10 Melhores Livros Para Aprender Filosofia Facilmente

A filosofia é uma área de estudo que envolve diferentes temas conhecidos por nós como fé, alma, sociedade e evolução, por exemplo. Nós, do Café e Livros, fizemos uma lista com algumas opções de livros para iniciantes e para quem já estuda ideias de pensadores filosóficos.

Filosofia na escola pode parecer superficial, cansativo ou muito complexo. Se você quer aprender mais sobre esse tema essa lista tem alguns livros introdutórios incríveis e fáceis de compreender.

Como uma disciplina da área da Humanas pouco valorizada, estudar filosofia pode te fazer enxergar o mundo e as experiências de forma totalmente diferente do convencional. Algumas ideias são realmente explosivas.

Confira abaixo nossas indicações selecionadas com muito cuidado para você.

Melhores Livros de Filosofia:

O mundo de Sofia

EM OFERTA O mundo de Sofia
O mundo de Sofia
Aprenda sobre filosofia em um romance cujo a protagonista é Sofia que aprende sobre filosofia se correspondendo por cartas com um professor

O mundo de Sophia é um livro lançado originalmente em 1991. Apesar de já ter mais de 30 anos de mercado, continua sendo um dos romances filosóficos mais vendidos em livrarias físicas e digitais.

Esse é um livro para quem quer iniciar nos livros sobre filosofia. Escrito por um professor Norueguês, é uma ótima indicação Infanto-Juvenil de linguagem simples sobre o pensar filosófico.

Sofia, a personagem principal, recebe cartas e bilhetes misteriosos e passa a se corresponder conversando sobre a história da filosofia em um mundo totalmente novo para a menina.

foto do livro mundo de sofia

Além de linguagem acessível, essa será uma leitura didática para você ou para quem pretende presentear. O melhor do livro é a possibilidade de ser aproveitado por jovens e adultos.

Se você quer iniciar no mundo filosófico através da leitura e conhecer exemplares que introduzem o tema de forma prática e fácil de entender.

Ao explorar as páginas, você conhecerá nomes muito conhecidos da filosofia que surgiram antes mesmo de Sócrates.

O mito da caverna

O Mito da Caverna
Platão fala sobre o mito da caverna para explicar como a percepção da realidade pode ser diferente de acordo com a vivência de cada um

O Mito da Caverna é muito conhecido entre jovens e adultos. Nesse livro, você verá a narrativa de Platão sobre como o desconhecido pode nos trazer medo e nos limitar.

Esse mito é visto principalmente em escolas de ensino médio. Por ser muito importante dentro da filosofia, faz parte de inúmeros livros didáticos.

A alegoria da caverna conta sobre um indivíduo que nasceu e vive acorrentado dentro de uma caverna, sendo capaz de ver apenas o fundo do espaço onde está.

O lugar para onde olha são projetadas sombras do lado de fora e toma isso como verdade. Não percebe que é uma ilusão da realidade.

foto do livro mito da caverna

Ao conseguir fugir, percebe que o mundo real é muito mais bonito que o que teve contato durante toda a sua vida. Ao voltar para a caverna e contar aos outros sobre o que viu, é visto como louco sendo morto.

A partir dessa alegoria, Platão se inspira em algo que viveu e defende em seus escritos: a vida de Sócrates que, ao tentar levar sabedoria para os indivíduos, foi julgado e morto.

Entenda com esse livro a visão de Platão sobre sua percepção da realidade que se divide no mundo em que vemos e no mundo em que percebemos apenas através do intelecto.

Justiça: o que é fazer a coisa certa

EM OFERTA Justiça: O que é fazer a coisa certa
Justiça: O que é fazer a coisa certa
Aprenda sobre justiça ocm exemplos reais e pensamentos diferentes vindos de diversos nomes importantes da filosofia.

Esse livro foi escrito pelo filósofo Norte-americano Michael Sandel, escritor e professor em cursos sobre temas da filosofia.

A leitura aqui será simples e fácil de entender. Esse é um dos motivos que faz esse exemplar ser tão comprado e tão admirado por seus leitores.

O objetivo da escrita é apresentar dilemas para debater questões éticas que envolvem o que seria a justiça correta e o que não enquadrar como justo.

Um dos exemplos usados pelo autor é um furacão que, varreu a Flórida e levou 22 vidas além de causar um prejuízo financeiro em bilhões para os habitantes e governo.

foto do livro justiça

Após o ocorrido, todos os serviços e produtos passaram a serem oferecidos por custos maiores em um momento de vulnerabilidade popular. A Flórida, por ter lei sobre preços abusivos, multou alguns estabelecimentos. Você acha justo?

A partir de uma situação em que a resposta parece óbvia, Sandel traz opiniões diferentes sobre o tema com base nas palavras de filósofos e suas justificativas.

O livro é, com certeza, uma leitura que provoca várias provocações dentro de temas cotidianos. Você se pegará pensando além sobre temas que antes acreditava já ter opinião formada.

Sapiens

EM OFERTA Sapiens (Nova edição): Uma breve história da humanidade
Sapiens (Nova edição): Uma breve história da humanidade
Yuval harari conduzirá você ao processo evolutivo do ser humano trazendo visões e ideias filosóficas

Sapiens é um livro escrito pelo autor, historiador e filósofo Yuval Harari. Considerado um homem de fala polêmicas, Harari é estudioso de assuntos sobre a evolução do ser humano e como convivemos em sociedade.

Ao contrário do que parece, esse não é um livro de biologia. A imagem na capa nos remete a famosa silhueta do homem evoluindo no decorrer do tempo.

Os conceitos usados para a escrita não são complicados como o título sugere, na verdade, a leitura é tão fluida e simples que proporcionará a você uma experiência incrível sem sair de casa.

Yuval Harari aborda sobre nossa evolução pela história até chegar no topo da cadeia alimentar e o que será do nosso futuro de acordo com nossas experiências atuais.

foto do livro sapiens

Não é uma previsão do tempo e sim, uma teoria baseada na história e em aspectos da filosofia.

A evolução pela qual passamos até chegar onde e como estamos é muito complexa e muito mais interessante que o que foi apresentado a você na escola. Vale a pena conferir esse exemplar.

Graças ao nosso cérebro, conseguimos no adaptar e desenvolver técnicas incríveis que possibilitaram nossa existência.

Conheça mais sobre esse processo na escrita cativante de Yuval Harari.

Veja nossa resenha sobre o livro Implacáveis, também escrito por Yuval Harari.

O livro da Filosofia

EM OFERTA O livro da filosofia
O livro da filosofia
Aprenda sobre filosofia e conheça os maiores pensadores sobre o tema em um livro fácil de entender

O livro da filosofia é mais um exemplar para você que está começando agora a ler exemplares que trazem temas filosóficos e quer conhecer cada vez mais.

A obra foi feita com a colaboração de vários escritores e filósofos e traz para iniciantes temas como a história e a importância da filosofia.

Se você observar bem, esse é um exemplar que compila ideias de vários pensadores sobre tema garantindo que o leitor conheça um pouco sobre cada nome importante que contribuiu para o estudo filosófico.

São diversas citações para quem não quer perder nada dessa vertente de estudos. Citações essas já conhecidas em todo o mundo por quem se interessa por livros dessa categoria.

foto do livro da filosofia

Você será levado a compreender a filosofia a partir dos olhos de diversos indivíduos que contribuíram com o tema no decorrer da história. Tendo cada pensador sua sessão específica dividida entre os capítulos.

Heráclito por exemplo, é o autor da famosa frase “ninguém se banha no mesmo rio” explicando que, as águas se movem e mesmo que você se banhe no mesmo lugar, serão com novas águas.

Essa ideia de Heráclito explica sobre fluxo, mutação e continuidade.

A partir da leitura, você entenderá o funcionamento de comportamentos sociais que apenas profissionais estão atentos e percebem.

Apologia de Sócrates

Apologia De Sócrates
você será teletransportado para o último discurso feito por Sócrates em sua defesa no julgamento em que foi réu por corromper a juventude e cultuar novos deuses

Apologia de Sócrates é um livro curto que conta sobre a defesa desse grande filósofo clássico no tribunal quando foi julgado por corromper os jovens além de cultuar deuses novos.

Se você quer pensar sobre o mundo através de um tema moderno como o comportamento da juventude atual, esse é o livro ideal.

Para quem ama ler, livros que descrevem situações contínuas são os melhores para nos imaginarmos assistindo à cena em tempo real. Essa é a experiência durante a leitura dessa obra incrível de Platão.

Sócrates foi um filósofo que não deixou ideias escritas. O que conhecemos sobre ele é a partir do estudo de relatos de seus amigos, admiradores e inimigos, sendo impossível sabermos sobre seu real caráter.

foto do livro apologia de sócrates

Ainda assim, imaginar a defesa feita pelo réu em uma época onde o pensar era tão limitado é uma experiência indescritível, principalmente para quem gosta de filosofia.

Sócrates explica o motivo pelo qual sua acusação é tão injusta e fala para os cidadãos atenienses o que teria levado ao início dos boatos mentirosos sobre seu caráter.

Conheça mais sobre a vida desse filósofo atemporal que, sem deixar notas sobre suas ideias, se tornou base para o estudo de diversas práticas atuais.

Se você é professor do ensino médio, talvez nosso artigo sobre a importância de ler seja útil para seus alunos.

A Política (Aristóteles)

Política
Conheça a visão de política do grande filósofo Aristóteles e sua idealização de governantes e, sociedade ideal.

Política é uma obra do filósofo grego Aristóteles que traz temas como família, sociedade e escravidão. Vale a pena comprar e ler.

O autor faz aqui comparações entre sistemas políticos de algumas cidades para idealizar qual seria o modo de vida ideal para os indivíduos da época.

Ao final do livro, o tema abordado é a educação e quais as matérias que devem ser ensinadas explicando, é claro, o motivo da escolha e quais os benefícios desse aprendizado para a sociedade.

Política é, na verdade, uma série de oito livros que aborda diversos temas ligados à sociedade e idealização de vida social.

foto do livro política

Aristóteles fala muito sobre felicidade, esse termo para ele está ligado às convivências sociais, o que faz total sentido se pensarmos bem e trouxermos para nosso tempo.

Entretanto, a visão do autor está conectada ao homem como um ser político e defende que a sociedade ideal deverá ser conduzida por políticos que estudam as constituições.

Durante a leitura, você conhecerá alguns tipos de governo possíveis segundo Aristóteles além da afirmação de que um governo ideal deve visar apenas o bem público ao invés de interesses particulares.

Ser e Tempo (Heidegger)

EM OFERTA Ser e tempo
Ser e tempo
Heidegger retoma a importante discursão sobre o Ser iniciada por Platão e Aristóteles trazendo ainda mais contribuição sobre o tema

Ser e Tempo foi escrita em 1927 que visava retomar com força o trabalho que foi iniciado por Platão e Aristóteles sobre O Ser.

Você aprenderá que todo comportamento humano, ainda que simples e facilmente ignorado, gira em torno do Ser.

O Ser, segundo o ator, ao contrário do que podemos facilmente interpretar, não é uma noção vazia, na verdade, seu sentido nos faz compreender melhor nós mesmos e o mundo em que vivemos.

foto do livro ser e tempo

Esse termo aqui é fundamental para compreender a sociedade e como vivemos individualmente no cotidiano, ainda que não deva ser relacionado apenas ao tempo presente.

O ser humano é o único capaz de compreender o sentido do ser graças a capacidade cerebral que desenvolvemos ao longo da evolução, por isso, consegue compreender a si como nenhum outro ser vivo.

Esse livro é complexo e traz para o leitor uma discussão aprofundada sobre o tema, por isso, pode ser difícil de compreender. Não é recomendado para iniciantes no estudo da filosofia.

A escrita aborda temas complicados como o Daisen e o Sein que podem ser extremamente difíceis de decifrar se você está começando a ler livros filosóficos.

Nietzsche para estressados

EM OFERTA Nietzsche para estressados: 99 doses de filosofia para despertar a mente e combater as preocupações
Nietzsche para estressados: 99 doses de filosofia para despertar a mente e combater as preocupações
Pensamentos de Nietzsche como sugestões para serem aplicados no cotidiano e aprender a solucionar problemas.

Nietzsche para Estressados é um livro introdutório sobre ideias desse grande filósofo. Um dos melhores exemplares para iniciantes na filosofia.

Condensado em ideias práticas, explicadas e fáceis de serem entendidas, pode ser considerado por alguns, um livro que confunde as ideias reais do filósofo central, mas, não se preocupe, seu conhecimento não será prejudicado.

Nietzsche, para quem não conhece ou não lembra, foi um filósofo alemão e poeta crítico que tratava com muita ironia temas profundos que escolhia para estudar.

Esse é um dos melhores exemplares para quem precisa tomar decisões profissionais ou, precisa tomar decisões importantes e escolher o melhor caminho para alcançar seus objetivos.

foto do livro nietzsche para estressados

Durante a leitura, você encontrará frases importantes, e muito conhecidas, de Nietzsche que trazem ensinamentos para a vivência prática e podem ajudar muito se você está estagnado por não saber por onde seguir.

Frases muito conhecidas como “O que não nos mata, nos fortalece” que tem simplicidade nas escolha de palavras pode nos levar par reflexões profundas sobre as situações por qual passamos.

Aprenda, entre outras coisas, a importância de não conviver com pessoas que reclamam muito e como escolher bem vivencias passadas de forma que não nos limite no futuro.

Meditações Metafísicas

Meditações Metafísicas
René Descartes fala esse livro sobre questões profundas como Deus e alma levando você a mergulhar em ideias nunca vistas.

Meditações Metafísicas é uma obra de René Descartes que aprofunda as ideias de outro exemplar de nome Discurso do Método, mas, que não funcionam como sequencias literárias. Você poderá ler um ou outro primeiro.

Nessa leitura, você encontrará discussões aprofundadas sobre temas como Deus, razão e alma. Foram estudos como esses que fizeram o autor ser conhecido como o primeiro a trazer temas sobre a filosofia moderna.

A primeira meditação fala sobre as coisas que podemos colocar em dúvida como um gênio que tenta sempre nos levar para caminhos errados e faz necessário estar sempre em alerta.

foto do livro meditações metafísicas

Outro tema do livro é a natureza do espírito humano que seria mais fácil de conhecer que o corpo. Além disso, Descartes aborda a crença em Deus explicando o motivo pelo qual Ele realmente existe.

Se você se interessa por temas religiosos, veja nossa lista com livros Cristãos.

Um dos pontos mais interessantes para leitores iniciantes pode ser a discussão sobre o verdadeiro e o falso, nos ensinando como distinguir o que se enquadra em cada nomeação.

Descartes foi um filósofo que abordou temas que podem ser considerados difíceis de compreender mesmo com muito estudo. Com certeza, você conhece debates diferentes sobre Deus e Alma ainda que vindos de cristãos.

Que tal gabaritar nossa lista e nos manter atualizados sobre suas leituras? Comente por qual livro você pretende começar.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Café e Livro
Logo