TOP 10 Melhores Livros para quem quer Aprender sobre História

Está em busca de bons livros de história Geral e do Brasil, nós, do Café e Livros, listamos alguns dos mais significativos para quem quer aprender mais sobre o tema. Confira a seguir.

Aprender História é um diferencial que você pode ter diante de outros indivíduos da sociedade. Afinal, se interessar pelas origens das composições que conhecemos hoje não é um interesse tão comum.

Além disso, quanto maior o seu nível de conhecimento sobre o tema, menor a possibilidade de você ser enganado pelas propostas politicas falsas de novos e antigos candidatos.

O conhecimento histórico promove pensamento critico e nos traz uma nova forma de enxergar as formações sociais presentes no mundo atual.

Melhores Livros sobre História

O Holocausto: Uma Nova História

EM OFERTA O Holocausto - Uma nova história
O Holocausto – Uma nova história
Nesta história arrebatadora, ele combina esses testemunhos com as pesquisas acadêmicas mais recentes para investigar o que tornou possível o maior crime da história.

Esse é, provavelmente, um dos livros mais completos sobre o tema lançados em português do Brasil.

É um livro que recebeu muitas críticas positivas vindas de outros especialistas no Holocausto.

Esse não é um livro pequeno, mas, traz a abordagem em linguagem acessível, já que é pensado para que todos compreendam.

O autor inicia abordando o antissemitismo na Europa para contextualizar o que seria uma das maiores tentativas de genocídio ocorridas na História.

Afinal, não basta declarar que os nazistas promoviam perseguições aos judeus por preconceito racial e sim, explicar de onde vinha essa visão de que indivíduos da mesma realidade seriam inferiores e precisavam ser extintos da Terra.

O primeiro capítulo explica.

foto do livro com legenda

A partir do segundo capítulo já conhecemos a personalidade de Hitler e os anos que se antecederam a ascensão do militar e como os nazistas usaram a crise de 29 para s estabelecerem no poder.

Todo o processo de poder do grande nome do Holocausto é estudado profundamente, um presente para quem se interessa pelo tema.

Relembre como um dos piores eventos da História se iniciou e como Hitler avançou gradativamente na sua manifestação de ódio aos judeus.

A História da Arte

EM OFERTA A História da Arte
A História da Arte
Leitores de todos os tempos e das mais diversas origens encontram em Ernst Gombrich um verdadeiro mestre, que combina o conhecimento e a sabedoria a um talento excepcional para comunicar seu profundo amor pelas obras de arte que descreve.

A História da Arte é um clássico e um dos mais famosos sobre o tema. Já foi traduzido para mais de 30 idiomas.

O autor, Gombrich, foi um dos historiadores mais importantes do século XX. Sua pesquisa sobre o Renascimento é bastante conhecida, já que é um especialista sobre esse tema.

O livro é organizado em 27 capítulos. Além disso, a linguagem é muito clara e fácil de entender. A escrita foi pensada na formação de adolescentes. É muito fácil de entender.

Entretanto, essa obra apresenta informações introdutórias sobre a História da Arte que pode ser lido por qualquer individuo que queira estudar sobre esse tema.

foto do livro com legenda

A leitura é fluida e contém diversos insights pertinentes que levam o leitor a pensar e refletir sobre o conteúdo. Um livro realmente inovador para a época em que foi lançado, na década de 50.

Você aprenderá a diferenciar os períodos abordados com maior clareza, ainda que, para leigos, pareçam os mesmos períodos. Os capítulos curtos auxiliam nessa questão.

As edições podem conter um capítulo a mais ou a menos, já que na época em que foi lançado a Arte Contemporânea ainda não existia.

As edições mais recentes são atualizadas.

Heróis e Vilões

EM OFERTA Heróis e Vilões
Heróis e Vilões
Na história da guerra, um grupo de elite de homens atingiu status quase lendário, por meio de sua coragem, ambição e gênio militar incomparável.

Heróis e Vilões, escrito por Frank McLynn fala sobre algumas personalidades históricas e sua relevância para a construção da História como a conhecemos atualmente.

Frank Mclynn é um autor bastante conceituado, com outras obras de caráter semelhante, sendo especialista em História Militar. Tem grande parte de suas formações acadêmicas concluídas na Universidade de Oxford.

O livro traz uma nova perspectiva sobre grandes nomes da História como Spartacus, Ricardo Coração de Leão e Napoleão Bonaparte.

No primeiro capítulo temos Spartacus, conhecido por ser um dos maiores guerreiros e estrategistas em uma época onde os recursos eram bastante limitados, colocando Roma de joelhos ainda que fosse de uma classe desvalorizados da sociedade, os gladiadores.

foto do livro com legenda

A característica mais importante do individuo eram os seus ideais o carisma que exalava, já que não obrigava ninguém a o acompanhar e, ainda assim reuniu diversos seguidores.

O segundo capítulo fala sobre um dos maiores bárbaros da Europa, conhecido por ser um dos principais contribuintes para a queda do Império Romano, sendo o primeiro mafioso de que temos conhecimento, Átila o Huno.

Você conhecerá com maior profundidade as características que levaram esses indivíduos a serem considerados vilões ou heróis de acordo com seus feitos.’

História do Brasil para quem tem pressa

A história do Brasil para quem tem pressa: Dos bastidores do descobrimento à crise de 2015 em 200 páginas! (Série Para quem Tem Pressa)
Ilustrado e didático, um livro essencial para todos que procuram um ponto de partida para se aprofundar na história do Brasil.

Escrito por Marcos Costa, esse é um livro introdutório sobre a história brasileira. O autor é historiador e visa melhor compreensão sobre alguns eventos ocorridos no território brasileiro.

A obra é dividida em 4 capítulos e aborda a chegada dos portugueses, o período colonial, o período monárquico e finalmente, a república. O livro é finalizado no ano de 2015.

O livro cumpre o que promete. É direto, curto e rápido para quem quer aprender brevemente sobre História do Brasil. Ideal também para quem deseja relembrar alguns eventos.

Entretanto, não é recomendado para quem deseja estudos mais aprofundados, já que não aborda nenhum dos temas dessa forma.

foto do livro com legenda

Podemos perceber com clareza que, na visão do autor a Inglaterra sempre esteve em maior poder, principalmente em relação ao Brasil, graças ao seu poder econômico e bélico na época.

Além disso, o período republicano, ainda que breve, é bem explorado, ideal para quem quer relembrar um pouco sobre o conteúdo, principalmente ocorridos após a Era Vargas.

Ainda que superficial, já podemos deduzir pelo título, é uma boa opção para quem busca por leitura rápida e objetiva que, acima de tudo, seja fácil de entender.

A estrutura bem elaborada vai direto ao ponto sem rodeios.

Veja nossa lista com melhores livros de leitura dinâmica.

Getúlio Vargas

EM OFERTA Getúlio Vargas
Getúlio Vargas
Como pôde um caudilho, um estancieiro envolvido nas eternas querelas entre chimangos e maragatos, um gaúcho de botas, bombachas e chimarrão, um político eminentemente provinciano, ser o mais centralizador dos governantes brasileiros, combatendo duramente o regionalismo e erigindo o nacionalismo em ideologia?

Para quem ama história do Brasil, nada melhor que encontrar livros que abordem o perfil de personalidades históricas importantes da nossa sociedade.

Nesse livro de Boris Fausto você vai conhecer um pouco mais sobre o perfil psicológico e comportamental de Getúlio Vargas no contexto da época em que viveu.

Getúlio foi um dos maiores presidentes da História republicana do Brasil, sendo estudado todos os anos pelos alunos a partir do 9º Ano do ensino fundamental 2.

Suas práticas e decisões enquanto presidente o fizeram ser aclamado pelo povo, já que sabia exatamente quais estratégias colocar em prática para ser bem visto e aceito pelos seus eleitores.

Ainda que muito inteligente, Vargas também ficou conhecido pelo período ditatorial em que colocou o Brasil, promovendo censura e torturas a indivíduos que se enquadravam como oposição.

foto do livro com legenda

Esse livro vai levar você a uma nova perspectiva sobre esse grande nome histórico e compreender melhor sobre suas ações enquanto presidente.

Vale muito a pena entender como algumas pessoas se desenvolveram em posições de destaque e o que levou cada um deles à tais posições.

Já que, ainda que tenha sido protagonista de atos que foram sendo repudiados, teve sua volta ao poder aclamada pelo povo.

Apologia da História

EM OFERTA Apologia da história: Ou o ofício do historiador
Apologia da história: Ou o ofício do historiador
Fuzilado pelos nazistas em 16 de junho de 1944 próximo a Lyon, Marc Bloch deixava inacabado um livro de metodologia, Apologia da história – publicado pela primeira vez em 1949 por Lucien Febvre.

Também conhecido como O Ofício do Historiador, esse livro foi escrito pelo famoso Marc Bloch, um dos fundadores da Escola dos Annalles.

Esse livro, na década de 1930, revolucionou a forma de pensar e ver a História, já que implicava na forma de relacionar o passado com o presente.

Aqui o autor também ressalta a importância da História e das fontes históricas, os objetos de estudo dessa vertente.

Além disso, busca compreender e explicar qual a importância da disciplina para a compreensão da sociedade.

Ele não fala sobre um período específico, mas, sobre a metodologia de conhecimento histórico e sua visão sobre o tema.

foto do livro com legenda

Esse é um dos melhores livros para a compreensão do tema e esclarecimento sobre essa “matéria escolar” ainda tão discriminada e deixada de lado por quem a conhece.

A escrita é incrível. Principalmente sabendo que o autor estava presente na primeira e segunda guerra, além de se alinhar com a resistência alemã.

Um dos livros que escreve enquanto está preso é o Apologia da História, deixando a obra inacabada, já que foi morto fuzilado pelos nazistas em junho 1944, um ano antes do final da Segunda Guerra Mundial.

Com certeza, vale a pena ser lido. É um livro bastante trabalhado nas universidades públicas do Brasil.

Veja nossa lista com livros sobre Segunda Guerra Mundial.

SPQR: Uma História da Roma Antiga

SPQR: Uma história da Roma antiga – 2ª Edição
Um dos livros mais importantes sobre Roma Antiga que existe Cobrindo mil anos da história romana, SPQR revela em detalhes como Roma cresceu de uma vila insignificante na Itália Central para se tornar a primeira potência global.

Esse livro promete ser a porta de entrada para todos que querem aprender um pouco mais sobre a história romana.

A autora é muito respeitada pela sua trajetória na Academia, além de ser famosa por proporcionar o conhecimento de forma mais acessível. Já participou de alguns documentários sobre História Antiga produzidos pela BBC.

SPQR é o nome oficial de Roma, principalmente no período republicano, tendo esse maior destaque no livro. Entretanto, você também poderá conferir informações sobre o império e monarquia.

Para quem quer se aprofundar no tema temos uma ótima notícia. Ao final do livro, a autora indica obras que aprofundam discussões sobre cada tema abordado no livro.

foto do livro com legenda

Para quem acha que Roma se resume a crises políticas e guerras, conseguirá desmistificar essa visão ao ler a obra. A autora, apesar de trabalhar esses temas comuns quando pensamos em História Antiga, lança também um olhar para a vida cotidiana.

Há um capítulo exclusivo para abordagem sobre o costume romano de beber em bares e tavernas.

O livro é realmente lindo. A capa dura e a cor dourada trazem um ar ainda mais especial de sofisticação.

Confira os melhores sites para ler de graça ou pagar pouco.

O Queijo e os Vermes

O queijo e os vermes
Um obscuro herege do século XVI é resgatado do esquecimento por Carlo Ginzburg em O queijo e os vermes.

Escrito pelo famoso historiador Carlo Ginzburg, pode ser encontrado em duas versões, a completa e a versão de bolso produzida pela Companhia das Letras.

Essa obra é um ícone da micro-história, um gênero historiográfico que aborda temas bastante específicos de comunidades ou indivíduos, permitindo assim, melhor compreensão da realidade.

Ginzburg é um dos fundadores desse gênero.

O autor encontrou, após a análise de alguns arquivos, o processo de inquisição de um moleiro, indivíduo que trabalhava em um moinho.

O réu falava sobre ideias distintas das pregadas pela igreja, uma delas é de que o mundo e, o próprio Deus e seus anjos teria origem na putrefação.

foto do livro com legenda

O processo se dava para entender de onde o moleiro tirou essas ideias totalmente contrárias ao que era pregado. Ginzburg decide fazer a mesma pesquisa e compreender melhor a situação.

Além dos livros que teriam sido lidos pelo moleiro, que podemos classificar como inusitadas.

A pesquisa foi adaptada em filme, lançado em 2018.

Esse é mais um livro de história bastante trabalhado nos cursos de graduação do ensino superior.

Veja nossa lista com melhores livros para estudar a História da Igreja.

Brasil, uma biografia

EM OFERTA Brasil: uma biografia: Com novo pós-escrito
Brasil: uma biografia: Com novo pós-escrito
Com linguagem fluente, acesso a documentação inédita e profundo rigor na pesquisa, Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling traçam um retrato de corpo inteiro do país, e mostram que o Brasil bem merecia uma nova história.

Esse livro é enorme, mas, isso se dá à sua abordagem que inicia com a chegada dos portugueses e se estende até o início dos anos 2000. É realmente um grande período para estudo.

Escrito por Lilia Schwarcz e Heloisa Starling, traz uma abordagem incrível sobre a história geral do Brasil, não se atendo a meras descrições de fatos.

A obra, ainda que a respeito de um grande período histórico sobre o nosso país, traz o que seriam os problemas centrais na construção do Estado brasileiro.

Alguns deles são a formação da cidadania, o impacto da escravidão de africanos na construção do que temos hoje como nossa sociedade, a relação com os indígenas, a violência e o patrimonialismo.

foto do livro com legenda

A partir desses eixos, as autoras formam uma narrativa incrível que pode ser muito útil para quem busca argumentos concisos sobre determinados períodos no Brasil ou, para aqueles que querem aprofundar esse reconhecimento.

Ao final do livro, você poderá encontrar notas com fontes para quem tem interesse por aprofundar cada tema abordado nas inúmeras páginas da obra.

Esse livro é bastante usado como referência em aulas e vídeos sobre História, é um dos mais indicados para professores que desejam uma base sólida para o planejamento das aulas.

Confira os melhores livros para aprender sobre matemática básica.

A Era dos Extremos

EM OFERTA Era dos extremos
Era dos extremos
Ensaio histórico panorâmico em que o célebre historiador inglês desenvolve a tese de que o século XX teve início com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914, e terminou com a derrocada da União Soviética, em 1991.

Esse livro de Eric Hobsbmw vai mudar sua perspectiva sobre o breve século XX.

Mas, por que breve?

Hobsbmw estabelece que as características primordiais do século XX se iniciam a partir do século XIV com a eclosão da Primeira Guerra Mundial e terminam em 1991 com o lapso da União Soviética.

Essa obra foi pensada para o público, com foco aos que estão fora da Academia e precisam de abordagens mais específicas sobre as visões a respeito de determinados temas.

O texto é mais leve, sem quantidades exageradas de notas de rodapé ou fontes. Essas estão posicionadas no final do livro, para os leitores poderem aprofundar a discussões com outras leituras e reflexões.

foto do livro com legenda

É uma das obras importantes no meio acadêmico, já que o autor liga eventos importantes e seus impactos sociais.

Eventos esses que ocorrerem majoritariamente europeus, ainda que alguns tenham a Oceania, a América, Ásia e África como palco principal, estabelecendo contato e deixando uma marca sangrenta por onde passaram.

No final do livro você encontrará sugestões de leitura caso queira aprofundar o estudo e queira ler sobre um tema específico.

A leitura é fluida e agradável, facilitando a compreensão.

O que você achou das nossas dicas? Converse conosco através dos comentários diga qual a próxima lista que quer ver por aqui.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Café e Livro
Logo