Quer incentivar seu filho ou filha a ler, mas, não sabe como? Nós, da equipe do Café e Livro selecionamos 10 dicas que podem te ajudar nesse processo. Confira abaixo.
Incentivar o seu filho a ler é muito mais fácil quando esse hábito é introduzido nos primeiros anos de vida, pois, conforme cresce, acriança terá essa atividade como algo natural na rotina.
Ler promove diversos benefícios como incentivo a imaginação, auxilia na compreensão e prática da empatia, melhora a autoestima e muito mais.
Confira nossas dicas e aplique quanto antes.
Dica: Veja nosso resumo da saga Heróis do Olimpo, saga de aventura para jovens e adultos.
Conteúdo:
ToggleCrie competições
Crianças amam competições e nada melhor que transformar uma atividade que você quer inserir na rotina no formato de brincadeira. E melhor ainda, com um presente ao final de cada bloco organizado.
A ideia aqui é que sua criança escolha um livro. É importante eu o seu filho (a) escolha o livro que vai ler, assim, a leitura será mais prazerosa e interessante.
Monte uma planilha de quantidade de páginas ou da expectativa da finalização do livro selecionado. Nessa planilha, cada passo dado poderá ser marcado com um ímã de geladeira ou, pintando um quadrinho na trilha, por exemplo.
Ao finalizar, elabore uma premiação que pode ser um brinquedo que seu filho quer muito ou, uma saída para o cinema, por exemplo. Além de incentivar a leitura, você estará criando uma memória em família com seu pequeno ou pequena.
Recomendamos que você não premie todas às vezes. Algumas vezes, você poderá ressaltar os benefícios da leitura e aproveitar para aumentar a autoestima do seu filho.
Seguindo essa dica, você se certificará que o seu filho não crescerá pensando que tudo que ele fará, ganhará algo em troca.
Mostre livros com histórias conhecidas
Outra forma de incentivar a leitura na sua criança é comprando livros que contam a história de personagens que eles já conhecem como personagens dos filmes da Marvel, por exemplo.
Comprar um livrinho com a história de uma das aventuras do Homem-Aranha é a certeza de que seu filho ou filha irá se interessar.
Se você quer incentivar a leitura em pré-adolescentes ou adolescentes, busque saber sobre quais filmes e séries ele ou ela costuma assistir e presenteie com um livro que conta a história ou que seja relacionado com os programas favoritos do presenteado.
E presenteie afirmando que lendo o livro, o seu filho ou filha conseguirá descobrir informações que geralmente não são fornecidas nas séries e filmes.
Já que as atrações televisionadas geralmente são adaptações dos exemplares em livros. Dessa forma, alguns aspectos são modificados e outros, são ignorados.
É importante também permitir que a criança escolha qual livro ele quer receber, assim, a leitura será mais interessante.
Crie o momento da leitura
Para que o seu filho goste de ler, o ideal é que esse habito seja incentivado desde pequeno.
Eu, por exemplo, como sempre gostei de livros, se quero aprender sobre um tema ou conteúdo, prefiro ler matérias a assistir vídeos. Acho muito mais fluido e aprendo mais rápido.
Essa nossa terceira dica é para mães ou pais de pequenas crianças, quando vocês ainda têm a autoridade de criar uma rotina para eles.
É útil também para crianças que ainda não aprenderam a ler. Para essas, você poderá comprar livros com gravuras e pequenas linhas escritas que contam histórias. Você será o leitor ou leitora.
Introduza na rotina, o momento da leitura. É claro que, para crianças entre 2 a 6 anos, nem sempre esse momento será bem-vindo e está tudo bem.
Em alguns dias a criança estará muito agitada ou, muito casada para se atentar ao livro escolhido.
Busque um livro com conteúdo que seja interessante para ele ou ela. Além disso, você pode buscar um livro que ensine algo para a criança.
Muito cuidado com a escolha do livro, pois, escolhendo errado você poderá despertar sentimentos difíceis de lidar como medo, ao comprar um livro que fala sobre o escuro ou sobre monstros no armário.
Compre livros interessantes para a idade
Ainda que pareça obvio para algumas pessoas, é importante lembrar que não faz sentido algum comprar um clássico literário para uma criança. Exceto se o interesse for por conta da própria criança. O que é incomum.
Cada indivíduo deverá ler livros próprios para a idade e que, de preferência, faça sentido para quem estará lendo. Aqui ressaltamos a importância de comprar livros temáticos e com histórias que sejam atrativas para cada faixa etária.
Para uma criança de 4 anos, por exemplo, um pequeno livro bem ilustrado que o faça imaginar todas as cenas contadas.
As gravuras em livros infantis é o que facilita que, quando mais velhos em livros com poucas imagens, eles continuem conseguindo imaginar cada cena relatada nas páginas.
Para pré-adolescentes, livros sobre animes ou, relacionados às séries que eles já assistem nos canais de streaming como Netflix e Amazon Prime, por exemplo.
Para os mais velhos, livros que tragam temáticas sobre as matérias preferidas na escola. Livros que ensinem outro idioma para quem quer desbravar o mundo é uma ótima opção.
Lembre-se de que os seus gostos podem ser ou podem não ser os mesmos dos seus filhos.
Aposte em livros interativos para crianças pequenas
Para crianças que ainda não sabem ler, nada melhor que os livros em 3D, aqueles que se transformam em casa, castelos ou, que apresentam atividades interativas nas páginas.
Há muitos livros dessa categoria disponíveis para comprar, principalmente em lojas online que, aliás, é onde achamos mais seguro e cômodo realizar comprar: via internet.
Pesquisando na Amazon, você encontrará diversos exemplares adequados às faixas etárias por baixo custo. É possível comprar boxes também, o custo-benefício é ainda melhor.
Para os primeiros anos, o ideal são livros bem ilustrados e bastante coloridos, que despertem a curiosidade a cada página vista.
Uma ótima dica é permitir que o seu filho ou filha desenvolva a história antes mesmo de você ler. Essa atividade irá estimular a imaginação e permite que os pequenos façam conexões das imagens com a realidade.
Essa atividade também estimula a fala, a convivência em grupo, a conexão com os livros e aumenta o interesse pelo objeto, criando boas memórias com o presente recebido.
É com os livros que você também pode estimular o senso de cuidado com seus objetos e a organização. Sempre que terminarem a leitura, o livro deverá ser guardado no local adequado.
Compre junto ao seu filho (a)
Que tal levar o seu filho com você quando decidir comprar um livro para ele (a)?
Em algumas cidades há feiras do livro em shoppings onde são comercializados livros bem baratinhos. Você pode organizar esse passeio para ser realizado a cada 15 dias e levar seu pequeno com você.
Shoppings são lugares atrativos para indivíduos de qualquer idade. Antes de sair, tente conversar com o seu filho que a ida no local é para comprar o próximo livro que ele ou ela irá ler.
Claro que, um lanchinho ou uma casquinha do MC não vai mal, não é? Você se refresca, se diverte com seu filho, cria memorias em família e estará em um processo de incentivo à leitura no seu pequeno (a).
Fazer com que a criança ou o jovem participe desse processo trará ainda mais vontade de ler, já que, o livro foi escolhido por ele (a) e, de certa forma, comprado por ele (a).
Se a livraria da cidade onde você mora só ofereça livros por preços altos, você poderá organizar a compra para ser uma atividade mensal ao invés de quinzenal.
E, se na cidade onde você mora não houver nenhuma livraria, você poderá sentar com o seu filho e escolher um livro que será comprado pela internet.
As duas opções são válidas, o importante é se adaptar.
Incentive-o (a) a ler para você
Essa é mais uma dica para ser usada com crianças mais novas. Inverter os papeis da leitura pode gerar mais interesse e incentivar a autonomia na criança.
Você poderá ler algumas vezes antes de usar essa nossa dica, assim, a criança já terá decorada algumas partes da história.
Ou, você poderá deixar a criança exercitar a imaginação, inventando outras histórias a partir da observação das ilustrações. Amas são opções interessantes que poderão fazer parte desse incentivo à leitura.
Uma ótima dica é inserir na rotina em um horário fixo, pode ser, por exemplo, já próximo a hora de dormir. Ou, em algum momento durante a tarde, logo após o lanche quando a criança está feliz e poderá aceitar a atividade com facilidade.
O ideal é que você tenha mais de um livro próprio para a idade em casa e essa compra pode ser gradual. É fácil encontrar boxes com livros infantis, assim, você terá muitos de uma única vez.
Você também poderá revezar para que seu filho ou filha leia dia sim, dia não revezando a leitura dos livros com você.
Compre livros em kits com outros objetos
Atualmente, é muito fácil encontrar livros que venham com kits. Você já viu algum ou ouviu falar?
Se não, não se preocupe, vou explicar.
Esses kits geralmente vêm com um brinquedo ou alguma atividade que possa estimular a imaginação, principalmente. Grande parte das vezes são personalizados com as imagens de algum personagem famoso de desenho como heróis ou a Peppa Pig.
No kit são enviados os livros que contam uma das aventuras do personagem tema, livros de atividades como 7 erros, caça-palavras, livrinhos de colorir, etc.
Outros são enviados com brinquedos como bolas ou bonecos. Há ainda os que podem ser equipados com um mini teatro, onde os personagens são de papel e podem ser usados para contar uma história, exercitando a imaginação.
Esses kits são muito atrativos para crianças em diversas faixas etárias. Ler, quando unido a uma brincadeira, às crianças mais novas, é muito mais divertido e se torna muito mais fácil de incluir na rotina.
Além disso, você estará incentivando outras características importantes para um ser humano como a conversação e convivência em grupo. São aspectos da personalidade que ajudarão seu filho em outras fases da vida.
Veja nossa lista com melhores livros infantis.
Promova Reuniões clube do livro com os amigos do seu filho (a)
Essa sugestão incentiva a convivência em grupo e a leitura em simultâneo. Promover reuniões de clube do livro com outras crianças que fazem parte do convívio do seu filho ou filha.
E quanto mais jovem, mais espaço você terá para incluir essa atividade na rotina da sua criança.
Combine com os pais e, se possível, reveze a localização das reuniões. Cada semana ou a cada quinze dias será organizado na casa de uma das mães.
Aproveite a oportunidade para praticar a sua socialização com outras mulheres sejam suas amigas, colegas ou familiares. Colocando o papo em dia e descansando um pouco da função de mãe.
É importante lembrar que quanto mais novas as crianças, de mais orientações precisarão.
O foco aqui é fazer com que elas leiam ou apresentem livros e, poderão também compartilhas informações sobre livros já lidos anteriormente ou, no espaço de tempo entre uma reunião do clube e outra.
Faça lanchinhos para servir aos pequenos e às mães que ficarem na sua casa. Você poderá pesquisar lanches com formas atrativas para crianças ou, promover sempre um lanche saudável e saboroso.
Seu filho (a), além de melhorar a interação em grupo, estará sendo incentivado a ler. Além disso, levando essa ideia para outras mães, você estará as ajudando nesse quesito.
Aprenda a como criar um clube do livro.
Crie uma rotina que envolva a leitura
A rotina pode ajudar seu filho a ser mais organizado e assim, aplicar essa organização em outras áreas da vida dele conforme cresce.
Você não precisará incluir a leitura todos os dias, comece com alguns dias na semana e faça testes para ver por qual tipo de livro ele ou ela se interessa mais.
Introduzindo esse hábito desde muito novo, você terá maior possibilidade de ter uma criança que ama ler e ama fazer novas descobertas através da leitura.
Antes de ir, confira nossa resenha sobre o livro Implacáveis que, ensina crianças sobre a origem do ser humano na vertente histórica.
O que você achou das nossas dicas? Nos conte qual a idade do seu filho e qual dessas sugestões você vai aplicar.
Rana Fernandes é graduanda no curso de Licenciatura em História pela UEFS. Suas preferências literárias são histórias de aventura, suspense e fantasia, principalmente quando misturam elementos históricos