13 Melhores Livros de Suspense e Mistério

Os livros de suspense e mistério possuem o grande poder de deixar qualquer leitor viciado em suas páginas. Vamos te mostrar x livros desse gênero que você não vai querer largar até chegar na última página.

Qual foi a última vez que você quis ler um livro inteiro de uma vez só?

Os livros que mais despertam esse desejo de ler desenfreadamente nos leitores são os livros de mistério, que fazem o leitor criar teorias ao longo da leitura e despertam a mais profunda curiosidade.

Uma trama envolvente, uma história cheia de segredos, um desenvolvimento eletrizante… Essas são as características de um bom livro de suspense.

E a cereja do bolo é o final surpreendente, é claro.

Confira essa lista completa com livros que tem tudo isso – e mais um pouco! 

Melhores Livros de Suspense e Mistério:

Garota Exemplar, de Gillian Flynn

Garota exemplar
Quando foi lançado, em 2013, Garota Exemplar estreou nas livrarias como um sucesso, ocupando o 6º lugar entre os livros mais vendidos.

Não foi à toa que o livro acabou rendendo uma excelente adaptação cinematográfica com os atores Ben Affleck e Rosamund Pike, que representaram nas telas os protagonistas Nick e Amy Dunne.

O livro começa no quinto dia do aniversário de casamento de Nick e Amy. No entanto, Amy acabara de desaparecer em casa, às margens do rio Mississipi. A casa do casal possui claros sinais de um sequestro violento, com sangue por todo lado.

E é assim que Nick se torna suspeito. Quanto mais a investigação corre, mais ele se defende contra as acusações, e quando um diário de Amy surge à tona, ainda mais o marido é incriminado com as provas de que seu casamento estava longe de ser perfeito…

Com uma narrativa que alterna nos pontos de vista entre Nick – no presente – e Amy – no passado -, o suspense ganha um tom mais eletrizante a cada capítulo.

Um mistério cheio de profundidade, com grandes revelações e um baita plot twist que vai deixar você de boca aberta e será incapaz de esquecer tão rapidamente essa história incrível! 

Assassinato no Expresso do Oriente, de Agatha Christie

EM OFERTA Assassinato no Expresso do Oriente
Assassinato no Expresso do Oriente
Se você ama livros de suspense ou deseja começar a ler o gênero, é indispensável ter na sua estante alguns livros da Agatha Christie, a autora reconhecida mundialmente como a Rainha do Crime.

Ao total, Agatha Christie escreveu mais de 100 livros e todo seu sucesso é graças a uma combinação de personagens cativantes e inteligentes com tramas muito bem arquitetadas. 

Um de seus maiores sucessos e um livro referência em suspense e mistério é o Assassinato no Expresso do Oriente. 

Nesta história, acompanhamos Hercule Poirot em uma viagem quando ele recebe um telegrama para retornar à Londres. Com este pedido, ele embarca no Expresso do Oriente.

Porém, após a meia-noite, o trem para no meio do caminho devido ao excesso de neve. Durante a manhã, um passeiro é encontrado morto após ser esfaqueado durante a madrugada

Poirot começa a sua missão de investigar os passageiros e descobrir quem é o assassino antes que surja mais alguma vítima.

Uma história tão bem construída que desperta o senso de detetive em cada leitor que, assim como Poirot, deseja descobrir logo quem é o tal assassino do Expresso do Oriente.

A escrita da Agatha é muito simples e fácil de ler (não é à toa que cativa até mesmo pré-adolescentes em suas histórias) e suas tramas são muito bem desenvolvidas, sem nenhuma ponta solta e sempre com muitas surpresas ao final.

Sem dúvidas, é aquele livro para ler e se sentir satisfeito. Por isso, é considerado um clássico deste gênero de suspense e mistério.

Outros livros de suspense que são excelentes também da Agatha Christie para os apaixonados por suspense:

  • Punição para a Inocência;
  • Um Corpo na Biblioteca;
  • Morte no Nilo;
  • Noite sem fim;
  • Os Crimes ABC;
  • Convite para um homicídio;
  • Mistério no Caribe;
  • Morte na Mesopotâmia;
  • Um brinde de cianureto;
  • Os cinco porquinhos.

3. A Paciente Silenciosa, de Alex Michaelides

EM OFERTA A paciente silenciosa
A paciente silenciosa
Alícia nunca mais disse uma palavra após dar cinco tiros no rosto do seu marido. Uma pintora renomada com a vida aparentemente perfeita, apaixonada por seu marido, Gabriel. Esta era a imagem que todos possuíam de Alícia até o fático dia em que ela assassina seu esposo.

7 anos após este caso ter acontecido, Alícia permanece sem falar nada. Sua recusa ou incapacidade de se expressar verbalmente a fez ser julgada e condenada, indo parar em um hospital psiquiátrico judiciário de Londres.

Agora, Theo Faber, um psicoterapeuta que acompanhou todo o caso enquanto era noticiado, tem a oportunidade de trabalhar com Alicia. E ele está determinado a fazê-la falar a sua versão da história.

A Paciente Silenciosa dominou a lista de livros mais vendidos em todo o mundo, principalmente aqui no Brasil. 

O livro se tornou uma referência para quem ama histórias de thriller psicológico, com grandes segredos e revelações bombásticas.

A escrita fluída com capítulos rápidos e dinâmicos torna a leitura bastante eletrizante, fazendo o leitor querer saber logo toda a história.

E o final é um grande plot twist que deixa qualquer um impressionado! Realmente é uma reviravolta inesquecível.

Se você ama histórias assim, que tem finais completamente inesperados e consegue te manter preso em todas as páginas, sem dúvidas este vai se tornar um dos seus livros preferidos da vida.

4. Jantar Secreto, de Raphael Montes

EM OFERTA Jantar secreto
Jantar secreto
O Raphael Montes é um autor nacional que nos últimos anos ganhou grande visibilidade no cenário literário com seus livros surpreendentes e viciantes. Para quem ama suspense, mistério e livros cheios de surpresas, Jantar Secreto é um prato cheio!

Neste livro, conhecemos a história de um grupo de jovens que saem do Paraná para fazer faculdade no Rio de Janeiro. O dinheiro vai acabando e o aluguel do apartamento em Copacabana começa a vencer.

Assim, esses jovens se envolvem em jantares secretos divulgados na internet para a elite carioca. Nestes jantares, em que eles buscam ganhar dinheiro, acabam se envolvendo em crimes, uma rede de contrabando de corpos e matadouros clandestinos.

Jantar Secreto não é um simples livro de suspense, é claro. É um livro para quem tem estômago forte e vai trazer vários gatilhos. 

No entanto, para quem curte tramas mais pesadas, sem dúvidas é uma excelente história. O autor consegue mesclar o thriller, os mistérios e surpresas, com uma escrita dotada de bom humor em diversos momentos, fazendo a história fluir rapidamente. 

Lançado em 2016, o livro entrou no top 20 mais vendidos de livros nacionais. Deste então, continua conquistando muitos leitores todos os anos.

Atualmente, possui mais de 2.200 avaliações na Amazon alcançando uma excelente nota 4,6 de 5 estrelas.

5. A Garota do Lago, de Charlie Donlea

Becca Eckersley foi brutalmente assassinada após ter chegado há duas semanas na pequena cidade de Summit Lake, um lugar em que nada acontece – especialmente assassinatos.

O problema é que Becca era filha de um advogado influente e com um futuro brilhante pela frente. Não há indícios do que motivou o crime, nem mesmo de quem o orquestrou.

Quando a repórter Kelsey Castle se envolve no caso, ela começa a notar similaridades de si própria na história de Becca enquanto investiga seus relacionamentos, amizades, vida amorosa e acadêmica.

A Garota do Lago entrou na lista dos livros de ficção mais vendidos no Brasil e não saiu mais. Em 2019 ocupou o 1º lugar com mais de 90 mil exemplares vendidos. Em 2020 e 2021 estava no segundo lugar com 40 e 56 mil exemplares vendidos respectivamente em cada ano.

Tudo isso se deve a diversos fatores que tornaram este livro um grande sucesso.

O primeiro deles é a escrita envolvente, fácil e fluída do Charlie Donlea, autor da obra. Embora o livro tenha quase 300 páginas, muitos leitores conseguem finalizar a história no mesmo dia em que começaram a ler.

O suspense é cheio de surpresas e reviravoltas, com um final bastante chocante e que poucas pessoas conseguem prever.

Atualmente o livro conta com mais de 26 mil avaliações na Amazon, com a nota 4,7 de 5 estrelas, se tornando uma das obras mais bem avaliadas na loja.

6. O Menino do Bosque, de Harlan Coben

Um dos melhores autores do gêneros de suspense da atualidade é Harlan Coben. Com obras traduzidas em mais de 45 idiomas e mais de 75 milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo, o que não faltam são boas histórias escritas por este autor.

E um dos livros que mais têm chamado atenção dos leitores nos últimos tempos é O Menino do Bosque, uma história 5 estrelas!

Nesse livro, recomendado pelo Stephen King, a história gira em torno de um menino que há 30 anos foi encontrado vivendo como selvagem na mata.

Três décadas após isto, Wilde ainda não se lembra nada sobre seu passado na mata. Porém, quando uma menina desparece nos arredores de uma floresta, Wilde tenta ajudar após o pedido de uma advogada criminalista envolvida no caso.

Quanto mais ele tenta desvendar o paradeiro da menina desaparecida, mais ele se envolve em uma teia de mistérios.

Sem dúvidas, é aquele tipo de livro que vai revelando aos poucos as pistas, deixando a imaginação e criatividade do leitor fluir solta enquanto tenta desvendar o mistério.

É um excelente livro tanto para quem já leu outras histórias famosas do Harlan, quanto para quem deseja conhecer a sua escrita e seu poder de criar histórias impactantes.

7. Um de Nós Está Mentindo, de Karen M. McManus

Para quem gosta de livros de suspense mais leves com personagens adolescentes, vale a pena dar uma chance para esta história que, inclusive, foi adaptada para uma série produzida pela Netflix neste ano.

No livro, conhecemos cinco alunos do Bayview que não poderiam ser mais diferentes, mas são reunidos na detenção. Porém, antes do fim da detenção, Simon está morto.

Tudo se torna ainda mais suspeito quando é descoberto que Simon estava planejando publicar fofocas sobre os outros 4 alunos que estavam na detenção.

Um de Nós Está Mentindo é aquele livro perfeito para adolescentes que amam histórias de crime, suspense e mistério. 

O livro trata de temas importantes sobre essa fase da vida escolar, como depressão.

O melhor de tudo é que cada capítulo termina com aquele gosto de quero mais, fazendo o leitor se envolver na trama no desejo de descobrir os segredos e mistérios da história.

É uma excelente leitura que vai te deixar viciado. E, apesar de ser um livro com personagens adolescentes e também voltado para este tipo público, você pode curtir mesmo que já tenha passado dessa fase da vida.

8. A Lista de Convidados, de Lucy Foley

Em um estilo de história muito semelhante ao enredo apresentado no livro Assassinato no Expresso do Oriente, este livro de Lucy Foley promete grandes emoções para os leitores apaixonados por suspense e histórias de crime.

Uma pessoa é assassinada durante uma luxuosa festa de casamento em uma ilha remota e exclusiva. No meio das comemorações, uma tempestade desaba e, quando a cai a energia, uma surge uma vítima.

Agora, todos os convidados estão esperando a chegada da polícia, isolados em na ilha e com um assassino solto entre eles.

Muitas pessoas tem comparado a Lucy Foley com a Agatha Christie, graças ao seu estilo de história que remete bastante aos enredos criados pela rainha do crime.

E só de observar a sinopse de A Lista de Convidados, dá para perceber algumas similaridades, né?

Mas o sucesso desse livro (que tem ganhado muitos leitores e sido muito bem avaliado) se deve à vários fatores que, com certeza, farão você querer conhecer agora mesmo a história.

A escrita da Lucy é excelente, fazendo a história de 304 páginas fluir muito rapidamente. Um dos principais elogios nas resenhas desse livro é o fato de não haver nenhuma ponta solta. Ou seja, o mistério é revelado com maestria.

Além disso, os leitores enfatizam sobre os personagens serem bem construídos, com toda aquela profundidade dos livros que suspense que nos leva a desconfiar de todos e levantar nossas suspeitas, formando as teorias.

Sem dúvidas, é uma leitura excelente para quem é apaixonado nos livros de suspense, mistério e crime.

Vale a pena a leitura!

9. Verity, de Colleen Hoover

Colleen Hoover é uma famosa escritora de livros de romances que recentemente começou também a publicar história de suspense. E nesta obra, Verity, temos um daqueles livros que são impossíveis de largar até chegar ao final.

Neste livro conhecemos a história de Verity uma escritora famosa que, após um terrível acidente, não pode mais concluir a sua série de livros. Assim, Lowen, uma escritora, é contratada para escrever os livros restantes da série com um pseudônimo.

Conforme Lowen mergulha na história de Verity e passa a conhecer mais da sua vida pessoal, mais ela se envolve em uma teia de mentiras e segredos.

Extremamente aclamado, esse é um daqueles livros que deixa o leitor vidrado nas páginas até chegar o fim. E, ainda assim, a história vai ficar na sua cabeça por muito tempo.

Sem dúvidas, é um dos mais bem avaliados livros da Colleen Hoover, autora que já publicou dezenas de histórias.

Para quem ama um bom livro de suspense, vai encontrar nesta história personagens bem construídos e com grande profundidade, mistério e segredos, além de revelações bombásticas de acelerar o coração.

Dê uma chance para essa história, você vai se surpreender!

10. Uma Mulher no Escuro, de Raphael Montes

Neste livro conhecemos a história de Victoria Bravo. Aos 4 anos, um homem invadiu sua casa e esfaqueou sua família, a deixando órfã. Agora, já adulta, o passado ressurge e ela precisa encarar.

Porém, com três suspeitos – seu psiquiatra, um amigo online e um possível namorado – ela precisa descobrir quem está infernizando a sua vida. 

Mais um livro altamente recomendado do Raphael Montes, em Uma Mulher no Escuro você vai encontrar uma trama que não deixa pontas soltas e com personagens muito bem construídos. 

É uma história bem eletrizante, para deixar o leitor atento em cada página. Sabe aquela escrita bem dinâmica, que faz o tempo passar mais rápido enquanto você vira as páginas? Este livro é assim!

Mas o melhor de tudo são as reviravoltas do livro. Para quem adora enredos de suspense com grandes plots twists que mudam tudo, com certeza vai adorar Uma Mulher no Escuro.

11. Entre Quatro Paredes, de B. A. Paris

Em Quatro Paredes nos envolvemos em uma trama de um casal que aparentemente possui o casamento perfeito. Estão sempre juntos, muito unidos. Ele é um advogado bem sucedido. Ela uma esposa devota que cuida do lar.

Porém, Grace não possui nem mesmo um celular. Também não sai sem a companhia de Jack. E até mesmo seu e-mail é compartilhado com o marido. As janelas de seu quarto possuem grades e ela não abre a porta quando a campainha toca. 

Com uma narrativa entre presente e passado, Entre Quatro Paredes se torna aquele livro viciante que você quer ler cada vez mais e, quando chega perto do final, a trama fica ainda mais envolvente.

Absolutamente impossível de abandonar essa história!

Um livro excelente para os apaixonados por um bom suspense, em que você lê e cria teorias para a histórias, mas ainda assim consegue se surpreender pela verdade criada pelo autor.

O livro de 266 páginas é tão viciante que você consegue ler até mesmo em um dia! Ou seja, a leitura perfeita para curar uma ressaca literária.

12. A Garota no Trem, de Paula Hawkins

Rachel segue todos os dias a rotina de pegar um trem as 08:04, saindo de Ashbury até Londres. E todos os dias ela observa esse casal da cada 15, quando o trem para em um sinal vermelho no mesmo ponto.

Um dia, ela presencia uma cena chocante pouco antes de o trem dar partida e seguir seu curso. No dia seguinte, a mulher desaprece. É quando ela vai à polícia e conta o que viu. Mas é nisto que ela se envolve não só no caso, mas na vida das pessoas…

A Garota no Trem é uma ótima escolha para quem está buscando um livro de suspense viciante.

A história é tão boa que foi adaptada para o cinema, com a atriz Emily Blunt interpretando Emily.

A narrativa é super fluida e bem conectada, de modo que você lê sem sentir o tempo passar e fica cada vez mais empolgado com a história, querendo desvendar o mistério.

Uma dica: leia logo o livro e em seguida assista ao filme. Você vai adorar a experiência de ver a obra adaptada para o cinema.

13. O Impulso, de Ashley Audrain

Um suspense envolvendo os laços familiares. O Impulso conta a história de Blythe, uma mãe que busca ser perfeita, oferecendo o acolhimento e amor que nunca recebeu. 

Porém, quando sua filha Violet nasce, muitas coisas parecem estranhas, como se sua menina não fosse como as outras crianças. Ao nascer o segundo filho, com quem Blythe facilmente se conecta, as coisas parecem se ajustar em casa.

Até que um acidente acontece e de repente Blythe precisa encarar a verdade.

Este é um livro de estreia da Ashley Audrain e não poderia ser melhor!

Muito bem avaliado, com uma nota de 4,5 de 5 estrelas, a história é muito envolvente, viciante e eletrizante – como um bom livro de suspense tem que ser.

Para quem ama tramas de segredos, mistérios e mentiras especialmente envolvendo laços familiares, com certeza este é um livro muito bem recomendado!

É uma história com profundidade, personagens bem construídos e uma trama que você vai querer devorar de uma vez só!

Nada como um bom livro de suspense para curar uma ressaca literária ou dar um gás na sua meta de leitura anual. É o tipo de história perfeita para engatar na leitura de uma vez só e ler bem rapidamente.

E todas esses 13 livros são isso que você precisa nesse momento.

O melhor de tudo é que estão divididos em diferentes categorias dentro do mesmo gênero: alguns são suspense com crime, outros são de thriller psicológico, ainda há aqueles de romance policial, com dramas familiares…

O que não falta nesta lista são opções com diferentes tipos de enredo para todos os gostos literários.

Aproveite e boa leitura!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Café e Livro
Logo