14 Melhores Livros para Educar Crianças com Sabedoria
As crianças são realmente receptáculos que tendem a copiar os adultos ou aprender com suas experiências na convivência em sociedade. Pensando nisso, nós do Café e Livros produzimos uma lista com os melhores livros para educar crianças. Confira abaixo.
Você sabia que é possível abordar temas adultos em linguagem infantil como educação sexual, por exemplo? Basta usar as palavras certas e entender que esse assunto as protegerá de abusos e violência.
Esse e outros assuntos que podem ser complicados para adultos, podem ser passados usando livros feitos por profissionais que usam linguagem infantil fácil de entender pelos pequenos.
Confira nossa lista e veja qual o melhor para o seu filho, sobrinho, irmão, afilhado ou alunos.
Livros para educação infantil
Meu crespo é de Rainha por Bell Hooks
O livro é simples, curto e pode abrir portas para diversas conversas abordando os temas de diversidade, aceitação e respeito.
É um livro curto, bem ilustrado e escrito em formato de poema, podendo ser o necessário para iniciar atividades diferentes no tema racismo.
Além de que, para crianças que não sabem ler, este livro pode ser uma ótima opção, já que as imagens são grandes e bem coloridas. Para as que já sabem ler, o livro é curto e com palavras de fácil entendimento.
Para inserir o tema em casa, este livro pode ser uma ótima escolha.
Confira nossa resenha sobre O Pequeno Príncipe.
Os segredos Matemáticos dos Simpsons por Simon Singh
A matemática e a física têm uma péssima reputação entre crianças e adolescentes sendo muitas vezes vista como chata e/ou difícil de mais de se entender.
O autor, Simon Singh, é formado em física, matemática, jornalismo e cinema. Tendo escrito alguns outros livros (um deles sobre o enigma mais longo da história matemática), neste aqui além de falar sobre Os Simpsons, ele fala sobre outra série do mesmo criador, Futurama.
Futurama é uma série bastante conhecida por seus temas matemáticos que resolvem boa parte dos conflitos apresentados. O autor menciona alguns deles por aqui.
O que poucos conhecem na verdade é que nos bastidores de Os Simpsons, muitas das pessoas envolvidas na criação do seriado têm grande conexão com temas matemáticos.
A melhor parte do livro mesmo é que, mesmo sem ter contato com qualquer um dos dois seriados, o livro é de fácil de entendimento e que pode despertar a curiosidade de crianças e pré-adolescentes.
Veja nossa lista com melhores livros de piratas para crianças e jovens.
Gogô, de onde vem os bebês por Caroline Arcari
Este livro (que é recomendado para crianças acima de cinco anos) foi escrito e pensado para explicar de uma forma simples como acontece a concepção de uma criança além de abranger uma conversa sobre consentimento.
Utilizando do mito de que cegonhas entregam os bebês, a personagem que conta a história, a Gogô, é uma cegonha.
Ela explica de forma simples e colorida, como o processo é feito com fotos e legendas explicativas.
Além disso, o enredo explica que a forma correta da concepção de bebês acontecer é quando ambos os envolvidos concordam com a ideia de serem pais, dessa forma, o livro mostra o que é o consentimento e que se ele não existe, a relação não é saudável.
Recomenda-se também, que um adulto participe da leitura, respondendo as dúvidas da criança.
Veja nossa lista com os melhores livros de todos os tempos.
Pipo e Fifi: Ensinando proteção contra a violência sexual na infância por Caroline Arcari
Da mesma autora do último livro e ainda falando sobre educação sexual na infância, é recomendado para crianças acima dos 4 anos.
Para crianças mais novas há uma versão chamada de: Pipo e Fifi para bebês.
O livro mostra e ensina as crianças a importância do consentimento e como toques afetivos e toques sexuais se diferenciam.
Há também os bonecos feitos com pelúcia dos dois personagens, mostrando a anatomia da criança e como funciona.
Ainda que conversas sobre sexo sejam vistas como tabu e quase sempre terminem em diálogos constrangedores, crianças precisam de educação sexual para evitar abusos.
Por isso, livros que abordam o tema usando linguagem pensada para o público infantil são recomendados.
É um dever dos pais, como forma de proteger seus filhos, ensinar logo cedo que sem permissão, ninguém pode tocá-los e, que se isso acontecer, algum adulto deve saber para poder ajudar.
A menina que virou lua por Marina Cardoso
Outro assunto que é muito evitado e considerado vergonhoso é o da menstruação.
Este livro, conta, de forma simples, a história de uma garota que menstrua pela primeira vez.
E, mesmo que a maioria dos meninos não passe por um ciclo menstrual, é bom, que seja apresentado para eles também de modo a mostrar que é algo normal de ocorrer e que deve ser normalizado ao invés de visto como nojento.
Recomendado também para crianças que passam pela menarca ainda quando novas.
A primeira menstruação pode ser assustadora tanto para as meninas quanto para os seus pais, pois, indica o início de uma nova fase. Entretanto, pouco se fala do tema como algo natural e que deve ser aceito sem dificuldades.
Além disso, é importante ensinar como usar o absorvente e o que fazer ao sentir cólicas.
Variando de assuntos como a higiene pessoal e até a história da ancestralidade e do sagrado feminino, o livro contém ilustrações diversas que deixam o assunto ainda mais fácil de se compreender.
O Abecedário dos bichos Brasileiros por Geraldo Valério
A obra de Valério é uma ótima leitura para introduzir a criançada que está na fase de ler e escrever.
O livro também conta com imagens e informações extras dos animais feitas pelo biólogo Humberto Conzo Junior.
Além de ensinar o alfabeto, o livro se propõe a expandir o conhecimento da criança apresentando a flora brasileira e os animais que a compõem.
Sendo bem ilustrado, este livro é uma boa introdução no aprendizado das letras e onde cada uma delas se encaixa, com imagens divertidas de cada animal, o que deixa a leitura ainda mais fluida.
Numbers, Colors, Shapes por Roger Priddy
O ensino da língua inglesa para crianças e adolescentes está ficando cada vez mais comum. Essa inserção do idioma tem como finalidade fazer com que os alunos aprendam o máximo possível de gramática e interpretação textual.
O livro sugerido acima mostra o básico do idioma para que a introdução seja feita de forma gradativa apresentado números, cores e formas.
Sendo perfeito para bebês e crianças, o livro conta com capa macia, acolchoada, imagens grandes, coloridas, que servem como ótima ilustração do que é apresentado.
O livro oferece leitura simples e fluida avançando gradualmente no que é mostrado para que a criança não seja sobrecarregada com os temas.
Para potencializar o aprendizado, sugerimos que você complemente com vídeos do YouTube de forma que se torne ainda mais atrativo.
Escute e Aprenda! Escreva Apague ABC com Sons pela editora TodoLivro
Apropriado para crianças que já foram introduzidas na leitura e escrita, o livro feito pela editora TodoLivro exibe atividades simples envolvendo o alfabeto e palavras pequenas.
Acompanha um quadro auditório para que a criança veja as letras e aprenda sua pronúncia.
Como um bônus, o livro conta também com uma canção do alfabeto e dispensa o uso de lápis e canetas comuns já que acompanha uma caneta própria que pode ser apagada.
Este livro é especialmente oportuno para as crianças com dificuldade no aprendizado, mas, que já estão indo para a creche e precisam acompanhar o conteúdo.
Esse livro pode ser uma oportunidade incrível de aceleração no aprendizado.
Bem lá no Alto por Susanne Strasser
Bem lá no Alto acompanha a história de um urso faminto que avista um bolo e não consegue comê-lo por não conseguir alcançá-lo.
A história segue as várias tentativas do urso de alcançar o bolo, contando com reviravoltas que prendem a atenção da criança e a ensina a importância de reconhecer quando precisa de ajuda e a convivência em sociedade.
Recomendado para crianças de entre um e dois anos, o livro ensina e entretém em simultâneo, mostrando que pedir ajuda a outras pessoas para concluir qualquer tipo de tarefa é normal e não diminui o seu potencial ou capacidade.
Além disso, ensina sobre o reconhecimento e divisão. Se alguém o ajuda, nada mais justo que dividir o prêmio, se houver um.
É um livro bem ilustrado, de leitura simples, fluida e rápida, além de ser ótimo para ler antes de dormir, onde o objetivo é manter a focada até que pegue no sono.
Veja nossa lista com melhores livros para melhorar o vocabulário.
Escute e Aprenda! Escreva Números com Sons da editora TodoLivro
Bem parecidos com duas das sugestões acima, este livro distribuído pela editora TodoLivro apresenta um livro de atividades com quadro de sons com o alfabeto sendo ditado.
Seu maior diferencial é a apresentação em inglês. O livro tem seu estilo de escreva e apague, enviada como acessório do mesmo uma caneta especifica para ser usada e apagada como em uma lousa de quadro branco.
Esse é um livro ideal para crianças que já aprenderam algumas palavras em inglês ou, que já conseguem ler em português de forma que entendam livros e atividades.
Muito como um livro em português, este livro ensina às crianças algumas palavras, letras e pronúncias do inglês sendo possível ouvir o alfabeto apertando os botões do quadro ou mesmo o que apresenta o alfabeto cantado.
É uma das melhores opções para pais que querem incentivar o aprendizado em outros idiomas. Quanto mais nova a criança, maior a facilidade de aprender.
Não abra este livro por Andy Lee
Não abra este livro foi escrito de forma despretensiosa como uma forma de presentear o sobrinho do autor Andy Lee.
O editor visou a obra como uma forma interessante fazer dinheiro, o livro além de ter se tornado um sucesso em inglês, foi traduzido para diversas outra línguas.
Seu conteúdo conta com um pequeno monstrinho que tenta durante as páginas fazer com que o leitor desista da leitura apelando até para as autoridades da casa, pedindo que o leitor chame seus pais até ali.
O livro é atrativo e engraçado. Além de gerar curiosidade, entretém a criança em um exemplar envolvente.
O livro é interessante por despertar a curiosidade. Característica comum em crianças que podem as levar a descobrir um novo mundo e desenvolver o hábito da leitura.
Ensine às crianças sobre a importância de ler.
Eu sou assim e vou te mostrar por Birgit Antoni
Apresentado de maneira lúdica, a obra ensina às crianças as diferentes partes do corpo humano de forma didática e fácil de entender.
A obra também permite trabalhar temas como o autoconhecimento e a identidade do leitor, ressaltando tanto nossas semelhanças quanto nossas diferenças com as várias espécies de animais.
Tem idade sugerida de 2 a 6 anos e funciona como uma prática de leitura sobre ciências e corpo humano. Uma criança que se conhece, é uma criança que se desenvolve melhor.
O hábito da leitura pode ser incentivado aqui. Esse será um fator positivo que auxiliará na realização de atividades escolares futuras.
O final do livro é a parte mais interessante por ensinar sobre a individualidade. Seu filho ou aluno aprenderá que é único e tem particularidades, mas, que ainda assim, deve ser aceito e amado.
Veja outros livros para crianças e jovens.
Maria vai com as outras por Sylvia Orthof
Tendo como personagem principal uma pequena ovelha chamada Maria, o livro traz uma reflexão para os pequenos, abordando em linguagem infantil um tema que se facilita de entender.
Maria tem tendência a copiar tudo que as outras ovelhas a sua volta fazem sendo ela uma verdadeira maria-vai-com-as-outras.
Esse fator, além de irritar as outras companheiras, apaga a identidade de Maria. Fazendo dela uma ovelha sem personalidade própria.
Com o tempo ela percebe que não precisa copiar tudo o que todo mundo anda fazendo e que ter uma identidade própria é muito mais divertido.
A criança aprenderá sobre a importância da individualidade e da autenticidade. Além disso, terá noção de que será necessário pensar por conta própria ainda que reconheça quando precisa de ajuda.
É um livro completo com imagens e história de simples entendimento, seu tema aborda opinião, coragem e autoconhecimento.
As cores no Mundo de Lúcia por Jorge Fernando dos Santos
A história segue a vida de Lúcia, uma garota com idade entre sete e oito anos que passa seu tempo brincando junto de seus pais e avós. Lúcia não consegue enxergar já que sofre de cegueira congênita.
O livro conta a história de uma criança que aprende a importância e a necessidade de usar seus outros sentidos como tato, olfato, adição e paladar.
A inclusão, além de apresentar uma criança com deficiência visual, traz outro elemento importante: Lúcia é negra.
Esse é um exemplar que leva crianças a compreensão sobre pessoas com deficiência em uma abordagem simplificada com o objetivo de ser fácil de entender.
O livro convida o jovem leitor a superar preconceitos e a refletir sobre a vida ainda que com algumas limitações físicas. Além disso, para outras crianças, será útil para que entendam a importância de abraçar a todos independente de suas características físicas.
O livro também fez parte do mestrado de Maria de Lourdes Rocha da Silva, intitulada “Cegueira, literatura e identidade: modos de ver”, na Faculdade de Letras do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CESJF).
O que achou das nossas sugestões? Qual ou quais livros você mais gostou e acha que pode ser útil para a sua realidade? Converse conosco através dos comentários.
Rana Fernandes é graduanda no curso de Licenciatura em História pela UEFS. Suas preferências literárias são histórias de aventura, suspense e fantasia, principalmente quando misturam elementos históricos
Muito boas as dicas! Vou usar com minhas crianças.