Você deve saber que ler nos torna, de certa forma, mais inteligentes, mas, já parou para pensar porque isso acontece? Confira o artigo abaixo do Café e Livros com argumentos que explicam bem o motivo.
Ler livros, revistas, e-books e matérias na internet nos torna mais criativos e empáticos. Essas são características importantes na nossa convivência em grupo e vivencia individual.
Mas, ler realente nos torna mais inteligentes? Até que ponto? É comum encontrar pessoas que leem e expressam opiniões absurdas. A leitura é algo interpretativo.
Para explicar melhor sobre os benefícios da leitura para quem cultiva esse hábito, trouxemos algumas explicações sobre o tema para você.
Veja também nosso artigo sobre por que ler é importante.
Conteúdo:
ToggleMelhora nosso vocabulário
O principal motivo pelo qual ler nos torna mais inteligente é por melhorar e aumentar nosso vocabulário.
Pense em como isso seria útil em uma redação… E se for do ENEM, melhor ainda!
É lendo que aprendemos novas palavras desde pequenos e como crianças, se você não tem o hábito da leitura, deve começar gradualmente até se tornar uma atividade prazerosa e indispensável.
Quando mais livros, matérias, e-books e outras formas de encontrar palavras escritas, melhor você conseguirá realizar essa tarefa.
Nada de ficar nervoso (a) ao apresentar um seminário na escola ou ler aquele tópico que a professora pediu.
Falando em apresentar seminários, ler também nos dá mais segurança em usar as palavras, pois, você saberá exatamente quais usar e o que você está dizendo.
Isso é útil em escolas, faculdades, universidades e até mesmo no trabalho em reuniões.
Outro ponto positivo é que você também aprenderá mais sobre gramática no quesito concordância nominal e verbal. Isso ajudará você a elaborar frases, parágrafos e textos bem escritos.
Melhorar o vocabulário nem sempre é sobre usar as palavras mais difíceis ou desconhecidas pela maioria. É, principalmente, saber quando usar cada uma. Isso pode ser útil em conversas e diálogos.
Potencializa a capacidade cerebral
Sim, quem lê mais tem o cérebro mais ativo e até mais criativo. Mas, isso depende muito do que você consome através da leitura.
Livros de fantasia e magia, por exemplo, nos fazem imaginar outra realidade, dessa forma, conseguimos ser mais ativos quando falamos de criatividade.
Você já percebeu que lendo esse gênero conseguimos imaginar realmente a cenas descritas nas páginas? Isso sem realmente ver. Uma descrição bem feita unida a nossa boa capacidade cerebral tem esse poder.
Além disso, com o hábito de ler, nosso cérebro tem maior facilidade de fazer análises mais profundas e torna a leitura mais fácil com o decorrer do tempo. É um constante aprendizado.
Existem exercícios para o corpo em busca de uma vida mais saudável e melhor resistência em diversas atividades, não é mesmo? Ler é como um exercício para a nossa mente.
Outro ponto positivo para quem lê com frequência é a capacidade de manter o foco em diversas atividades. Sim, é um exercício para direcionar melhor sua atenção.
A leitura também nos torna menos propensos a contrairmos Alzheimer, doença degenerativa que promove o esquecimento.
Veja nossa lista com melhores livros para crianças e jovens.
Você terá melhores argumentos
Isso mesmo! Se você é um leitor assíduo e ama desbravar novos livros, você conseguirá formular os argumentos com maior embasamento.
Mas porque isso acontece?
Além de você conhecer mais palavras através da leitura constante, é por livros, revistas e sites que você adquire maior conhecimento sobre determinado assunto.
Acostumado com a informação, você também será uma pessoa mais curiosa e buscará sempre entender mais sobre determinados assuntos, conseguindo formular melhores argumentos para defender seu ponto.
Ler é muito importante para quem gosta de participar de debates, pois, somente através dos livros o conhecimento é fornecido de forma mais aprofundada.
Gostar da leitura é ideal para quem pretende cursar graduação em alguma área das Ciências Humanas, já que a bibliografia necessária para a formação adequada é enorme.
Então, se você quer conversar com seus amigos e conseguir mais informações para fazê-los entender com clareza o seu ponto de vista, o melhor caminho serão os livros ou matérias de jornalismo.
Se você ainda não gosta de ler, tente começar por gêneros que agradem você como fantasia, amor próprio, ou quem sabe sagas de piratas!
Lembre-se de que é comum você não gostar dos mesmos gêneros que os seus amigos admiram.
Ler promove autoconhecimento
Tem algo melhor que se conhecer e conseguir a tão sonhada inteligência emocional? É possível ter isso desenvolvendo o hábito da leitura ou dando continuidade a essa preferência de lazer.
Pense bem, quando começamos a ler um livro, sempre escolhemos um lado dentro da narrativa e há personagens que fazem mais o nosso tipo que outros, não é verdade?
Os personagens que agradam você dizem muito sobre sua personalidade. E muitas vezes encontramos soluções dos nossos problemas com base no que os personagens decidiram para suas vidas em situações parecidas com a que vivemos.
Além disso, quando conhecemos melhor cada indivíduo presente na história, desenvolvemos ainda mais a capacidade de ter empatia.
Quando falamos em autoconhecimento também devemos lembrar da história de nossos antecedentes e isso é possível lendo livros de História sobre a evolução do homem como o exemplar Implacáveis.
Se você é negro ou negra, por exemplo, vale a pena explorar mais sobre a história dos africanos e os escravizados além do que ensinam na escola, que por sinal, é muito reduzido se pensarmos bem no que realmente foi essa época.
Se você é descendente de outra etnia, como brancos ou indígenas, pesquise mais sobre sua descendência e conheça mais sobre a história da sua família aqui no Brasil.
Estimula a criatividade
Uma pessoa criativa se destaca muito mais na escola, universidade, faculdade, no mercado de trabalho e até mesmo na roda de amigos.
Ser criativo diz muito sobre experiência e conhecimento de algumas áreas.
Preparar um almoço completo com poucos ingredientes e economizando dinheiro diz sobre seu conhecimento em culinária somado à sua criatividade.
Na escola, por exemplo, ser criativo pode te ajudar a encontrar maneiras mais eficientes e práticas de estuda. Isso fará com que você compreenda melhor o conteúdo e, tire melhores notas.
Na roda de amigos, você poderá ser aquele que desempata o placar acabando com a dúvida decidindo qual o melhor lugar para sair e se divertir.
Criatividade também nos ajuda a buscar soluções mais práticas e rápidas de executar diversas tarefas. Além de permitir que não gastemos muito tempo e energia pensando no que fazer.
No trabalho, você se destacará como o que encontra formar mais ágeis de finalizar determinada tarefa, que escreve melhor ou que é o/a mais indicado (a) para decidir o design de uma foto ou postagem.
Pessoas criativas conseguem ser melhor sucedidas por terem ideias originais e conseguirem levá-las a frente com dedicação e boas estratégias.
Você gosta de ler? Compartilhe nos comentários qual seu gênero de leitura e livros preferidos. Antes de ir, veja nossa resenha sobre O Pequeno Príncipe.
Rana Fernandes é graduanda no curso de Licenciatura em História pela UEFS. Suas preferências literárias são histórias de aventura, suspense e fantasia, principalmente quando misturam elementos históricos