqui com mais cuidado, levando o leitor a conhecê-lo melhor.

O livro também muda nossa perspectiva sobre uma das personagens, que antes era vista como fácil de ser manipulada e agora, é apresentada como forte e chave para a descoberta dos sangue-novos.

A leitura é fluida e gostosa principalmente pelas descobertas que proporciona. Para quem já leu os livros principais, é ainda mais interessante, pois, revelações importantes serão feitas aqui.

Você já leu algum livro da série ou pretende começar? Os conte qual foi sua experiência ou sua impressão ao ler nossa resenha.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Café e Livro
Logo