Grande parte dos indivíduos na atualidade sinalizam algum tipo de distúrbio emocional, mas, como resolver? Nós, da Equipe do café e Livros produzimos uma lista sobre os melhores livros para lidar com a ansiedade.
Você, com certeza, já ouviu falar que ansiedade é o mal do século. Entretanto, muitas pessoas antes de nós, tinham os mesmos sintomas, mas, não eram bem diagnosticadas ou, se sentiam envergonhadas demais para tratar sobre o assunto.
A ansiedade é, entre outros diagnósticos, um distúrbio emocional o qual não escolhemos ter. Entretanto, é possível resolver com tratamento contínuo se informando sobre o tema e, consultando psicólogos. Profissionais que elaboram estratégias para agilizar sua melhoria.
IMPORTANTE: Os livros abaixos foram escritos por especialistas na área ou são relatos pessoais de quem passa/passou pelo distúrbio, mas de nenhuma forma substitui uma consulta médica. Sempre busque ajuda médica especializada para o tratamento da ansiedade.
Se você tem filhos, aprenda a como incentivar a leitura nos pequenos.
Veja os livros incríveis que escolhemos sobre o tema.
Melhores livros para lidar com a ansiedade
Diário de uma ansiosa ou como eu parei de me sabotar; Beth Evans
Lançado em 2018, Diário de uma Ansiosa é um livro juvenil lançado no Brasil com tradução de Giu Alonso junto, da editora Galera Records.
Beth Evans, a autora, é ilustradora e quadrinista, fazendo com que o livro seja recheado de ilustrações e de textos simples e divertidos, que tornam a leitura mais leve.
Ela compartilha muitas experiências pessoais. É um livro de humor produzido com delicadeza que aborda situações sérias que muitas vezes são consideradas tabu.
É importante avisar que a leitura vai estar completa com assuntos como depressão, automutilação e distúrbios alimentares, algo não recomendado para quem possa sofrer de gatilhos.
A autora fala bastante sobre sua própria vida, especificamente o início de sua fase adulta e todas as responsabilidades que isso acarreta. Trata também do peso que isso tem na vida de alguém que acabou de sair da adolescência.
Não somente sobre a ansiedade, é possível encontrar outros problemas psicológicos sendo abordados devido Evans ter os enfrentado, como ataques de pânico, depressão, bullying e TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).
São assuntos sérios que precisam de atenção e, que não são discutidos o suficiente. Este livro é perfeito para quem sofre desses problemas e para que conhece alguém que está passando por algo relacionado e quer saber mais sobre o tema para ajudar.
Saiba como criar o hábito da leitura.
Não acredite em tudo que você sente: Identifique seus esquemas emocionais e liberte-se da ansiedade e da depressão; Robert L. Leahy
Caso você estude psicologia ou trabalhe nessa área, este livro é perfeito tanto para você quanto para recomendar para seus pacientes.
Se você não se encaixar em nenhuma dessas categorias, não se desanime, já que, é possível lê-lo mesmo assim. Afinal, todo dia aprendemos alguma coisa nova que nos acrescenta.
Esse exemplar é ótimo para qualquer um que queira aprender mais sobre saúde mental e como lidar com doenças como a depressão e a ansiedade.
Neste livro você descobrirá seu tipo emocional, como desenvolver estratégias de enfrentamento adequadas, como superar o medo das emoções e como cultivar resiliência emocional.
Essa é uma ótima maneira de aprender que mesmo parecendo, ninguém está sozinho quando lidando com problemas psicológicos. Além das pessoas a sua volta, milhões de outras pessoas vivem com essas doenças todos os dias e encontram formas inteligentes de resolver os problemas.
Tomando-as como exemplo, é fácil ver que não é o fim do mundo. Há uma maneira de sair do que você está enfrentando sem se machucar mais ainda.
Lutar contra esses problemas não é fácil, talvez você ache uma maneira de começar em meio a essas páginas.
Confira nossa lista sobre quais os melhores livros para ler durante uma viagem.
A arte de pensar claramente: Como evitar as armadilhas e pensar claramente; Rolf Dobelli
Através de seu livro, Rolf Dobelli nos mostra o quanto nós somos facilmente influenciáveis.
O pensamento de que você é independente do que aparece em sua volta e que o que você vê e escuta não o influencia são absolutamente desbancados nesse livro.
Ele tem 100 capítulos e cada um deles mostra um pensamento pronto que nós temos. Os aspectos culturais nos moldam de tal forma que não conseguimos pensar diferente de um certo padrão.
Somos facilmente manipulados pelo nosso entorno, tentar fugir de um padrão só nos leva a outro já predeterminado.
O autor faz isso dando-nos pensamentos do dia a dia e até mesmo alguns pensamentos históricos de séculos passados.
Você pode estar se perguntando o que isso tem a ver com a ansiedade, a resposta é bem simples.
Uma pessoa que sofre de ansiedade tem pensamentos recorrentes dos quais ela pensa sofrer sozinha. Neste livro você percebe que isso é comum. Cada coisa que passa pela sua cabeça é o resultado de uma vida inteira de experiências.
Dobelli nos mostra pesquisas inovadoras de economia comportamental, psicologia e neurociência de forma simples e direta.
Isso traz a luz que nossos pensamentos são normais, um resultado de quem você era e de quem você é agora.
Previsivelmente irracional; Dan Ariely
Nós seres humanos acreditamos que estamos no comando e somos completamente racionais quando se trata de tomar decisões.
Na verdade, o nosso raciocínio pode impactar vários defeitos que se repetem constantemente. Isso nos faz de certa forma previsivelmente irracionais.
Por termos a tendência de achar que estamos e devemos estar sob controle de nossos próprios pensamentos, alguns problemas surgem.
Dentre eles se destaca o achismo de que se desviarmos nossa mente para o que é considerado socialmente visto como o certo, estamos errados.
É exatamente esse assunto o qual o livro vai abordar.
Nele estão presentes treze erros que repetimos em nossas decisões sem mesmo perceber que elas estão acontecendo.
A vida, história e as experiências de cada pessoa estão enraizadas dentro de seus pensamentos.
Muito como no exemplo número 3, Ariely fala bastante sobre como se livrar, nem que seja um pouco, desses pensamentos padrões que comandam nossas vidas.
Uma das maiores questões que o autor levanta é: Por que temos tanto prazer em seguir a norma social, se nos prejudica?
A autora traz uma boa moral no fim dessa história. No fim, o que os outros pensam de você não é tão importante assim.
Conheça os 30 melhores livros de todos os tempos.
Caixinha antiansiedade: 100 questões para pensar no seu jeito de encarar a vida; Regina Lopes, Fernanda Nascimento e Fernanda Lopes
Existem muitas ferramentas legais e didáticas para aprender ou ensinar alguma coisa. Nessa leitura simples e divertida você conhece a mais antiga de todas, o livro.
Essa caixinha contém 100 questões que ajudam a refletir sobre o jeito que você encara a vida.
A ansiedade é um sentimento comum que todo mundo sente em algum momento da vida. Quando ela começa a atrapalhar o seu dia a dia, isso se torna um problema.
Esse livro propõe uma maneira de te ajudar com isso, lhe fazendo pensar no que você faz e imagina diariamente e como controlar isso de maneira não prejudicial a sua saúde.
A ansiedade patológica é conhecida por muitas pessoas. Lidar com ela requere um cuidado e uma atenção que podem começar a ser trabalhas dentro desta leitura.
Este livro é perfeito também para quem tem uma graduação ou um interesse na área de psicologia. Ele é um ótimo recurso terapêutico para trabalhar no consultório.
Ansiedade: Como lidar com o mal do século; Dr. Augusto Cury
Mais do que nunca, vivemos em uma sociedade de excessos, urgente, rápida e ansiosa.
Muitas pessoas são consumidas por suas mentes agitadas e estressadas. Elas podem ficar extremamente irritadas por coisas simples como um computador lento ou a queda da internet, ou até mesmo se prenderem dentro de casa por medo do que pode acontecer do lado de fora.
É uma constante de frustração, tédio e cansaço mental que não é bem compreendida por quem não sofre dessa doença.
A ansiedade de certa forma é um vício em pensar. Não somente a qualidade dos pensamentos, mas também a quantidade e a velocidade deles.
Neste livro você vai achar uma forma simples e fácil de dar o primeiro passo na jornada da cura e do autoentendimento.
O fundamental é aprender a desacelerar seus pensamentos e a gerenciar a sua mente. É aqui que você começa a jornada de mil passos, indo para a frente.
Veja nossa lista com melhores livros de fantasia, para quem gosta do tema.
O cérebro ansioso: Aprenda a reconhecer, prevenir e tratar o maior transtorno moderno; Dr. Leandro Teles
Um dos melhores livros achados no mercado e escrito pessoalmente médico neurologista Leandro Teles.
Esse exemplar é esclarecedor e não utiliza demais do jargão médico, sendo claro e fácil de compreender.
É cientificamente bem embasado e toca em um assunto não muito explorado. Que uma doença psicológica pode afetar seu cérebro de forma física.
Fundamental para entender a ansiedade da melhor forma possível. Perfeito para terapeutas que querem trabalhar ele de forma profissional ou mesmo para quem quer aprender mais sobre o assunto.
Também é relativamente novo, tendo sido lançado no primeiro dia de junho de 2018.
Nesta leitura você também não encontra a visão estereotipada que é comum de se ver neste tipo de obra, o autor trata da ansiedade como qualquer outra doença, não contando com os preconceitos que as pessoas normalmente apresentam.
Na busca por mais informações é comum encontrar livros ruins com uma visão deturpada e uma moral duvidosa.
Dr. Teles é um ótimo contador, fazendo com quem quer que queira ler seu livro, saia com mais respostas do que novas perguntas.
Meus tempos de ansiedade: Medo, esperança, terror e a busca da paz de espírito; Scott Stossel
O jornalista e editor americano Scott Stossel traz nessa obra um ponto de vista de quem tem a ansiedade.
Mesmo sendo um médico ou um terapeuta, quem não tem ansiedade nunca vai realmente compreender como é conviver com ela.
Nesse caso isso não acontece.
Além da prática, Stossel explica um pouco da parte teórica de como a ansiedade funciona. Ele fala de algo que ele conhece, é um relato pessoal, sincero e que aproxima o leitor.
É possível enxergar o ponto de vista de alguém que convive com a doença e que tem que carregá-la diariamente, uma boa mudança dos livros escritos somente por médicos que nunca tiveram essa experiência.
Motivado de alguma forma a vencer esse mal, o Scott resolveu escrever esse livro. Colocando para fora todos os seus tormentos e com sorte ajudando alguém pelo caminho.
Ele compartilha sua experiência e tratamentos aos quais foi submetido. Assim, mostra ao leitor diferentes perspectivas da ansiedade, sejam do ponto de vista clínico, terapêutico, médico e até filosófico.
O livro tem uma escrita muito leve e fluida, Devido ao fato de o autor expor suas experiências e seus medos faz com que mais pareça uma conversa do que uma palestra sobre o assunto.
São mostradas diversas formas de enxergar a doença. Informações técnicas, dados, estudos e afins. E nada disso chega a desvirtuar o objetivo inicial do autor de conversar com o leitor.
Talvez você deva conversar com alguém: Uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós; Lori Gottlieb
No formato de autobiografia, Talvez você deva conversar com alguém conta a história da autora que no auge de seus 40 anos, com sua vida mudada repentinamente quando seu então namorado termina com ela.
Ela fica bem mal após o ocorrido até que finalmente ela percebe que a terapeuta precisa de terapia.
No livro a autora trata sobre o estigma que existe ao redor da terapia, na qual muitos ainda acreditam. “Terapia é coisa de louco!” Não é. Conversar com alguém que nunca vai revelar seus segredos é uma das melhores formas de se curar. Além disso, esses profissionais desenvolveram e estudaram técnicas para agilizar a melhoria.
Ao marcar a consulta, ela se sente envergonhada, já que em sua cabeça alguém formado na área não deveria estar passando por esses problemas.
Gottlieb também compartilha sua história de vida, fazendo com que ela e o leitor fiquem mais próximos.
O objetivo principal dela é mostrar o quão beneficial a terapia pode ser. Claro que não são as mil maravilhas e você pode encontrar um problema, mas o ponto é:
Os pontos positivos são muito maiores do que os pontos negativos, a melhora da sua vida convivendo com problemas e doenças psicológicas é um processo vagaroso que pode aumentar consideravelmente de velocidade quando você compartilha esse processo com alguém de confiança.
Desconstruindo a ansiedade: Um guia para superar os maus hábitos que geram agitação, preocupação e medo; Judson Brewer
Esse livro é mais uma prova de que magia existe e nós conseguimos fazê-la acontecer, basta um pouco de curiosidade e ciência. Há muito do cérebro a ser conhecido e esse livro ensina muita coisa.
Apesar do autor não o conhecer e você também não o conhecer pessoalmente, parece que esse livro foi escrito especialmente para você.
A cada assunto e a cada frase, é possível se identificar e entender o que acontece contigo desde a primeira infância. Como muitos, é possível que você tenha sido ensinada que você só não conseguia superar esses problemas porque era muito fraca e não tinha força de vontade o suficiente.
Esse livro mostra novas perspectivas que renovam as energias para lutar contra a ansiedade.
É uma leitura fluida que apresenta diversas técnicas que auxiliam pessoas ansiosas. Em um dado momento existe uma repetição nos temas abordados, mas não ao ponto de a leitura tornar-se chata.
Também é interessante como o livro explica o que acontece no cérebro quando você está ansioso, que o psicológico se torna físico e também as marchas para você identificar o ciclo de ansiedade.
O autor também traz conhecimento científico, elevando a conversa a um patamar ainda maior.
O que você achou das nossas dicas? Não se esqueça que ler não dispensa o auxílio de um psicólogo e psiquiatra.
Rana Fernandes é graduanda no curso de Licenciatura em História pela UEFS. Suas preferências literárias são histórias de aventura, suspense e fantasia, principalmente quando misturam elementos históricos