Um Caso Perdido: Análise crítica – Será que vale a pena ler?
Um Caso Perdido é uma história incrível, cheia de romance, drama e reviravoltas surpreendentes. Não é em vão que é um dos livros favoritos dos maiores fãs da Colleen Hoover.
Sabe quando você procura por aquele livro que tem a dose perfeita de tudo? O casal tem uma química de milhões, a história te prende tanto que você é capaz de nem dormir pensando em ler mais um capítulo e o livro entrega muitas surpresas? Este é Um Caso Perdido, o primeiro livro da duologia Hopeless.
Vamos te contar um pouco sobre essa história e, então, por que ela é tão incrível.
Sobre a história de Um Caso Perdido
Sky tem 18 anos e vai para a escola pela primeira vez na vida – até então ela havia sido educada em casa por sua mãe adotiva. Até que ela resolve dar esta chance para a Sky, deixando a menina frequentar o último ano do ensino médio.
No entanto, mesmo sem nunca ter pisado os pés na escola, Sky já tem uma péssima fama na cidade, especialmente entre as adolescentes. Acontece que Sky já ficou com vários meninos – o que suscita os boatos sobre ela.
E há anos Sky vem sofrendo com os mesmos pesadelos, que mostram sempre uma garotinha chorando. Para piorar a experiência, a melhor amiga de Sky, seu único possível contato na escola, vai fazer um intercâmbio na Itália.
Agora, Sky está sozinha na escola, tentando encontrar seu lugar em meio aos nerds, atletas, populares e sendo julgada por boatos que não são 100% verdadeiros.
Até que ela conhece Dean Holder, um garoto com uma fama tão ruim quanto a dela, mas que é capaz de despertar sentimentos que nenhum outro garoto foi capaz.
Vale a pena ler Um Caso Perdido?
A escolha de uma leitura é algo bastante pessoal. Eu posso amar um livro profundamente e você pode não gostar nem um pouco do mesmo livro.
No entanto, existem alguns pontos que me fazem te indicar Um Caso Perdido e, se você tem gostos literários similares ao meu, com certeza a experiência de leitura vai ser bastante prazerosa.
Aqui estão 5 motivos para te provar que vale a pena ler Um Caso Perdido:
Narrativa fluída
O primeiro ponto que já me conquistou de cara nesta história da CoHo é justamente a narrativa.
Um Caso Perdido é aquele livro que te conquista na primeira página e, quando você se dá conta, já leu quase o livro inteiro.
Sinceramente, acho bem difícil você querer abandonar essa leitura!
A história vai mexer com suas emoções
Outra coisa que eu amo nos livros é quando a história consegue, realmente, tocar meu coração e mexer com minhas emoções.
E, nesse livro, você vai sentir de tudo: vai rir bastante, vai morrer de vergonha dos personagens, vai torcer muito, vai ficar feliz, vai se emocionar, vai sentir raiva…
É o pacote inteiro de emoções em um livro só!
O melhor de tudo: você realmente vai se sentir na pele dos personagens e é bem capaz de que, em algum momento, você se esqueça de que esta história é apenas um livro, de tão real que os personagens são.
O casal é incrível
Claro que para um livro de romance realmente alcançar nosso coração, é preciso um casal que saiba nos conquistar.
E em Um Caso Perdido temos este casal com Sky e Dean Holder, dois adolescentes extremamente apaixonados, lidando com situações bem complicada e difíceis, mas unidos por um sentimento absurdamente forte.
O livro começa com estes dois em um esquema tipo “gato e rato”, sabe? Quando o casal começa trocando farpas, mas tem toda aquela tensão e paixão florescendo.
Se você gosta desse tipo de clichê, vai amar essa história!
Traumas e medos
O livro também trata de alguns temas bem complicados e, inclusive, tem gatilhos (recomendo pesquisar sobre os gatilhos antes de iniciar a leitura, mas esteja atento: o gatilho é justamente o spoiler da história).
Se você gosta de histórias que tem esse tom maior de tensão, com drama, medos e traumas, vai curtir muito o livro, pois não se trata apenas de um romance adolescente.
Aqui temos uma história envolvente, com um toque de diversão, mas que aborda de temas muito sérios e importantes. Da metade para o fim do livro, o caráter engraçado dá lugar a uma história um pouco mais difícil e a revelação final é de partir o coração dos leitores…
Reviravolta surpreendente
Já tinha comentado acima que este livro tem um baita plot twist. Confesso: quando li pela primeira vez, adivinhei uma parte da surpresa final. Mas, ainda assim, tiveram trechos que eu nem mesmo imaginava!
O livro é cheio de surpresas e, no final, tantas coisas chocantes acontecem que dificilmente você se esquecerá da história tão cedo…
É aquele livro para quem gosta de ler criando suposições e teorias, mas que também vai acabar se surpreendendo bastante e se perguntando: como não imaginei isso antes?
Então, sim. Vale a pena ler Um Caso Perdido se você é um leitor que ama histórias de romance com drama e surpresas chocantes.
Vale a pena continuar a série?
Com o sucesso que esse primeiro livro fez, a Colleen Hoover acabou lançando um segundo livro, chamado Sem Esperança, que narra os mesmos acontecimentos de Um Caso Perdido, mas pela visão do Dean.
Como o primeiro livro é inteiramente narrado pela Sky, temos a visão limitada dessa personagem sobre os fatos.
Para quem deseja mergulhar mais fundo na história, vale a pena ler a continuação. Além disso, você vai terminar esse livro já sentindo falta dos personagens, pois é o tipo de história que queremos ler até o final, mas não queremos que o livro acabe.
Além desse 2º livro, também temos o Em Busca de Cinderela e Em Busca da perfeição, dois livros curtos que totalizam 256 p[aginas sobre a história de Six (a melhor amiga de Sky que foi fazer o intercâmbio na Itália) e Daniel.
Se você ama esse tipo de história, já não perde tempo e adquire logo os 3 livros, pois, com certeza, eles vão se tornar seus livros preferidos da vida.