Coquetelaria: Os 6 Melhores Livros Sobre a Arte de Fazer Drinks

Se você tem mais de 18 anos, vai concordar que um dink bem gelado pode salvar vidas em um dia estressante, ou tem o poder de salvar qualquer festa chata da total monitonia. Mas você já parou para pensar na ciência por trás de todo o preparo da sua bebida deliciosa?

Pode parecer bobagem, afinal, na teoria é só colocar bebida em um copo e pronto. Mas a arte da coquetelaria vai muito além disso.

Ser bartender ou administrar um coquetel bar requer estudo, técnicas e muita prática. E para isso é necessário que você tenha a sua disposição os melhores livros sobre o assunto, pois dessa forma você poderá se aperfeiçoar com a ajuda dos grandes mestres dessa arte.

Pensando nisso, hoje nós aqui do Café e Livros trouxemos especialmente para você, interessado nesse assunto, uma seleção dos melhores livros sobre coquetelaria, para que você conheça e aprenda tudo que precisa sobre esse universo fascinante, seja para trabalhar com isso ou apenas fazer e degustar drinks incríveis.

Mixologia: o universo do bartender cientista – Victor Quaranta e Henrique Ferrera

Mixologia: o universo do bartender cientista
Aqui nesse livro, a experiência do especialista em Coquetelaria, Voctor Ferrera, é usada para listar e revelar todos os segredos dessa prática, da maneira mais simples e fácil possível, para que qualquer pessoa seja capaz de criar drinks maravilhosos se complicação.

Esse livro busca documentar e revelar de forma bem didática, os segredos por trás da arte da coquetelaria.

Sua escrita é extremamente simples, objetiva e muito leve, de modo que o leitor consegue aprender as técnicas abordadas pelos autores Victor Quaranta e Henrique Ferrera sem nem precisar se esforçar para memorizar.

O guia dos iniciantes e entusiastas.

É uma ótima leitura também para quem não deseja se especializar em coquetelaria e trabalhar como bar tender, já que ele serve como um livro para passar o tempo, além de contar com fotografias de qualidade incrível que ilustram o livro, demonstrando o resultado de cada drink feito.

O livro é um fruto da experiência própria de Victror Quaranta, com técnicas que foram aprendidas na prática com anos de trabalho, e que não são encontradas em qualquer livro ou em receitas genéricas encontradas na internet.

Guia de drinks dos maiores escritores americanos – Edward Hemingway e Mark Bailey

Guia De Drinques Dos Grandes Escritores Americanos
Esse livro de Edward Hemingway e Mark Bailey reúne três elementos distintos: ilustrações através de ótimas caricaturas, histótias maravilhosas e inusitadas de boemia dos maiores autores americanos e cada um de seus drinks favoritos, acompanhados de suas receitas detalhadas.

O livro “Guia de drinks dos maiores escritores americanos” é, sem dúvida, um dos livros mais divertidos que existem. Isso porque ele não é apenas um livro que ensina afazer drinks.

Nessa obra, os autores Edward Hemingway e Mark Bailey contam histórias inusitadas e pouco conhecidas de vários dos maiores autores dos Estados Unidos, em seus momentos de farra e boemia.

Com histórias reais de Ernest Heimingway, John O’hara, Capote, Bulowski, Tennessee William, Dorothy Parker e outros escritores fazendo as maiores loucuras, o livro nos diverte e consegue prender nossa atenção com uma narrativa descontraída.

Uma mistura de história e drinks

Mas se você achou que esse seria um livro apenas sobre bebedeiras de ente que já morreu, saiba que se enganou.

Ao longo da narrativa, nós vamos nos deparando com os drinks preferidos dos autores mencionados e as receitas detalhadas dos memos. Assim nós vamos aprendendo a preparar os dinks enquanto nos divertimos com as histórias.

Além de ser ilustrado com caricaturas maravilhosas e criativas, que dão um ar ainda mais divertido e descontraído ao livro.

Cocktail Techniques – Kazuo Uyeda

Cocktail Techniques
O japonês Kauzo Uyeda coloca no livro Clckail Tachniques, toda a sua experiência como bar tender desde o ano de 1966 nos bares de Tóqui. Nele você aprenderá todos os segredos e técnicas da coquetelaria japonesa.

Para quem deseja aprender mais sobre coquetelaria e até ingressar nesse fascinante mundo dos dinks e bebidas bem elaboradas, o livro Cocktail Tachniques do autor e bar tender japonês, Kazuo Uyeda, é perfeto.

Kauzo Uyeda é um bar tender conhecido e renomado no mundo inteiro, que trabalhou em bares de Tóquio desde 1966.

Os ensinamentos de um mestre japonês.

Nesse livro, Kazuo Uyeda mostra como é a técnica e o olhar dos japoneses para os bares. Ele descreve passo a passo as técnicas minuciosas e perfeccionistas dos japoneses em relação a arte da coquetelaria.

Além disso, ele fala muito sobre toda a operação de bar, desde como o bar tender deve receber seus convidados, como preparar e montar os drinks e até as decorações.

O livro serve tanto para entusiastas dessa arte, quanto (e principalmente) para quem deseja empreender e fazer disso uma profissão.

Meehan’s Bartender Manual – Jim Meehan

Meehan’s Bartender Manual: [A Cocktail Reference and Recipe Book]
Jim Meehan produziu com esse livro, o que é considerado uma verdadeira bíblia da coquetelaria, com instruções de como gerir um coquetel bar e como iniciar a prática de bar tender. Além disso, o livro conta com outros contribuições de grandes nomes da coquetelaria.

Esse aqui é um outro livro que certamente serve como um guia para futuros bar tender.

Para quem não sabe, Jim Meehan foi um bar tender muito famoso e renomado no mundo da coquetelaria. Ele trabalhou em bares super importantes de Nova York e em 2007 abriu seu próprio bar, o Please Don’t Tell.

Esse livro e considerado uma verdadeira bíblia para quem deseja atuar operar em bares, pois fala sobre gestão de bar para quem quer abrir o seu próprio coquetel bar.

Como empreender no ramo da coquetelaria.

Ele explica desde a posição do bar ao layout do bar, como cada coisa deve estar em seu devido lugar e onde é o lugar. Além de detalhes técnicos da parte prática, como maquinário em geral como máquina de suco e de gelo.

Além também de ter, de forma extremamente simples e fácil, mas muito detalhada, cerca de 300 receitas de coquetéis clássicos que com certeza farão sucesso no seu empreendimento.

E para completar, Jim Meehan ainda convidou várias pessoas de relevância nessa área, como donos de bar, bar tenders renomados e historiadores de drink, para compor e contribuir para o seu trabalho.

The Drunken Botanist – Amy Stewart

The Drunken Botanist: The Plants That Create the World’s Great Drinks: The Plants That Create the World’s Great Drinks: 10th Anniversary Edition
 The drunken botanist, da renomada autora do ramo da coquetelaria, Amy Syewart, é um bestseller muito famoso e muito interessante para quem deseja entrar no ramo da destilaria, já que além de receitas de drinks, ele contém informações detalhadas e minuciosas sobre esta técnica.

A autora desse livro, Amy Stewart, que já escreveu vários livros relacionados a área da coquetelaria, é a responsável pela produção desse bestseller muito prestigiado no meio do mundo dos bar tenders e dos donos de coquetel bar.

O livro tem uma narrativa em tom mais descontraído e bem humorado, a começar pelo seu nome, que traduzido para o português, se chama “o botânico bêbado”.

Isso faz muito sentido com o conteúdo de sua produção, já que ela fala muito sobre ervas botânicas e frutas, e tudo com um humor muito interessante.

A coqueteleria da forma mais bem humorada possível.

Um ponto interessante do livro é que, assim como todos os livros de coquetelaria, ele tem receitas de drinks, mas não é o seu forte. Ela passa uma boa parte do livro falando sobre como os destilados são produzidos. Um terço da escrita é dedicado à explicação das diferenças entre os destilados e suas especificidades.

Essa explicação detalhada e minuciosa possibilita que qualquer um interessado em produzir um destilado artesanal caseiro consiga fazer isso de forma autônoma, em casa.

The Dead Rabbit Drinks Manual – Jack Macgarry, Sean Muldoon e Ben Schaffer

The Dead Rabbit Drinks Manual: Secret Recipes and Barroom Tales from Two Belfast Boys Who Conquered the Cocktail World
Esse livro do trio Bem Schaffer, Jack Macgarry e Sean Muldoon é um ótimo guia de pesquisa e aperfeiçoamento ara quem já trabalha na área da coquetelaria, pois contém receitas difíceis e complexas que desafiam qualquer bar tender a se tornar muito melhor do que já é.

Doi dos autores desse livro, Jack Macgarry e Sean Muldoon, são donos do bar “The Dead Rabbit”. Um bar extraordinariamente famoso de Nova York.

Jack Macgarry e Sean Muldoon já ganharam o prêmio de melhor bar do mundo duas vezes com bares diferentes.

Pode se dizer que “The Dead Rabbit Drinks Manual” não é um livro para iniciantes. Ele não é indicado para quem está começando na profissão de bar tender, e sim para quem já tem uma certa experiência no ramo da coquetelaria.

Um guia avançado.

Isso porque ele é basicamente um livro de receitas. Mas não é um livro de receitas comum.

Quem acompanha o trabalho de Sean e Jack, já deve imaginar que se trará de receitas muito complexas e nada simples. O que é muito interessante, mas não é recomendado para quem não tem experiência.

As ilustrações são deslumbrantes, com fotografias maravilhosas dos drinks e para quem já trabalha com coquetelaria, esse é um ótimo livro para pesquisa.

E aí, gostou da seleção? Pronto para começar a produzir drinks deliciosos?

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Café e Livro
Logo