10 Imperdíveis Livros de Chico Buarque Que Você Deve Ler

Você já se pegou mergulhando nas letras de Chico Buarque e pensou “E os livros dele, será que são tão bons quanto as músicas?” Eu também! No Café e Livro, a gente sabe que um bom livro é como um café quentinho: conforta e desperta.

Que tal descobrir o universo literário de um dos maiores compositores do Brasil? Vem comigo que eu vou te contar sobre 10 livros imperdíveis do Chico Buarque que são tão envolventes quanto suas canções. Preparado para essa viagem pelas páginas que cantam?

Melhores livros – Seleção:

EM OFERTABestseller No. 1 Bambino a Roma: Ficção
Bambino a Roma: Ficção
  • Buarque, Chico (Author)
  • 168 Pages - 07/26/2024 (Publication Date) - Companhia das Letras (Publisher)
EM OFERTABestseller No. 2 Chico Buarque em 80 canções
Chico Buarque em 80 canções
  • Livro
  • Simões, André (Author)
  • 368 Pages - 06/10/2024 (Publication Date) - Editora 34 (Publisher)
EM OFERTABestseller No. 3 Trocando em miúdos: Seis vezes Chico
Trocando em miúdos: Seis vezes Chico
  • Livro
  • Cardoso, Tom (Author)
  • 280 Pages - 05/06/2024 (Publication Date) - Record (Publisher)
EM OFERTABestseller No. 4 Anos de chumbo e outros contos
Anos de chumbo e outros contos
  • Buarque, Chico (Author)
  • 168 Pages - 10/22/2021 (Publication Date) - Companhia das Letras (Publisher)
EM OFERTABestseller No. 5 Essa gente
Essa gente
  • Livro
  • Buarque, Chico (Author)
  • 200 Pages - 11/09/2019 (Publication Date) - Companhia das Letras (Publisher)
EM OFERTABestseller No. 6 Chapeuzinho Amarelo - nova edição
Chapeuzinho Amarelo - nova edição
  • Livro
  • Buarque, Chico (Author)
  • 36 Pages - 11/15/2019 (Publication Date) - Yellowfante (Publisher)
Bestseller No. 7 Para seguir minha jornada: Chico Buarque 80 anos
Para seguir minha jornada: Chico Buarque 80 anos
  • Zappa, Regina (Author)
  • 528 Pages - 09/19/2024 (Publication Date) - Nova Fronteira (Publisher)

Em destaque:

Anos de chumbo e outros contos

EM OFERTA Anos de chumbo e outros contos
Anos de chumbo e outros contos
  • Buarque, Chico (Author)
  • 168 Pages - 10/22/2021 (Publication Date) - Companhia das Letras (Publisher)

Chico Buarque já nos cativou com suas melodias e letras que tocam a alma, mas quem diria que ele também tem o dom de nos prender com suas palavras em forma de contos? É isso mesmo, o cara que embala corações com sua música também sabe como contar uma história que te faz perder a noção do tempo. E não é qualquer conto não, viu? São narrativas que começam suaves e vão crescendo, criando uma tensão que só vai se resolver na sua cabeça, porque Chico é desses que terminam a história e deixam você imaginando mil finais possíveis. Parece até que ele tá brincando de esconde-esconde com a gente, onde ele esconde um pedaço da história e a gente fica doidinho pra encontrar.

Agora, falando de “Anos de Chumbo e Outros Contos”, tem leitor dizendo por aí que é de arrepiar os cabelinhos da nuca. Tem conto que parece fofoca de tão real e outros que te levam pra um passeio pelas ruas do Rio com uma turma que mais parece saída de um filme do Almodóvar. E o tal conto “Passaporte”? Nossa! Você vai sentir o desespero do personagem como se fosse o seu, querendo encontrar o passaporte perdido antes que o avião decole sem ele. E não para por aí não, tem história que vai te fazer lembrar daquela tia maluca ou da vizinha excêntrica, porque Chico tem esse talento de criar personagens que parecem que saíram lá do fundo das nossas memórias ou daquela conversa jogada fora na fila do pão. Então se prepare, porque ler Chico Buarque é entrar num mundo onde cada palavra vale a pena e cada história te faz querer ser amigo desse escritor/cantor/compositor que definitivamente sabe como mexer com a gente.

Informações
Anos de chumbo e outros contos

Budapeste

Imagina só, uma história onde palavras e paixões se entrelaçam como num tango literário. É isso que Chico Buarque nos entrega em ‘Budapeste‘. O protagonista é um ghost-writer, desses que escrevem e nunca levam o crédito, sabe? Mas oh, a coisa fica louca quando ele se enrosca todo com o idioma húngaro – dizem que é uma das línguas mais difíceis do mundo, viu? E não é só isso não, o cara vai parar em Buda e Pest (que antes eu achava que era um prato, mas descobri que são partes de uma cidade histórica) e ainda por cima vive um vai e vem danado com o Rio de Janeiro. A galera que leu disse que o final é de cair o queixo, daqueles que você pensa “não acredito que ele fez isso”.

Agora, nem todo mundo se joga de cabeça na primeira vez. Teve quem pegou o livro e pensou “opa, peraí Chico, me dá um tempinho pra acostumar com essa sua onda”. Mas a verdade é que ‘Budapeste‘ é tipo uma montanha-russa que você tem que ir até o fim pra ver a graça. E ó, não é por nada não, mas tem uns pedaços ali que são pura poesia. Claro né, vindo do Chico Buarque, a gente já espera essas coisas. Tem leitor dizendo que é difícil largar o livro – e olha que ler sobre gramática nem sempre é a coisa mais animada do mundo, mas nesse caso, parece que Chico fez mágica. Então se você curte um bom mistério regado a metáforas musicais e viagens culturais, se joga em ‘Budapeste‘ sem medo!

Informações
1. Autor: Chico Buarque
2. Gênero: Romance
3. Ano de publicação: 2003
4. Ambientado em: Budapeste

Essa gente

EM OFERTA Essa gente
Essa gente
  • Livro
  • Buarque, Chico (Author)
  • 200 Pages - 11/09/2019 (Publication Date) - Companhia das Letras (Publisher)

Você já conhece o Chico Buarque músico, aquele que com sua voz e violão embala corações e protestos, né? Mas se liga, porque agora é hora de mergulhar nas páginas escritas por ele. Sim, estamos falando do Chico escritor, e seu livro “Essa Gente” é um prato cheio para quem quer ver a maestria do cara em forma de letras que não são de música, mas que cantam na alma da gente. Tem leitor que é tão fã que até carteirinha tem! Imagina só, a emoção de segurar nas mãos uma obra desse ícone, onde ele derrama toda sua arte em palavras que formam histórias.

Agora, se você nunca se aventurou pelas linhas do Chico escritor, se prepara para uma viagem incrível. Tem gente que tá ansiosa, contando os minutos pra começar a ler “Essa Gente“, e eu te digo: vale cada segundo de expectativa! A galera que já devorou o livro fala que é daquelas leituras que a gente termina e fica pensando na vida, sabe? E não é para menos: Chico tem o dom de pegar o cotidiano e transformar em algo profundo. Então, bora abrir esse livro e deixar o Chico te surpreender também no mundo das letras!

Informações
1. Título: Essa gente
2. Autor: Não informado
3. Gênero: Não informado

Os Saltimbancos

EM OFERTA Os Saltimbancos
Os Saltimbancos
  • Buarque, Chico (Author)
  • 36 Pages - 11/25/2019 (Publication Date) - Yellowfante (Publisher)

Quando a gente fala em Chico Buarque, logo vem na cabeça aquele montão de música boa, né? Mas peraí que o homem também manda bem nos livros! E um que não dá pra deixar de lado é “Os Saltimbancos“. Imagina só, o cara juntou suas ideias com as ilustrações do Ziraldo, outro gênio, e pah! Saiu uma obra que é pura arte para a criançada. Não é só um livro, é um convite pra soltar a imaginação e até se aventurar no teatro.

Olha só o que o pessoal tá falando: tem leitor que comprou o livro pro afilhado de 4 anos e o pequeno pirou! A criança tava toda envolvida numa peça teatral da escola, e “Os Saltimbancos” chegou chegando pra dar aquele gás no entusiasmo dele. É tipo um energético literário para os mini leitores. E o melhor, segundo quem já leu, é que a qualidade do texto e das imagens é tão top que dispensa até comentários. A galera tá querendo que essas belezuras cheguem em todas as escolas e olha, eles têm razão! Porque livro bom é igual doce de festa: quanto mais, melhor!

Informações
1. Título: Os Saltimbancos
2. Autor: Sergio Bardotti
3. Ano de publicação: 1977
4. Gênero: Literatura Infantil
5. Sinopse: Uma história de animais que fogem de seus donos para viverem como artistas de circo.

Chapeuzinho Amarelo – nova edição

EM OFERTA Chapeuzinho Amarelo - nova edição
Chapeuzinho Amarelo - nova edição
  • Livro
  • Buarque, Chico (Author)
  • 36 Pages - 11/15/2019 (Publication Date) - Yellowfante (Publisher)

Quando a gente fala em Chico Buarque, logo vem à cabeça aquelas músicas que fazem a gente querer dançar ou chorar no cantinho, né? Mas ó, ele também é um craque nas palavras escritas! E não é só coisa pra adulto não, viu? Tem livro dele pra criançada também. Tô falando de “Chapeuzinho Amarelo“, que ganhou uma nova edição que tá deixando os pequenos grudados nas páginas e até os grandões dando uma espiadinha. Essa história é tipo um conto de fadas, mas com um tempero brasileiro que só o Chico tem.

Agora, se liga nessa: os leitores estão amando! Tem pai e mãe dizendo que o livro chegou voando antes do prazo, e já tem escola de olho nele para usar nas aulas em 2024. Imagina só, aprender com o Chico Buarque? E não para por aí, porque tem criança que já tá dando pulos de alegria. Uma mãe contou que a filha adorou o livro. Deve ser porque a Chapeuzinho dessa história não é aquela que a gente já conhece; essa aqui é amarela e tem uns medos bem doidos, mas mostra pra galera como é que se enfrenta os bichos-papões da vida. Então, se você quer dar uma animada na estante lá de casa, fica a dica: esse livro é tipo brigadeiro em festa de criança – todo mundo gosta!

Informações
Nome: Chapeuzinho Amarelo – nova edição
Autor: Chico Buarque
Gênero: Literatura Infantil
Editora: Companhia das Letrinhas

Estorvo – Edição comemorativa de 30 anos

EM OFERTA Estorvo – Edição comemorativa de 30 anos
Estorvo – Edição comemorativa de 30 anos
  • Livro
  • Buarque, Chico (Author)
  • 208 Pages - 10/22/2021 (Publication Date) - Companhia das Letras (Publisher)

Quando a gente mergulha nas páginas de “O Estorvo”, parece que Chico Buarque decidiu brincar de esconde-esconde com a gente. É um tal de pega-pega com o personagem principal, que nem nome tem, e a gente fica ali, no meio de um delírio persecutório, tentando entender se o que tá rolando é sonho ou realidade. E olha, não é fácil, viu? O protagonista é tipo aquele amigo enrolão, que começa a contar uma história e quando você pensa que pegou o fio da meada, percebe que tá mais perdido que cego em tiroteio.

Tem quem diga que ler “O Estorvo” é como estar numa montanha-russa sem saber se tá subindo ou descendo. O cara vai da casa da irmã pra fazenda, da ex-mulher pra rua, num ciclo vicioso que parece não ter fim. E nesse vai e vem, a gente começa a se perguntar: “Mas afinal, quem é esse sujeito?” É como se ele não coubesse em lugar nenhum – nem entre os ricos, nem entre os pobres, muito menos entre os “normais”. E essa confusão toda faz a gente lembrar de uns clássicos tipo “O Capote” do Gógol ou “Sonho de um Homem Ridículo” do Dostoievski, com aquela pitada de sarcasmo e crítica política no tempero. Então já sabe: se decidir encarar esse livro, prepara o coração e o fôlego porque o Chico não dá moleza não!

Informações
1. Livro: Estorvo – Edição comemorativa de 30 anos

Descrição da imagem:
Uma fotografia em preto e branco capturando o icônico cantor e compositor brasileiro Chico Buarque em um momento de expressão artística no palco. Com seu violão em mãos, ele canta apaixonadamente, seus olhos fechados e seu rosto iluminado pelo holofote, cativando a plateia com sua performance emocionante.

Como escolher o melhor livro sobre Chico Buarque

Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre como escolher o melhor livro sobre Chico Buarque. Chico Buarque é um cantor, compositor e escritor muito famoso aqui no Brasil. Ele escreveu várias músicas e também escreve livros. Mas como saber qual livro escolher para conhecer mais sobre ele?

A primeira coisa que você deve fazer é pesquisar sobre os livros do Chico Buarque. Existem muitas opções disponíveis, então é importante saber quais são os títulos e do que se trata cada um. Por exemplo, tem o livro “Budapeste”, que conta a história de um escritor brasileiro que vai para a Hungria. E tem também “Leite Derramado”, que fala sobre um homem idoso que relembra sua vida.

Depois de saber quais são os livros do Chico Buarque, é legal ler as sinopses. A sinopse é uma pequena descrição do livro que te ajuda a entender do que se trata a história. Assim, você pode escolher o livro que mais te interessa. Por exemplo, se você gosta de histórias de viagem, talvez “Budapeste” seja o ideal para você.

Outra dica importante é ler resenhas dos livros. As resenhas são opiniões de outras pessoas que já leram o livro. Elas podem te ajudar a ter uma ideia se o livro é bom ou não. Por exemplo, se várias pessoas elogiarem o livro “Leite Derramado”, isso pode ser um indicativo de que ele é uma boa escolha.

E por último, mas não menos importante, pense nas suas preferências pessoais. O Chico Buarque escreve de forma poética e utiliza muitas metáforas em seus textos. Se você gosta desse tipo de escrita, talvez os livros dele sejam uma ótima opção para você.

Então, pessoal, para escolher o melhor livro sobre Chico Buarque, você precisa pesquisar, ler as sinopses, ler resenhas e pensar nas suas preferências pessoais. Assim, com certeza você vai encontrar um livro incrível para curtir e conhecer mais sobre esse grande artista brasileiro!

Importante: Fazemos a análise independente dos melhores livros para o site Palavra Encantada com muito cuidado e dedicação. Nosso objetivo é trazer recomendações de leituras que encantem e cativem nosso público. Buscamos obras que nos transportem para outros mundos, despertem emoções e nos façam refletir. Nossa equipe de especialistas em literatura se empenha em avaliar cada livro, levando em consideração sua escrita, enredo, personagens e impacto emocional. Assim, garantimos que nossas indicações sejam verdadeiras joias literárias capazes de encantar qualquer leitor.

Dúvidas dos leitores:


1. Quais são os livros escritos por Chico Buarque?


Resposta: Chico Buarque é um famoso cantor e compositor brasileiro que também se aventura na literatura. Ele já escreveu vários livros, como “Budapeste”, “Leite Derramado”, “Estorvo”, “Benjamim” e “O Irmão Alemão”.

2. Qual é o estilo dos livros de Chico Buarque?


Resposta: Os livros de Chico Buarque geralmente possuem uma narrativa envolvente, com personagens complexos e histórias que misturam realidade e ficção. Ele utiliza uma linguagem poética e muitas vezes aborda temas sociais e políticos.

3. Quais são os temas abordados nos livros de Chico Buarque?


Resposta: Chico Buarque aborda diversos temas em seus livros, como amor, solidão, identidade, memória, política e questões sociais. Suas histórias podem ser tristes, engraçadas, românticas ou até mesmo críticas à sociedade.

4. Qual é o livro mais famoso de Chico Buarque?


Resposta: Um dos livros mais famosos de Chico Buarque é “Budapeste”. Nessa história, o protagonista é um escritor brasileiro que viaja para Budapeste e acaba se envolvendo em situações inusitadas. O livro ganhou vários prêmios e foi muito elogiado pela crítica.

5. Os livros de Chico Buarque são difíceis de entender?


Resposta: Os livros de Chico Buarque podem ser considerados desafiadores para alguns leitores, pois ele utiliza uma linguagem poética e algumas vezes brinca com as palavras. Porém, com um pouco de paciência e dedicação, é possível compreender suas histórias e se encantar com sua escrita.

6. Posso ler os livros de Chico Buarque mesmo sem conhecer suas músicas?


Resposta: Com certeza! Os livros de Chico Buarque são independentes de suas músicas. Mesmo que você não conheça suas canções, ainda assim pode apreciar suas obras literárias. Cada uma delas possui uma história única e envolvente.

7. Os livros de Chico Buarque são indicados para todas as idades?


Resposta: Alguns livros de Chico Buarque podem conter temas mais complexos e maduras, sendo mais adequados para adolescentes e adultos. No entanto, há também obras que podem ser apreciadas por crianças, como “Chapeuzinho Amarelo” e “O Irmão Alemão”.

8. Qual é a ordem recomendada para ler os livros de Chico Buarque?


Resposta: Não há uma ordem específica para ler os livros de Chico Buarque. Você pode começar por qualquer um que lhe interesse mais. Cada livro é independente e conta uma história diferente.

9. Onde posso encontrar os livros de Chico Buarque?


Resposta: Os livros de Chico Buarque podem ser encontrados em diversas livrarias físicas e online. Você também pode procurar em bibliotecas públicas ou até mesmo em sebos.

10. Os livros de Chico Buarque foram adaptados para o cinema ou televisão?


Resposta: Sim, alguns dos livros de Chico Buarque foram adaptados para o cinema ou televisão. Por exemplo, o livro “Budapeste” foi transformado em um filme lançado em 2009.

11. Os livros de Chico Buarque são recomendados para quem gosta de música?


Resposta: Se você gosta da música de Chico Buarque, provavelmente vai gostar também dos seus livros, pois eles carregam a mesma sensibilidade e poesia presentes em suas canções.

12. Quais são os prêmios recebidos pelos livros de Chico Buarque?


Resposta: Os livros de Chico Buarque já receberam diversos prêmios importantes, como o Prêmio Jabuti e o Prêmio Camões, considerado o mais prestigioso da língua portuguesa. Esses prêmios reconhecem a qualidade literária das obras do autor.
Descrição da imagem: Uma fotografia em preto e branco capturando Chico Buarque, um renomado cantor e compositor brasileiro, no meio de uma performance apaixonada. Com os olhos fechados e um microfone na mão, ele exala intensidade artística, transmitindo a profundidade de sua música e a conexão emocional que compartilha com seu público.

A trajetória literária de Chico Buarque: da música para a literatura

Chico Buarque é conhecido mundialmente como um dos grandes nomes da música brasileira, mas poucos sabem que ele também é um talentoso escritor. Sua incursão no mundo literário começou em meados da década de 1990, e desde então ele tem conquistado leitores com suas obras repletas de sensibilidade e inteligência.

A transição de Chico Buarque da música para a literatura pode parecer surpreendente, mas na verdade ela faz todo o sentido. Afinal, a poesia sempre esteve presente em suas letras e sua habilidade em construir narrativas envolventes é evidente em canções como “Construção” e “Apesar de Você”. Ao se aventurar na escrita de romances, Chico Buarque conseguiu explorar ainda mais sua veia criativa e nos presenteou com histórias emocionantes.

Os temas recorrentes nas obras de Chico Buarque: amor, política e identidade brasileira

Ao mergulhar nas páginas dos livros de Chico Buarque, é possível perceber certos temas que se repetem ao longo de sua trajetória literária. O amor é um deles, sempre retratado de forma intensa e complexa. Seja o amor romântico entre dois amantes ou o amor pela própria arte, Chico Buarque consegue transmitir as emoções e nuances desse sentimento de maneira única.

Além do amor, a política também está presente nas obras do autor. Ele aborda questões sociais e políticas do Brasil de forma crítica e engajada, levantando discussões importantes sobre a realidade do país. Suas histórias nos fazem refletir sobre o poder, a corrupção e as desigualdades presentes em nossa sociedade.

Outro tema recorrente nas obras de Chico Buarque é a identidade brasileira. Ele busca retratar a brasilidade em suas personagens e enredos, explorando elementos culturais e históricos do país. Suas histórias nos fazem refletir sobre o que significa ser brasileiro e como nossa identidade se constrói em meio a tantas influências.

Análise crítica de “Budapeste”: uma viagem pela identidade e solidão do protagonista

Um dos livros mais aclamados de Chico Buarque é “Budapeste”, que nos leva a uma viagem pela identidade e solidão do protagonista. A história acompanha José Costa, um ghost-writer que se vê perdido em Budapeste após um encontro casual com um estranho em um hotel.

Ao longo da narrativa, somos transportados para a mente de José Costa e somos confrontados com suas inseguranças e anseios. A solidão é um tema central na obra, representada tanto pela cidade desconhecida quanto pela sensação de não pertencimento vivida pelo protagonista.

A identidade também é explorada de forma magistral por Chico Buarque. José Costa se vê dividido entre o seu eu real e o personagem que cria para sobreviver como ghost-writer. Essa dualidade nos faz questionar quem realmente somos e até que ponto podemos nos reinventar.

“Budapeste” é uma obra que nos cativa desde as primeiras páginas, com sua prosa sensível e envolvente. Chico Buarque nos presenteia com uma reflexão profunda sobre a vida, a arte e a busca por nossa verdadeira identidade.

As influências literárias na obra de Chico Buarque: da literatura clássica à poesia contemporânea

Chico Buarque é um autor que bebeu das mais diversas fontes literárias para compor suas obras. Sua paixão pela literatura clássica é visível em muitos de seus livros, onde podemos encontrar referências a autores como Machado de Assis e Guimarães Rosa. A riqueza da linguagem e a profundidade dos personagens são características que ele absorveu desses grandes mestres da literatura brasileira.

Além da literatura clássica, Chico Buarque também se inspira na poesia contemporânea. Sua habilidade em construir versos melódicos em suas canções

Chico Buarque é um dos maiores nomes da música brasileira. Suas composições poéticas e melodias envolventes encantam gerações. Se você quer saber mais sobre esse ícone da MPB, visite o site do UOL e descubra tudo sobre o universo musical e cultural brasileiro.

Se você é fã de Chico Buarque e quer se aventurar no mundo da literatura, não pode deixar de conferir esses 10 livros incríveis do mestre! O primeiro é “Budapeste”, uma história envolvente sobre um escritor que se perde na cidade húngara. Outro imperdível é “Leite Derramado”, que conta a história de um homem à beira da morte, relembrando sua vida. E não podemos esquecer de “Estorvo”, um livro cheio de mistérios e reflexões sobre a vida. Esses são apenas alguns exemplos dos tesouros que Chico nos presenteou com suas palavras. Não perca tempo, mergulhe nesses livros e descubra todo o talento desse grande artista!

Glossário de termos relacionados a Chico Buarque

– Chico Buarque: Cantor, compositor, escritor e dramaturgo brasileiro.
– MPB: Sigla para Música Popular Brasileira, gênero musical que Chico Buarque é um dos principais representantes.
– Bossa Nova: Gênero musical brasileiro que surgiu na década de 1950 e influenciou a música de Chico Buarque.
– Samba: Gênero musical brasileiro de origem africana, também presente nas composições de Chico Buarque.
– Letra: Parte da música que contém as palavras e a narrativa da história. Chico Buarque é conhecido por suas letras poéticas e socialmente engajadas.
– Composição: Criação musical, melodia e harmonia que acompanham a letra da música.
– Teatro: Chico Buarque também é conhecido por suas peças teatrais, como “Gota d’Água” e “Ópera do Malandro”.
– Livro: Além de músico, Chico Buarque também é escritor, tendo publicado romances como “Budapeste” e “Leite Derramado”.
– Prêmios: Chico Buarque recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o Grammy Latino e o Prêmio Camões.
– Engajamento político: Chico Buarque sempre se envolveu em questões políticas e sociais, sendo uma voz ativa na luta pela democracia no Brasil.

Mito Verdade
Chico Buarque é apenas um cantor Chico Buarque é um cantor, compositor, escritor e dramaturgo brasileiro, considerado um dos maiores nomes da música popular brasileira.
Chico Buarque é conhecido apenas no Brasil Chico Buarque é reconhecido internacionalmente e já teve suas músicas interpretadas por artistas de diferentes países.
Chico Buarque é um artista exclusivamente de MPB Embora seja mais conhecido por suas composições de MPB, Chico Buarque também possui influências de outros gêneros musicais, como o samba e o jazz.
Chico Buarque não compõe mais Chico Buarque continua ativo na composição e lançou seu último álbum de estúdio, intitulado “Caravanas”, em 2017.

Descrição: Uma fotografia em preto e branco de Chico Buarque, um renomado cantor e compositor brasileiro, é capturada durante uma apresentação. Ele está confiante no palco, segurando um microfone com uma mão e cantando apaixonadamente nele. A intensidade de sua expressão reflete sua profunda conexão com a música, cativando a plateia.

Curiosidades sobre Chico Buarque

  • Chico Buarque de Hollanda, mais conhecido como Chico Buarque, nasceu no dia 19 de junho de 1944, no Rio de Janeiro.
  • Além de cantor e compositor, Chico também é escritor e dramaturgo, tendo lançado diversos livros e peças teatrais ao longo de sua carreira.
  • Chico Buarque é considerado um dos maiores nomes da música popular brasileira, com uma carreira que já atravessa mais de cinco décadas.
  • Ele é autor de grandes sucessos como “Construção”, “Apesar de Você”, “Roda Viva” e “Geni e o Zepelim”.
  • Chico foi casado com a atriz Marieta Severo por mais de trinta anos, com quem teve três filhas.
  • Em sua carreira literária, Chico Buarque já ganhou importantes prêmios, como o Jabuti e o Camões.
  • Ele também é conhecido por sua postura política engajada, tendo participado ativamente do movimento contra a ditadura militar no Brasil.
  • Chico Buarque já foi alvo de censura durante o regime militar, tendo algumas de suas músicas proibidas de serem tocadas nas rádios.
  • O artista também é reconhecido internacionalmente, tendo se apresentado em diversos países ao redor do mundo e recebido prêmios internacionais.
  • Além da música e da literatura, Chico também se aventurou no cinema, atuando em filmes como “Bye Bye Brasil” e “Ópera do Malandro”.

Conhecendo os Livros de Chico Buarque

Quando a gente fala em Chico Buarque, a primeira coisa que vem à cabeça é música, não é mesmo? Mas, olha só, esse cara é um verdadeiro artista e não fica só nas canções. Ele também escreve uns livros que são uma beleza! Vou te contar um pouquinho sobre eles e por que você deveria dar uma espiada nessas obras.

O Mágico das Palavras: Chico Buarque

Chico é aquele tipo de pessoa que nasceu com o dom da arte. Além de ser um dos maiores nomes da música brasileira, ele também se aventurou pelo mundo das letras. E não é que o danado mandou bem? Os livros dele têm uma pegada bem parecida com suas músicas: são cheios de poesia, com histórias que mexem com a gente e personagens que parecem que vão sair do papel e puxar uma cadeira pra conversar com a gente. É como se ele pegasse a guitarra e transformasse as notas em palavras no papel.

A Estreia Literária: “Estorvo”

O primeiro livro que ele escreveu foi “Estorvo”, lá em 1991. Imagina só, você tá acostumado a ver o Chico cantando e de repente ele aparece com um livro! E não é um livro qualquer, é uma história que te pega de jeito, sabe? Fala de um homem que tá meio perdido na vida e começa a ser perseguido por uns caras estranhos. A maneira como ele escreve faz você sentir como se estivesse dentro da cabeça do personagem, vivendo tudo aquilo junto com ele. É um baita de um livro!

Um Romance Cheio de Mistérios: “Budapeste”

Agora, se você quer algo que vai virar sua cabeça do avesso, tem que ler “Budapeste”. Esse livro é tipo uma viagem muito louca. O protagonista é um escritor fantasma – isso mesmo, daqueles que escrevem livros para outras pessoas – e acaba indo parar em Budapeste, na Hungria. Lá, ele fica obcecado pela língua húngara, que é difícil pra caramba! O legal desse livro é como o Chico brinca com as palavras e cria um enredo que parece um labirinto, onde cada capítulo é um caminho novo pra gente se perder e se encontrar de novo.

Um Olhar Sobre o Passado: “Leite Derramado”

Por último, mas não menos importante, tem o “Leite Derramado”. Esse livro é como se fosse um álbum de fotografias antigas que a gente folheia junto com o avô da família. O personagem principal é um senhor bem velhinho que tá contando a história da sua vida e da sua família para quem quiser ouvir lá no hospital. O bacana é que enquanto ele conta sua história pessoal, a gente acaba passeando pela história do Brasil também. É como fazer uma viagem no tempo sem sair do lugar!

E aí, ficou curioso pra conhecer esses livros? Pois pode confiar em mim: vale super a pena! O Chico Buarque consegue fazer mágica com as palavras tanto quanto faz com as notas musicais. Ler os livros dele é tipo descobrir uma nova música favorita – daquelas que a gente coloca no repeat e não cansa nunca!

Descrição da imagem:
Uma fotografia em preto e branco capturando o icônico cantor e compositor brasileiro Chico Buarque em um momento de expressão artística no palco. Com seu violão em mãos, ele canta apaixonadamente, seus olhos fechados e seu rosto iluminado pelo holofote, cativando a plateia com sua performance emocionante.

Outros artistas brasileiros que também são escritores

Se você é fã de Chico Buarque e adora mergulhar no mundo da literatura, saiba que existem outros artistas brasileiros que também se aventuraram no universo dos livros. Alguns deles são tão talentosos na escrita quanto na música, e vale a pena conferir suas obras.

Um exemplo é Arnaldo Antunes, conhecido por sua carreira musical e poética. O artista lançou diversos livros, como “As Coisas”, uma coletânea de poemas que traz reflexões sobre o cotidiano e a natureza humana. Com uma linguagem simples e objetiva, Arnaldo Antunes consegue transmitir emoções e pensamentos de forma única.

Outro nome que merece destaque é Caetano Veloso. Além de suas canções marcantes, o cantor também é autor de livros como “Verdade Tropical” e “Letra Só”. Nestas obras, Caetano compartilha suas memórias, experiências e reflexões sobre a música e a cultura brasileira. Se você é fã do artista, com certeza vai se encantar com sua escrita envolvente.

Além disso, não podemos deixar de mencionar Rita Lee, uma das maiores roqueiras do Brasil. A cantora também é escritora e já lançou livros como “Rita Lee: uma autobiografia” e “Dropz”. Em suas obras, Rita Lee conta histórias de sua vida pessoal e profissional de forma descontraída e bem-humorada. Se você gosta de suas músicas, vai adorar conhecer mais sobre sua trajetória através de suas palavras.

Portanto, se você está em busca de novas leituras e quer conhecer mais sobre os artistas brasileiros além da música, não deixe de conferir os livros de Arnaldo Antunes, Caetano Veloso e Rita Lee. Com certeza você encontrará histórias inspiradoras e uma escrita cativante que irá te transportar para universos fascinantes.

Fontes

*BERNARDO, Valéria Zogbi. _Romanceiro de Chico Buarque: Todos os personagens do Chico Buarque que já existem em mim_. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012. Disponível em: https://tede.pucsp.br/bitstream/handle/35850/1/VAL%C3%89RIA%20ZOGBI%20BERNARDO.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.

*MARRA, Sérgio de. _A canção brasileira: Este ainda é um país que vai pra frente?_. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-20042011-150715/publico/2010_SergioMarradeAguiar.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.

*NOGUEIRA, Márcia Barbosa. _Chico Buarque e o mito do artista: entre a cruz e a espada_. Tocantins: Universidade Federal do Tocantins, 2019. Disponível em: https://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1739/1/M%C3%A1rcia%20Barbosa%20Nogueira%20-%20Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.

*Brasil Escola. _Chico Buarque_. Disponível em: https://m.brasilescola.uol.com.br/amp/biografia/chico-buarque.htm. Acesso em: 15 jan. 2024.

*Wikipedia. _Chico Buarque_. Disponível em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Chico_Buarque. Acesso em: 15 jan. 2024.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Café e Livro
Logo