09 Melhores Livros para quem quer Amadurecer
Os livros podem nos proporcionar aprendizado sobre diversos temas. Pensando nisso, nós do Café e Livros, listamos alguns dos melhores exemplares para quem quer somar maior experiencias de vida. Confira a seguir.
Alguns livros nos fazem amadurecer e ver a vida de uma nova perspectiva, nos ensinando a como lidar com as adversidades e como contorná-las da maneira mais eficiente.
É claro que, a cada exemplar dessa categoria que você ler, você encontrará sempre uma nova abordagem sobre um tema distinto. Por isso, é necessário saber filtrar o que pode ser útil para você e o que não fará sentido aplicar na sua realidade.
Veja nossas dicas e escolha o melhor para começar a ler quanto antes!
Melhores Livros para Amadurecer
O que há de errado com o mundo; G. K. Chesterton
Esta história, escrita em 1910, é tão atual quanto as obras feitas na última década.
Recheada de trechos que soam quase como profecias e faz parecer que Chesterton é um verdadeiro viajante do tempo, ou um profeta, vários dos problemas os quais ele denuncia em sua escrita, se relacionam diretamente com as problemáticas as quais vivemos diariamente.
O que impressiona é que a época em que o autor viveu foi apenas o despertar da crise que nos segue até hoje.
Muito se há de errado com o mundo.
Em destaque principal está a covardia do homem moderno diante de seus antepassados e sua história. Ele declara em uma de suas passagens que: “O futuro é um refúgio onde nos escondemos da competição feroz de nossos antepassados”.
Além de: “Os homens inventam novos ideais porque não se atrevem a buscar os antigos”.
Ele critica principalmente como muito do presente só existe devido a um passado e mesmo já tendo passado por muito, continuamos cometendo os mesmos erros.
O que mais indigna o autor é que as nossas grandes figuras históricas compreendiam que se deve viver com os pés voltados para o futuro e o rosto voltado para o passado.
Aprendendo com o que já aconteceu e não cometendo os mesmos erros novamente.
Veja nossa lista com melhores livros de poesia para ler e refletir.
Um milhão de quilômetros em mil anos; Donald Miller
Recheado lindas, tristes e hilárias histórias, “Um Milhão de Quilômetros em Mil Anos” conta em detalhes sobre a oportunidade de um homem de editar sua vida como se ele fosse o personagem de um filme.
Após evitar seu editor e entrar em uma fossa após o término de sua autobiografia, se encontra sem ideia alguma de como começar uma nova obra, algumas pessoas o aproximam para transformar sua vida em um filme.
Ao se deparar com essa situação, o autor usa desta oportunidade para editar sua vida e transformá-la em uma história melhor do que a atual.
Ele tenta trabalhar os princípios de como escrever uma boa história e transformá-los em como viver uma boa história.
De forma honesta e cheia de humor autodepreciativo, neste livro você encontra uma história de mudança e com as perguntas difíceis que não são abordadas com a frequência que deveriam.
No começo, a escrita pode ser um pouco chata e entediante. Entretanto, com um pouquinho de esforço, você se vê apaixonado pela leitura e fazendo das mesmas perguntas que o autor, questionando tudo o que você acredita.
Um dos melhores pontos é questionar o próprio escritor e o jeito que ele decidiu levar sua vida.
Agir como um personagem em uma história, com um autor divino que não sofre consequências, pode não ser bom. O fim dessa obra vai deixá-lo cheio de perguntas que podem mudar o jeito que você pensa.
Sobre a brevidade da vida; Sêneca
Nascido em 4 a.C. Lúcio Sêneca foi um dos maiores intelectuais da antiguidade e dedicou maior parte de sua vida à filosofia durante o antigo império romano.
Apesar de ter vivido a mais de dois mil anos, ele eternizou seus valiosos conhecimentos sobre a vida.
A primeira grande ideia do livro é:
Não temos exatamente uma vida curta, mas desperdiçamos uma grande parte dela. A vida, se bem empregada, é suficientemente longa e, nos foi dada com muita generosidade para a realização de importantes tarefas.
Ao observar o seu redor, Sêneca notou que a maioria das pessoas ao seu redor já nasciam reclamando que a vida é muito curta. Ao que ele respondia dizendo que a vida não era curta, ela só não era aproveitada corretamente.
Elas passavam seu tempo bêbadas ou inconscientes, com pessoas que ao invés de agregar a si, desperdiçavam seu tempo e os deixava menores, trocam grande parte de seus dias por empregos ruins e odiosos e brigam entre si por temas que não importam.
É praticamente um século se lamentando sobre o passado, reclamando do presente e se preocupando com o futuro.
Este é um livro com uma ótima filosofia falando sobre como o presente deve ser aproveitado antes que ele se torne o passado.
“O passado é história, o futuro é um mistério e o hoje é uma dádiva. Por isso é chamado de presente”
Provérbio chinês.
Confira os melhores livros para ler em dias chuvosos.
Sobre a constância do sábio; Sêneca
O livro “Sobre a Brevidade da Vida” foi dividido em dois.
“Sobre a Brevidade da Vida” e “Sobre a Firmeza do Sábio”
Eles foram concebidos em forma de cartas e apresentam reflexões essenciais sobre a vida e o que faz ela valer a pena.
Nesta segunda parte a filosofia é:
As pessoas são dominadas pela paixão de aprender coisas inúteis.
Muitas vezes, quando navegando pela internet, podemos nos pegar gastando vinte minutos de nossas vidas vendo vídeos sobre tópicos que não nos acrescentam.
Você gasta preciosos momentos de sua vida em assuntos inúteis e informações que só estão na sua tela para distraí-lo.
Se a informação na qual você gastou tempo procurando for ruim, além dos minutos que não voltam mais, você baixou seu nível de felicidade em algo que vai ser esquecido pouco depois.
A internet disponibiliza informações para conseguirmos filtrá-las, mas, se você não consegue fazer, se encontrará em uma onda de informações que não serão proveitosas para o seu cérebro.
Dessa forma, precisamos filtrar o que realmente tem utilidade para nós.
E com isso, não quero obrigar você a consumir páginas de intelectuais, mas, saiba dividir corretamente o que é útil para a vida e o que será útil momentaneamente e pontue suas prioridades.
Lembre-se também que o ponto não é que toda informação que você procura tem que ser engrandecedora, ou uma informação inteligente que você nunca vai usar, mas, quando toda sua vida é centrada em meio a distrações, a vida passa e você estava distraído de mais para aproveitá-la.
Veja os Melhores Livros de C. S. Lewis Para Ler em 2023.
Especialista em pessoas; Tiago Brunet
As pessoas não são descartáveis, cada um tem seu valor. Esta é a filosofia principal de “Especialista em Pessoas”.
Em um mundo ideal, todos conseguiriam viver bem e em harmonia, como esse não é o caso, Brunet explica em detalhes como lidar com diferentes tipos de pessoas sem frustrações.
O fracasso do casamento, da péssima relação com a família e a frustração no trabalho normalmente se dão porque não sabemos lidar com as pessoas a nossa volta.
O livro traz de forma clara e objetiva o conhecimento que já temos, mas que não colocamos em prática e mesmo assim está escondido no nosso subconsciente.
A leitura traz o desejo da ação, fazendo com que as dicas dadas sejam colocadas em prática o mais rápido possível.
Esta obra é recomendada para quem quer melhorar seu relacionamento pessoal e/ou não pessoal e consequentemente mudar a própria qualidade de vida.
O autor tem um jeito de conversar que é difícil encontrar em outros lugares, tornando a leitura fácil, divertida e, é claro, muito rápida!
Thiago Brunet traz em seus livros muito da visão inteligente de lidar com os problemas e seguir levemente com a vida.
Buscando sempre a construção da inteligência emocional, esse livro te ensinará a lidar com todos os tipos de pessoa e prever possíveis atitudes ruins que alguns indivíduos possam apresentar em algum momento.
O ego é seu inimigo; Ryan Holiday
Uma crença doentia na própria importância é o que o ego significa aqui.
O ego nada mais é do que o núcleo da personalidade de uma pessoa. A capacidade que temos de acreditar em nós mesmos. Quando esse ego cresce e se torna nocivo, é aí que o problema começa.
Um dos melhores exemplos de egos que destruíram carreiras é a de Napoleão Bonaparte.
Considerado um dos maiores e mais inteligentes militares franceses, o maior expansor de território que o império já viu, teve sua ruína causada principalmente por seu ego.
Achando que conseguia qualquer coisa, Bonaparte resolveu invadir o Império Russo e foi completamente derrotado.
Por mais que seu caso difira, e você não seja um conquistador francês, ter um ego exacerbado pode ser extremamente nocivo.
Quando você acha que é maior e melhor do que tudo e todos, além de afastar pessoas que podem ser possíveis amigas e aliadas, quando você finalmente não consegue fazer alguma coisa, o baque psicológico que você recebe é enorme.
Quanto mais você tem sucesso na sua vida, mais o seu ego é amaciado e mais você acredita que consegue qualquer coisa, colocando os que não conseguem na mais baixa posição.
Neste livro, você aprende da melhor maneira como lidar com isso e como manter a cabeça no lugar mesmo após conseguir muito.
Confira nossa lista com livros de leitura dinâmica.
Arrume a sua cama; William H. McRaven
Dividido em dez ótimas e relevantes dicas, McRaven dá uma grande lição para todos.
O autor compartilha que aprendeu essas lições quando tinha se alistado e servido na marinha dos Estados Unidos, mas que também aprendeu bastante no decorrer de sua vida.
Seu discurso original viralizou na internet e teve mais de 100 mil visualizações, mudando a vida de diversas pessoas.
Este livro vai te ajudar a revolucionar seu pensamento, tornando-o mais assertivo e focado nas verdadeiras prioridades da vida.
Mostra, também, que a vida pode não ser justa, mas suas dificuldades devem ser superadas para que ela não seja interrompida de forma precoce.
É simples e direto, sem rodeios e trechos inúteis, e, com escrita fluida e simples, acabará sem você perceber.
Algumas das lições podem ser parecidas com outros livros classificados como autoajuda, mas esse não é um problema já que, são lições pertinentes e que devem ser aplicadas na vida de todo mundo.
Se você quer mudar o mundo, deve começar mudando a si mesmo.
Um livro que vale a pena ser lido e com temas sérios que devem ser levados para a vida toda.
Por mais que sejam coisas pequenas, as dicas dessa obra podem mudar a sua vida, ajudando-o no seu relacionamento com outras pessoas e com você mesmo.
A vida secreta das abelhas; Sue Monk Kidd
Um livro escrito com a visão aprofundada da vida, com tema que podem ser considerados pesados, “A Vida Secreta das Abelhas” fala sobre perda e descoberta, focando em seu discurso feminista e celebrando a companhia de mulheres e o laço ente mães e filhas.
A obra é lapidada focando nas partes mais importantes, seus personagens são diversos e a história foge do convencional, contando com elementos fantasiosos e a adoração de uma imagem da Virgem Maria Negra.
Essa história segue Lily, uma garota de apena quatorze anos e sua mãe adotiva Rosaleen, na Carolina do Sul, EUA, durante julho de 1964.
As duas seguem o mistério da morte da mãe biológica de Lily e o relacionamento dela e das mulheres ao seu redor.
Nessa obra, o foco não é o mistério, fugindo do esperado e focado nos relacionamentos entre os personagens, conta com diálogos bem elaborados e uma lição valiosa, principalmente para as mulheres.
Desde crianças, quem ensina uma menina a se tornar uma mulher, na maior parte do tempo, é a sua mãe, a guiando para o caminho correto e fazendo com que ela não se desvie.
É aqui que você consegue se lembrar da importância do relacionamento entre você e sua filha ou você e sua mãe. Ambos são laços que nos moldam e nos tornam o que somos no presente e no futuro.
Podres de mimados; Theodore Dalrymple
Usando do pseudônimo Theodore Dalrymple, Anthony Daniel fala sobre como a vitimização e o sentimentalismo podem atrasar a sua vida.
Ele já trabalhou em quatro continentes como psiquiatra, focando em pessoas mais pobres que não tem o tempo ou os recursos para procurar ajuda para um problema mental, além de também já ter trabalhado dentro de presídios.
Nesta e em outra de suas obras, ele volta sua atenção às pessoas que vivem no Reino Unido, com cotidianos e problemas muito parecidos com os da população brasileira.
O principal tema abordado é o sentimentalismo tóxico e como lidar com ele.
O sentimentalismo exagerado tem um início maior durante a época do romantismo, com pessoas se imaginando em realidades perfeitas e fazendo o possível para não sair delas, ignorando a realidade.
Esse livro é sobre ignorar todos os problemas em favor de existir em uma vida perfeita, não importando se ela é verdadeira ou não.
Ao viver assim, seu maior obstáculo é que: os problemas não serão resolvidos. Quando eles não são resolvidos, eles se acumulam e destroem tanto a fantasia quanto a sua verdadeira vida e, o seu relacionamento com as pessoas na sua volta.
O autor trabalha assuntos delicados com escrita fluída de fácil compreensão que pode ser lida e entendida por todos.
O que você achou das nossas dicas? Comente qual a próxima lista que quer ver por aqui.
Rana Fernandes é graduanda no curso de Licenciatura em História pela UEFS. Suas preferências literárias são histórias de aventura, suspense e fantasia, principalmente quando misturam elementos históricos