A leitura está presente na vida de quase todas as pessoas.
Todos nós conhecemos pelo menos uma pessoa apaixonada por livros, que tem uma ou mais estantes repletas de livros de todos os tipos em casa.
Se você não conhece alguém assim, essa pessoa deve ser você.
Mas a leitura vai muito além de uma estante de livros enfeitando a sua parede.
A prática da leitura é o melhor hábito que você pode adquirir na sua vida. E hoje, aqui no Café e Livros, nós vamos te dar 7 exemplos de como ela pode mudar a sua vida.
Conteúdo:
ToggleLer ajuda na memória
Independente do gênero literário que você escolher, do tipo de história que você escolher ou até mesmo do livro que você escolher, uma coisa é certa: esse livro irá ficar marcado para sempre na sua memória.
Nele você provavelmente vai conhecer personagens, lugares, histórias reais ou não, de coisas próximas da sai realidade ou não.
Quando lemos um livro de mistério ou investigação, por exemplo, tendemos a passar um tempo tentando lembrar de fatos e detalhes que fizeram o protagonista a chegar ao desfecho do crime ou mistério em questão, certo?
A questão é que após ler um livro, o seu cérebro tende a guardar as informações que mais lhe chamaram a atenção durante aquela leitura, mesmo que ele não acabe fazendo parte da sua lista de livros preferidos. De qualquer forma ele fará uma diferença na sua vida.
Agora imagine isso acontecendo com diversos livros?
Quanto mais livros você lê, mais o seu cérebro tende a se acostumar a guardar informações, e isso vai ser levado para a sua vida fora dos livros.
Com o hábito da leitura, você vai perceber que a sua memória vai ficar ainda mais aguçada e, quando menos esperar, vai perceber que vai estar lembrando onde colocou as suas chaves ou o que o professor disse durante a aula de matemática.
Tudo isso graças ao hábito da leitura.
Ler melhora o vocabulário
Não sei se você já leu ou ouviu alguma vez de alguém, que quanto melhor a gente lê, melhor a gente escreve e melhor a gente fala.
Pois bem, o mundo literário é extremamente rico. Existe livros para todos os gostos, não há como negar.
Mas existe uma norma padrão de como livros devem ser escritos. Eles precisam seguir as normas gramaticais corretas, seja de acordo com o dicionário português, o inglês, o espanhol… tanto faz.
Caso contrário, ele passará a lição errada ao leitor, principalmente se for um leitor ainda criança, de como escrever ou falar.
Sendo assim, já é mais que comprovado que quanto mais nós lemos, melhor e mais vasto é o nosso vocabulário.
Pois pense comigo: se estamos em constante contato com a língua, que no nosso caso é a portuguesa, sendo livros que estão escritos com o português correto, é claro que a nossa tendência é reproduzir esse português correto, mesmo que de modo inconsciente, não é mesmo?
Sem contar, que ao ler, temos a possibilidade e o prazer de constantemente aprendermos palavras novas e seus distintos significados.
Nós aprendemos as palavras e como empregá-las no nosso dia a dia.
Ler auxilia na comunicação
Como dito no tópico acima, o hábito da leitura abre e diversifica o nosso vocabulário, pois com isso aprendemos os significados de novas palavras e como empregá-las em diálogos.
Agora imagine os benefícios que isso traz para a nossa vida social.
Imagine que você já trabalha com alguma coisa que exige que você se comunique diariamente com pessoas de todos os tipos, ou pior, que dê discursos e palestras. Ou que, por enquanto, apenas almeja seguir uma carreira assim.
É óbvio que é essencial que você, no mínimo, fale bem, não é mesmo?
Pois então, desde bem jovem, a leitura te auxilia a dialogar, a saber como e quando falar, a como projetar a sua voz, como parecer confiante, mesmo quando não está, a ser convincente, a expor seus pensamentos de acordo com as normas cultas da oratória.
Mas se você não se atentou a isso quando ainda jovem e pretende correr atrás agora e recuperar esse tempo perdido, ainda há tempo, não se preocupe, a leitura é para todos. E eu tenho certeza de que existem livros que são perfeitos para o seu caso.
Ler ajuda a formar pensamento crítico
Para começar a falar sobre esse tópico, vou te explicar de forma bem rápida e bem simples o que é pensamento crítico:
O pensamento crítico é basicamente é pegar as informações que você tem sobre determinado assunto e formar o seu próprio, de acordo com as suas convicções e conhecimentos prévios que você já tem.
Bom, agora que você já sabe o que é pensamento crítico, o que a leitura tem a ver como isso?
Ela tem TUDO a ver!
O hábito da leitura é extremamente importante na formação do pensamento crítico de um indivíduo, pois quanto mais livros uma pessoa lê, mais informações ela tem sobre o mundo.
Ela vai conhecer mais sobre política, sobre filosofia, sobre histórias reais e até mesmo sobre personagens de romances clichê. Tudo isso de pontos de vistas diferentes.
E quanto mais informações ela tiver, quanto mais pontos de vistas ela conhecer, mais ela terá a chance de formar a própria opinião através disso.
Uma pessoa que lê muito tende a ser uma pessoa forte, decidida, bem-informada, de opiniões fortes e bem embasadas, que sempre sabe exatamente o que dizer.
Você nunca vai conhecer um leitor assíduo que sempre se mantem obsoleto em conversas, principalmente se forem conversas com temas complexos e importantes.
Ler melhora a criatividade
Agora vamos a mais um dos motivos pelos quais ler é um dos melhores hábitos que você pode adquirir na sua vida: aumentar e melhorar a sua criatividade.
Como já foi dito, existem livros de todos os tipos e gêneros. Quer um livro de auto ajuda? Tem! Quer um livro de Dark Romance? Tem! E que tal um livro de poesias? Quer um livro de gestão empresarial? Tem também!
Assim como que, você há de concordar comigo, existem livros maravilhosos de ficções mirabolantes que parecem ter saído da cabeça de uma pessoa que só pode ser maluca para conseguir inventar tudo aquilo, certo.
Mas você há de concordar também, que quanto mais lemos livros criativos como esses, mais criativos nós, consequentemente, vamos acabar nos tornando também, não é?
Se você inda não sabe, o nosso cérebro é um músculo, e o único exercício capaz de malhar esse que é o músculo mais importante do nosso corpo, é nada menos que a leitura.
Então se você está passando por um processo de bloqueio criativo ou pretende melhorar a sua criatividade seja lá para o que for, leia!
Aqui no Café e Livros, o que não falta é opção de livros para você praticar.
Ler ajuda a aproximar pessoas
Pode parecer que não, mas a leitura aproxima. E ela faz isso de diversas formas.
Isso pode começar dos primórdios da infância, ao ler para o seu filho ou você, pequeno, ler para o seu vovô ou vovó, algo que ele goste ou que você goste e deseja compartilhar.
Pode ajudar a se relacionar também na escola, ao apresentar para o seu colega, que pode ou não ser tão próximo, um livro que você gosta e acredita que ele pode também gostar.
Para os pais que têm filhos em fases em que a distância começa a aumentar dentro da família, é interessante propor atividades relacionadas à leitura.
Para amigos e colegas de faculdade ou de escola, a leitura pode ser um pretexto para a aproximação durante produções de trabalhos ou grupos de estudos.
Sempre vai haver um gênero literário ou quem sabe um livro específico que alguém além de você goste, então por que não tentar a aproximação através da leitura?
Uma das formais mais saudáveis e eficazes de aproximação entre as pessoas é, sem dúvidas, a leitura.
Sem contar as ferramentas que temos à nossa disposição hoje em dia, que nos proporcionam encontrar pessoas que se interessam por livros, para que, assim possamos montar clubes de leitura.
A leitura proporciona lazer
Uma das melhores formas de lazer que um ser humano pode praticar é, sem dúvidas, a leitura.
Ler nos transporta para mundos reais, fictícios, com elementos do nosso mundo e elementos criados de mundos mágicos e lúdicos, cheios de fantasias, sejam elas do bem ou do mal.
De qualquer forma, o vasto universo literário ao qual temos acesso, nos dá a oportunidade de viajar para mundos distantes e cheios de tudo que nos agrada.
Sendo assim, para você que procura uma forma calma de lazer, não tem erro: leia.
Seja antes de dormir, ao viajar ou até ao separa um momento do seu dia para a prática, ler, como já foi dito em todo esse artigo, a leitura ajuda na memória, melhora o vocabulário, auxilia na comunicação, forma pensamento crítico, melhora na criatividade e aproxima as pessoas.
Mas acima de tudo, a leitura é, possivelmente uma das atividades mais prazerosas que existem.
E aí, se convenceu de que a leitura é a melhor prática de todas?
Vanessa Oliveira é uma baiana graduanda em letras com inglês pela UNEB. Tem paixão pelas áreas do audiovisual, música e literatura. Seu interesse em livros começou na adolescência com livros sobre fantasia e aventura, que abriram as portas para o vasto universo literário.