Romance de época e romance histórico: Qual a diferença?
Com o aumento de escritores que contam histórias que ocorrem em séculos passados, é muito comum os leitores confundirem dois gêneros diferentes: romance de época e ficção histórica. Vamos te explicar as diferenças!
O romance de época e o romance histórico são dois tipos de histórias diferentes, embora possam se passar na mesma época e até no mesmo ano.
No entanto, com tantas distinções entre romances, é comum que os leitores se confundam. Afinal, há ainda muitos outros tipos de romance, como:
- Romance clássico;
- Romance Regencial;
- Romance erótico;
- Romance Medieval;
- Romance sobrenatural;
- Entre outros.
Mas se você já comprou algum livro por engano, achando que encontraria um tipo de história e acabou encontrando outra, sabe o quanto isso é frustrante.
E é exatamente por esse motivo que precisamos pesquisar e conhecer bem os diferentes gêneros literários.
O que é um romance de época?
Basicamente, um romance de época é um livro ficcional que se passa em uma época diferente da que vivemos hoje, especialmente entre os séculos XVII a XIX. Mas não é somente isso!
Nestes livros, a mensagem principal nem sempre gira em torno de fatos históricos e também não há uma responsabilidade de passar dados precisos sobre a época. Muitas coisas podem ser imaginadas e criadas pela ficcional.
Além disso, neste tipo de livro encontramos bastante foco para demonstração dos modos e costumes da época, como a moda, a etiqueta social, e as ambientações.
Diversos temas são comumente trabalhados nos romances de época, como os desafios das mulheres em uma época completamente diferente, o modo como o romance se desenrolava até o casamento (tendo em vista que raramente o amor era o principal fator que levava um casal a se casar), entre outros plots muito usados.
O que é um romance histórico?
Aqui precisamos fazer duas distinções: a ficção histórica, que é um livro ficcional que tem com o foco o contexto histórico, que pode ou não ter um romance, desde que ele não seja o centro da história e sua principal mensagem; e o romance histórico, propriamente dito.
Um exemplo de ficção histórica é o livro Moça com Brinco de Pérola, que foi adaptado para o cinema, em que conta uma história ficcional do quadro homônimo do pintor Johannes Vermeer.
Neste livro, conhecemos o contexto da Holanda, em 1665, os problemas sociais e religiosos da época, por uma história de ficção que se mistura com fatos históricos.
O romance histórico usa determinado contexto, com fatos e acontecimentos históricos, para desenvolver um romance.
Neste caso, o foco principal está no romance entre os personagens, de tal modo que se o romance não existir na história, pouco sobrará dela.
Geralmente, os romances históricos normalmente misturam figuras reais e ficcionais. Por exemplo, a série de livros Outlander, que possui elementos fantásticos (viagem no tempo), e tem personagens ficcionais e figuras históricas que realmente existiram.
O fato do autor ser contemporâneo ou nascido em outro século não importa. Por exemplo, Diana Gabaldon, autora da série Outlander, e Jane Austen, autora de Orgulho e Preconceito, são duas escritoras com romances históricos.
Descrição | Significado | Principais autores |
---|---|---|
Romance de Época | Um romance que se passa em um determinado período da história, com bastante foco para demonstração dos modos e costumes da época, como a moda, a etiqueta social, e as ambientações. | Jane Austen, Júlio Verne e Gabriel García Márquez |
Romance Histórico | Um romance que se passa em um determinado período da história e que geralmente envolve personagens reais e eventos históricos, com foco no romance entre os personagens. | Margaret Mitchell, James Clavell e Philippa Gregory |
Melhores dicas de livros
Outlander: a viajante do tempo, de Diana Gabaldon
Claire Randall foi uma enfermeira durante a Segunda Guerra Mundial. Com o fim da guerra, ela e seu marido resolvem fazer uma segunda lua de mel, viajando para Inverness, nas Ilhas Britânicas.
Porém, em um círculo de pedras, Claire acaba viajando no tempo e vai parar em 1743, em uma Escócia completamente diferente, cheia de violência e guerras.
O que ela não imagina é que irá se apaixonar por um guerreiro das Terras Altas e ficará dividida entre voltar para o futuro, onde está seu marido, ou continuar no passado.
Para quem ama romances arrebatadores, este romance histórico vai ler uma leitura e tanto!
Diana Gabaldon é uma escritora que se preocupa bastante em trazer elementos históricos para suas obras, escrevendo
Este primeiro livro vai se passar no período anterior à Batalha de Culloden, ocorrida entre as tropas britânicas e os jacobitas, em 16 de abril de 1746, matando cerca de 2.000 escoceses e mudando para sempre a história da Escócia.
Além do romance ser incrível, há também muitos fatos históricos bastante interessantes relatados nos livros da série, com até o 8º volume, quando a história se passa em 1778.
O Duque e Eu, de Julia Quinn
Agora, se você é o tipo de leitor que gosta apenas de conhecer os costumes da época, os romances proibidos, segredos e intrigas em um livro que se passa em outro século, vale a pena apostar na leitura deste romance de época.
O Duque e Eu é o primeiro livro de uma série de oito histórias da Julia Quinn.
E estes livros fizeram tanto sucesso que chamou a atenção da Netflix, saindo a adaptação para uma série original do streamming chamada Os Bridgertons.
No primeiro livro, conhecemos a história de Daphne, a quarta de sete filhos da família Bridgertons.
Daphne é uma moça que já está na idade de casar, mas todos os bons pretendentes da alta sociedade a veem apenas como uma boa amiga.
Tudo muda quando Simon Basset, o duque de Hastings, volta para a Londres. Atraindo todas as atenções e se tornando o alvo das mães que desejam arranjar um bom casamento para suas filhas solteironas, Simon e Daphne fazem um pacto.
O relacionamento falso é para fazer Daphne se tornar a mulher mais desejada da temporada, recebendo bons pedidos de casamento, enquanto Simon sai dos holofotes, sendo um homem já comprometido.
Para quem ama romances com cenas quentes e adora esse contexto de história de época, mas sem contextos e fatos históricos, esta é a melhor escolha, especialmente se você ainda não leu nada do tipo e deseja dar uma chance ao gênero.
Você é uma das apaixonadas por romance de época e histórico? Vale a pena compartilhar esse artigo nos seus grupos de leitura, pois muitos leitores não sabem da distinção entre esses dois gêneros.