7 Melhores Livros para Entender Sócrates e Aprender

Sócrates foi um grande filósofo grego conhecido por buscar constantemente a sabedoria e por não ter escrito suas ideias. A equipe do Café e Livros fez uma lista com os melhores livros sobre seus ensinamentos e caráter. Confira abaixo.

Sócrates, um filósofo ateniense do período clássico, é, ainda hoje um indivíduo a quem podemos concluir que não conhecemos bem, pois, tudo o que sabemos sobre esse indivíduo é a partir de escritas divergentes sobre seu caráter e comportamento.

Na história contada por seus admiradores e inimigos, o homem que buscava a sabedoria constante foi julgado e condenado a pena de morte por supostamente corromper os jovens com suas ideias e, cultuar novos deuses.

Veja abaixo livros e coletâneas que envolvem os discursos desse grande filósofo comentado por grandes pensadores e escritores.

Sócrates

Sócrates
Esse livro é uma obra voltada para o estudo de Sócrates, conhecido por ser um personagem histórico e literário, já que o conhecemos apenas através dos escritos feitos sobre ele.

O autor nos relembra do problema que é entender realmente quem foi Sócrates já que as narrativas sobre esse grande filósofo apresentam diferentes visões e perspectivas, escritas por pessoas diferentes.

Além disso, é relembrada a ideia de que Sócrates é um personagem fictício em algumas narrativas, sendo assim, feito para expressar opiniões desejadas pelo autor que preferiu omitir sua autoria.

Está claro que Xenofonte escreve sobre o filósofo como um ser humano incrível a quem ele tenta defender a memória por acreditar que sim, ele era o homem mais sábio que existia confirmando a resposta do Oráculo.

livro sócrates

Platão também apresenta essa característica, mas, de uma perspectiva distinta a de Xenofonte, indicando estar presente no julgamento sendo impressionado pelo caráter do réu.

Mas a principal reflexão é a de que talvez não possamos confiar em nada que foi dito sobre Sócrates, pois, tais relatos foram feitos por terceiros, sendo amigos, admiradores ou inimigos.

Dessa forma, é difícil ter certeza de qual relato é verdadeiro, pois, Sócrates não deixou nada escrito e suas ideias eram difundidas oralmente.

Veja nossa resenha sobre O Pequeno Príncipe

Ditos e Feitos memoráveis de Sócrates

Ditos e Feitos Memoráveis de Sócrates
O Livro Ditos e Feitos memoráveis de Sócrates traz a visão de Xenofonte sobre esse filósofo grego.

A escrita traz, principalmente, Sócrates lidando com questões práticas sobre como viver, conviver e agir em sociedade durante o cotidiano.

O Sócrates de Xenofonte é pouco valorizado por quem estuda filosofia acadêmica nas universidades, devido à visão mais simples dessa interpretação.

Entretanto, é importante lembrar que, na filosofia clássica o aspecto prático é fundamental e central. É isso que faz um exemplar muito interessante desse livro.

Além disso, a leitura servirá porá entender e comparar o Sócrates de Xenofonte e o de Platão conseguindo assim, uma visão ampla de quem teria realmente sido o filósofo grego que não deixou escritos.

foto do livro ditos e feitos memoráveis sobre sócrates

O livro traz, entre outras coisas, uma indicação sobre a que medida os jovens devem se evolver na política e como se preparar de se relacionar com essa temática.

A temática, apesar de se basear em um diálogo de Sócrates e Glauco, irmão de Platão, traz aspectos muito atuais principalmente o desejo do jovem de resolver os problemas da sociedade e se envolver na vida pública segundo seus ideais.

O diálogo nos lembra que para resolver problemas não basta querer e elaborar soluções teóricas, na verdade, precisamos entender como funciona cada resolução, na prática.

Essa perspectiva é também visualizada nos diálogos de Platão. A ideia de que precisamos cuidar de nós mesmos e melhorarmos antes de querer a vida pública.

O conhecimento é essencial para a ação. A prática anda com a teoria. Será muito mais fácil resolver temas práticos com o conhecimento teórico previamente visto e estudado.

O autoaperfeiçoamento é indispensável para a resolução de problemas.

Sócrates Jesus Buda

Sócrates, Jesus, Buda
Esse livro traz Sócrates, Jesus e Buda como os três principais mestres de vida, além de suas diferenças e semelhanças.

O autor francês é filósofo, sociólogo, dramaturgo e escritor especialista em religiões. Sua tese de doutorado trouxe a relação do budismo e do ocidentes.

O livro foi pulicado no Brasil em 2011 e tem 272 páginas dividido em duas partes.

Na parte Um, o autor fala sobre quem são esses mestres de quem trata o livro em 10 capítulos. Na parte Dois, e cinco capítulos, o autor fala sobre os ensinamentos deixados por cada um deles para nós e como podemos aproveitá-los.

Nesse exemplar, você será levado a questionar sobre quem realmente foram Jesus, Sócrates e Buda e quais as fontes que você utiliza para saber sobre esses três principais nomes.

Temos realmente provas de que eles existiram?

Apesar de um livro pequeno, o leitor é levado a conhecer profundamente cada indivíduo de quem o livro trata. A infância, sexualidade e vida familiar dos três.

Relembre também quais os métodos que Jesus, Buda e Sócrates usavam para levar seus ensinamentos à população.

foto do livro sócrates Jesus Buda

Antes de ler, lembre-se de que a noção da realidade dos três podem variar de acordo a época em que viveram, pois, alguns dos ensinamentos não fariam sentido atualmente devido à evolução da humanidade.

O que chama atenção é a percepção dos grandes mestres sobre a natureza humana que são muito interessantes e se adéquam à pessoas de diferentes religiões.

A aparência física e características comportamentais dos três grandes mestres que podem ter sido deturpadas temporalmente.

Jesus, Buda e Sócrates também fizeram reflexões sobre a morte que, apesar de divergirem, nos fazem refletir muito sobre nossa existência e crenças.

Ainda que você discorde de alguns elementos da filosofia dos três, é interessante a comparação que o autor faz sobre pessoas com idealizações completamente diferentes.

Veja 09 curiosidades sobre Jorge Amado.

Apologia de Sócrates

Apologia De Sócrates
A Apologia de Sócrates é um livro escrito por Platão que conta sobre os discursos proferidos pelo filósofo grego para os cidadãos atenienses durante seu julgamento.

Acusado de corromper a juventude e negar os deuses já conhecidos enquanto aclamava novas divindades.

Durante seu discurso, Sócrates informa que muitas mentiras foram divulgadas a seu respeito e que tais informações já ocorriam há bastante tempo na cidade em cochichos dos cidadãos.

O medo na época se deu graças ao filósofo ser muito habilidoso com as palavras e assim, conseguiria convencer as pessoas de que suas ideias seriam as corretas.

Em decorrência do que falava, Sócrates despertou inveja e ódio em algumas pessoas que eram contrárias aos seus discursos e o livro nos leva a entender o motivo pelo qual isso teria acontecido.

foto do livro apologia de sócrates

Durante sua fala no julgamento, o filósofo refuta cada acusação feita por Mileto explica porque cada uma era falsa e injusta. Nos levando a conhecer como iniciaram as acusações.

Uma das falas nos lembra que Xenofonte consultou um oraculo que negou existir homem mais sábio que Sócrates. A partir de então, sem acreditar na afirmação, o réu buscou refutar e investigar outros sábios da região na tentativa acumular ainda mais sabedoria.

Um dos entrevistados foi um político que, fingiu saber de tudo mesmo sem saber sobre nada levando Sócrates a acreditar ser mais sábio que aquele homem.

Os poetas trágicos foram os próximos e após investigação, foi constatado que apesar de dizerem muitas e belas coisas não sabiam nada sobre o que diziam.

Com os artistas, verificou que também não eram sábios, já que cometiam erros que obscureciam o seu saber.

Enfim, entendemos o motivo pelo qual o ódio e a inimizade cresceram na sociedade. Todo o seu comportamento aparentemente arrogante aliado aos jovens o seguirem por vontade própria.

10 Lições Sobre Sócrates

EM OFERTA 10 lições sobre Sócrates
10 lições sobre Sócrates
10 Lições Sobre Sócrates é um mini livro de bolso escrito pelo filósofo brasileiro Paulo Ghiraldelli Júnior e lançado pela Editora vozes.

O livro traz para o leitor, narrativas de Platão sobre Sócrates para ensinamento e lições, já que esse grande filósofo não deixou escritos.

É por esse motivo que não há certezas sobre a existência de Sócrates o que dá muita margem de interpretação para historiadores do mundo inteiro. Entretanto, sua figura é tão marcante que todos os grandes pensadores têm algo a dizer sobre ele.

O exemplar faz parte de uma coleção de cunho introdutório e na versão de bolso sobre grandes pensadores escritos por diversos filósofos.

É um livro brilhante que atualiza o leitor sobre Sócrates e apresenta quem teria sido esse grade filósofo, além de informar como está atualmente o debate sobre seus ensinamentos deixados oralmente.

Entenda aqui quais são as ideias de Sócrates e quais as ideias de Platão que, por escrever sobre o filósofo, nos dá a impressão de pensamentos atrelados, parecidos ou iguais.

foto do livro 10 lições sobre sócrates

E, é por não ter deixado escritos que se impossibilita desassociar sua imagem do que é dito sobre ele. Não temos comprovações deixadas pelo mesmo e sim, escritos a falar sobre sua personalidade e ideais.

Outra reflexão incitada na obra é o do autoconhecimento ser essencial para entrar na vida política. E para isso, existem diversas estratégias como, por exemplo, estudar e reter o saber.

Para cuidar de si, será necessário se conhecer. Observação essa que faz total sentido mesmo após tantos anos de observada.

O método de Sócrates é mais uma das discussões, o da maiêutica, que também é o método do parto. Sabendo que a mãe do filósofo era parteira, conseguirmos compreender a analogia do “parir ideias”

E, o ato de arrancar de si, respostas para as indagações a partir das refutações.

Entenda a importância de ler.

O Essencial da Política

EM OFERTA Essencial da Política - Box 3 Livros
Essencial da Política – Box 3 Livros
O Essencial da Política é um boxe de livros com a intenção de fornecer o que o título propõe: conhecer a política através de grandes pensadores sobre o tema.

O Príncipe

O Príncipe é um livro de Maquiavel que fala sobre a arte do poder através de manipulação política e muita perspicácia. Aqui a preocupação principal é a verdade e visão do mundo como realmente é e não como deveria ser.

Como um autor realista, fez uma análise da realidade sem se preocupar com opiniões contrárias e focou na metodologia de conquista e, manutenção do poder.

Aqui é ensinado como manter o poder com o conhecimento da realidade social em busca da estabilidade política para construção de um Estado unitário, forte, absoluto e estável.

Como se manter no comando conforme as leis, nada virtuosas, do Estado.

Do Contrato Social

Nessa obra do Jean Jacques Rousseau, você será levado a refletir sobre a relação entre a sociedade e o Estado.

O autor é um dos membros do Iluminismo Francês mais aclamados graças às suas ideias, principalmente, sobre a política que influenciou diversas correntes literárias no século XVIII.

Esse é um dos livros base para compreender a sociedade e o papel do Estado para garantir a soberania e a individualidade popular.

Nessa obra, é proposto, para os homens, refazer um novo contrato social baseado nas antigas civilizações comparando o papel do governador com o pai que preza sempre pelo bem da sua família.

O autor nos lembra que o líder governa por amar o poder e não o povo como deveria.

Apologia de Sócrates

foto do box livros sobre política

O essencial da Filosofia grega, como dito anteriormente, é um livro que trata do discurso feito por Sócrates ao se ver em julgamento por motivos, segundo ele, mentirosos e injustos.

Durante seu discurso ele pontua cada acusação e se defende, levando os cidadãos presentes a entender o motivo de tanto ódio e inveja com sua pessoa.

Aqui Sócrates explica que sua busca por sabedoria era inocente e parra autoconhecimento e não ofensiva como todos interpretaram.

Além disso, o grande filósofo grego afirma que não implorará por sua vida, já que todo o julgamento é uma grande injustiça e que, a morte para ele não seria um castigo e sim, a libertação.

O Essencial da Filosofia Grega

Essencial da Filosofia Grega – Box 3 Livros
Conheça o essencial da filosofia grega nesse box incrível com livros sobre Sócrates, Platão e Aristóteles.

Poética tópicos I, II e III

Esse Livro de Aristóteles fala sobre os principais gêneros literários em um ritmo que inicia lento, mas, que fica interessante rapidamente proporcionando uma leitura fluida e rápida

Além de ressaltar os pontos fortes e fracos dos gêneros literários da sua época, ele também ressalta alguns tópicos relacionados à linguagem.

Durante a leitura, Aristóteles informa ao leitor como ele monta seus discursos, já que foi conhecido pela boa oratória que tinha nos debates refutando com êxito as opiniões dos demais presentes.

Aprenda também como distinguir o que é certo e o que é errado e como entender se um exemplo pode ou não se adequar a diversas situações.

Teoria das Ideias

foto do box filosofia grega

Teoria das Ideias, desenvolvida pelo filósofo Platão, é um exemplar sobre a existência de dois mundos o das ideias e o mundo material.

Além disso, ele defendia que o ser humano é dividido em alma e corpo. Enquanto a alma faz parte do mundo das ideias, o corpo compõe o mundo material e sensível.

No mundo sensível teremos uma cópia imperfeita do que existe no mundo das ideias. Uma espécie de projeção.

Platão também defendia que quando tentamos tirar conclusões a partir do que conhecemos no mundo material, é impossível atingir a verdade e sim, atingimos o que conhecemos como opinião.

Apologia de Sócrates

O mesmo do box anterior, os leitores são levados a entender como ocorreu o julgamento de Sócrates e o que foi dito por ele em sua defesa como réu.

O que achou do nosso artigo? Deixe sugestões de próximas indicações em listas ou análises que você quer ver por aqui.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Café e Livro
Logo