Direito Empresarial: Os 6 Melhores Livros Para Advogar Na Área

O direito empresarial é uma matéria do curso de graduação de direito nas universidades públicas e privadas do Brasil, sendo chamada por uns de direito empresarial e por outros de direito comercial.

Isso acontece por uma questão de atualização e de costume, pois antes nós tínhamos o direito do comércio, já que tínhamos o comércio como figura de relações entre empresas. Sendo assim, por não existir a figura da empresa, era chamado de direito comercial.

Porém, com o passar dos anos e mudança e a atualização da forma de negociação, nós passamos a chamar de direito empresarial.

O estudo do direito empresarial é muito importante e muito cobrado nos concursos públicos da área jurídica. E é importante o conhecimento dessa área também para quem trabalha no ramo da gestão empresarial.

E pensando nisso, hoje o Café e Livros trouxe uma lista com os 6 melhores livros sobre direito empresarial.

Manual de Direito Empresarial – Ricardo Negrão

Manual de Direito Empresarial – 11ª Edição 2021
O livro “Manual de Direito Empresarial”, reúne lições e ensinamentos do grande autor jurídico e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ricardo Negrão, em seus muitos anos de experiência na área jurídica e como professor universitário, mestre e doutor em direito.

O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ricardo José Negrão Nogueira, que também é mestre e doutor em direito comercial, tem muitas obras nessa área publicadas em seu nome, e essa é uma delas.

O livro “Manual de Direito Empresarial” é um volume único, escrito por Ricardo Negrão, onde ele reuniu e expôs, baseado em sua ampla experiência de anos como professor universitário, um conteúdo riquíssimo que abordando os conceitos do direito comercial e empresarial.

A experiência de Ricardo Negrão.

Essa obra que contém 352 páginas, abrange, obviamente questões dos 5 anos do curso de direito, e é dividido pelo autor em 6 capítulos, que por sua vez, são divididos em dois grupos:

Os capítulos 1, 2 e 3 se baseia na estrutura legal do segundo livro do Código Civil Brasileiro, citando o empresário individual e a sociedade empresária, a empresa e as pessoas que ela exerce, os institutos complementares e o estabelecimento empresarial.

Já os capítulos, 4, 5 e 6 abordam, não necessariamente nessa ordem, os institutos da recuperação judicial e da falência, os contratos empresariais e os títulos de créditos.

Direito Empresarial Esquematizado – Edilson Enedino das Chagas e Pedro Lenza

EM OFERTA Direito Empresarial Esquematizado - 9ª edição 2022
Direito Empresarial Esquematizado – 9ª edição 2022
Esse livro escrito pelo juiz Edilson Enedino das Chagas e Pedro Lenza, não é direcionado apenas para quem está cursando direito e deseja e aprofundar no direito empresarial, mas também para os que então estudando para concursos na área, pois é escrito e estruturado pensando na área acadêmica, com questões de treinamento e linguagem acessível.

Quem melhor para publicar um livro sobre direito empresarial, que um homem que vendia bananas e hoje é um juiz Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT)? Pois é, esse é Edilson Enedino das Chagas.

O livro “Direito Empresarial Esquematizado”, do já citado, Edilson Enedino das chagas e de Pedro Lenza é um livro bem simples, objetivo e tem uma linguagem acessível e de fácil compreensão.

Linguagem simples e objetiva para os estudantes.

Isso porque os autores, e principalmente Edilson Enedino, baseia seu trabalho na preocupação de que os estudantes dos cursos de direito e dos que prestam concursos estejam em contato constante e acompanhando a auditoria e a jurisprudência inteirada.

Sendo assim, aqui nesse livro, além dos textos, os alunos são ajudados com a abstração da matéria através de fluxogramas, tabelas e gráficos em cada capítulo, além de um resumo do conteúdo ao final de cada capítulo.

Ao final de cada capítulo também são encontradas questões objetivas e subjetivas e quadros sinóticos, que auxiliam na fixação dos conteúdos estudados até então. É uma verdadeira bíblia para quem está engajado e mergulhado nos estudos de direito empresarial.

Direito Empresarial Sistematizado – Alessandro Sanchez

O autor, Alessandro Sanchez, é doutor em direito e professor de prática empresarial e direito empresarial em universidades e cursos de preparação por todo o Brasil, além de ter publicados em sua autoria, diversos outros livros da área jurídica, como os livros:

“Pratica jurídica empresarial”, “Reta Final OAB – Questões comentadas” e outros.

Boa parte dos seus livros é voltada para o estudo jurídico. E nessa obra aqui em questão, o autor apresenta uma proposta que se preocupa em trazer para o leitor uma metodologia e linguagem mais simples, para que haja um melhor entendimento e aproveitamento do conteúdo abordado por ele.

Melhore seu aproveitamento.

Com publicação datada de março de 2018, esse é um livro é considerado bastante atual, o que é oportuno, pois ele tem a proposta de trazer para o leitor, um conteúdo atualizado de acordo com o que é exigido atualmente nos principais editais de concursos públicos na área do direito empresarial.

O livro também conta com conselhos e dicas para um melhor aproveitamento dos conteúdos e de execução de provas de concursos, além de questões interativas oline, disponibilizadas para testes.

Tratado de Direito Empresarial: Teoria Geral da Empresa – Walfrido Jorge Warde Júnior

EM OFERTA Tratado de Direito Empresarial -Teoria Geral da Empresa Vol. I 3º edição
Tratado de Direito Empresarial -Teoria Geral da Empresa Vol. I 3º edição
Tratado de Direito Empresarial: Teoria Geral da Empresa, do renomado advogado Walfrido Jorge Warde Júnior, introduz o leitor aos conceitos e à importância do direito empresarial.

Agora temos na lista, um livro um pouco mais enxuto.

Walfrido Jorge Warde Júnior é fundador e sócio majoritário da Warde Advogados, um renomado escritório de advocacia de São Paulo, com fama em sucessos em casos de disputas societárias e mercado de capitais.

Esse é volume 1 de uma coleção de 7, e nele, Jorge Warde visa explicar detalhadamente e para que serve o direito empresarial. Sendo assim, ele procura definir qual o seu campo, metodologia e as suas funções.

Introdução ao direito empresarial.

Este primeiro livro tem a proposta de introdução, ou seja, nele o leitor e inserido no assunto de forma simples, quase q superficial. Mas isso não torna a escrita e o conteúdo raso, pelo contrário.

Acontece que, como se trata de uma obra dividida em sete livros, o autor tem a liberdade de detalhar minuciosamente o conteúdo, de modo que o grau de dificuldade e complexidade vai aumentando à medida que o leitor vai se aprofundando.

E isso faz com que seja perfeito para quem está começando, pois explica, dentre vários conceitos, a metodologia do direito empresarial e o conceito de empresa.

Curso de Direito Empresarial: Vol. 1 – Marlon Tomazette

EM OFERTA Curso de Direito Empresarial - Vol. 1 - 13ª edição 2022: Volume 1
Curso de Direito Empresarial – Vol. 1 – 13ª edição 2022: Volume 1
Essa é uma obra que completa para quem deseja se aprofundar no direito empresarial. O autor Marlon Tomazette traz um estudo intensivo e extremamente completo e detalhado dos conceitos e da prática do direito empresarial, para quem planeja ingressar na carreira.

Se anteriormente nós indicamos um livro introdutório com noções básicas e simples sobre o direito empresarial para iniciantes, agora vamos de coleção inteira!

O “Curso de Direito Empresarial” tem como objetivo principal trazer um estudo detalhado na área do direito empresarial.

Um curso completo.

Em toda a sua coleção, o autor Marlon Tomazette faz uma análise bem detalhada dos fundamentos nacionais e internacionais, clássicos e atuais, assim como da jurisprudência mais atualizada dos tribunais brasileiros.

Dentre tantas outras coisas, ele cita e explica leis e como elas se aplicam de forma real e prática. Além de explicar também a evolução histórica do direito comercial até chegar no que hoje nós conhecemos como o direito empresarial.

Ele detalha também os três conceitos nos quais o estudo do direito empresarial se baseia, que são: o sujeito, a atividade e o agrupamento de bens usados para exercer essa atividade.

Direito Empresarial – André Santa Cruz

EM OFERTA Direito Empresarial
Direito Empresarial
O autor jurídico, doutor e mestre em direito, André Santa Cruz, traz nesse livro um guia completo para quem deseja prestar concurso público na área do direito, dando ênfase no empresarial.

Agora vamos para mais um guia completo do concurseiro de direito.

O livro “Direito Empresarial” faz parte da “Coleção Sinopses”, que é uma coleção de livros voltada para o estudo e a preparação para concursos públicos, da manei mais prática, sistematizada e objetiva possível.

Aqui a preocupação crucial é trazer para o leitor a posição do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) em relação aos principais pontos abordados, além de fazer um resumo sobre temas tratados em livros e manuais mais densos, simplificando as informações e as tornando mais acessíveis.

Um resumo de tudo que você precisa.

Como sua publicação é datada em janeiro de 2021, esse livro é bastante atual, o que faz com que ao mesmo tempo que o estudante tenha acesso a informações clássicas e já estabelecidas concretamente no meio jurídico, também receba informações atualizadas.

Além de tudo, o livro conta com sínteses do STF e do STJ relacionadas à matéria, questões de concursos públicos, Jurisprudência do STF e STJ e quadros com tópicos importantes selecionados pelo próprio André Santa Cruz (procurador federal, doutor e mestre em direito, e autor do livro).

E aí, achou o que procurava? Algum desses livros servirá para os seus estudos?

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Café e Livro
Logo