Nos últimos anos, o mercado literário brasileiro tem apostado em peso no gênero de livros de terror. E a busca dos leitores por esse tipo de história tem crescido.
Entre novos autores nacionais e edições de luxo de obras clássicas do terror, o que não falta são opções para quem ama ler livros que dão medo e causam todo tipo de emoção.
Afinal, um livro de terror é capaz de despertar todos seus sentidos, deixando o coração acelerado nas cenas de maior tensão e sua atenção redobrada com tudo que acontece em sua volta enquanto lê.
Se você ama esse gênero, vai adorar todas essas dicas que separamos!
Conteúdo:
Toggle9 Melhores Livros de Terror e Horror
O Corvo e outras histórias, de Edgar Allan Poe
O Edgar Allan Poe foi um autor que escreveu poucas histórias, mas suas histórias ficaram eternizadas, que viveu durante o século XIX.
Suas histórias são curtas – especialmente em formato de contos -, mas que são capazes de despertar todo tipo de emoção nos leitores. Entre o suspense, o humor macabro, o horror, e a tensão, você vai ler as histórias do Poe sentindo seu coração bater mais forte, aflito e ansioso para ler cada vez mais.
E se você quer conhecer mais do gênero de terror e horror, vale a pena começar pelo Poe, que hoje é considerado um clássico nesse gênero.
O seu poema O Corvo é a mais conhecida, mas ele também possui diversas outras histórias, que estão compiladas nessa edição capa dura de luxo da editora Pandorga.
E o corvo, na noite infinda, está ainda, está ainda
No alvo busto de Atena que há por sobre os meus umbrais.
Seu olhar tem a medonha cor de um demônio que sonha,
E a luz lança-lhe a tristonha sombra no chão há mais e mais,
Libertar-se-á… nunca mais!
O Corvo, de Edgar Allan Poe
Para todo apaixonado do gênero, essa se torna uma leitura obrigatória.
Psicose, de Robert Bloch
Publicado originalmente em 1959, Psicose é um dos livros de terror mais conhecidos em todo o mundo, que ganhou diversas adaptações para as telas.
Em 1960, o livro foi adaptado para o cinema pelo Hitchcock, e se tornou um dos filmes mais importantes do mundo.
No entanto, você pode mergulhar ainda mais profundamente nessa história através da obra literária de Robert Bloch.
Nesse livro, você conhece a história de Norman Bates, que era um assassino solitário vivendo em uma propriedade rural isolada da sociedade. Norman, que sempre se vestia com roupas femininas, teve uma mãe super controladora, para a qual construiu um santuário.
Sem dúvidas, essa é uma das leituras mais importantes para quem ama o gênero de terror.
O livro começa com aquele clima super pesado, característico das obras de terror mais antigas, mas possui uma trama extremamente envolvente que te prende até a última página.
Mas atenção! Esse realmente é um livro de terror/horror, portanto é uma história para chocar e deixar os leitores tensos e com medo do que virá a acontecer.
“A vida também é uma força, uma força vital. E, como a eletricidade, pode ser ligada e desligada, ligada e desligada. Eu a desliguei, mas sabia como tornar a ligar. Está compreendendo?”
Trecho do livro Psicose, de Robert Bloch
E mesmo que você já tenha assistido ao final, sabendo o plot principal, vale a pena adquirir a obra e ter uma experiência ainda mais completa da história.
Afinal, uma adaptação literária quase nunca é capaz de superar a obra literária que a originou.
O Exorcista, de William Perter Blatty
O livro que originou o filme, na verdade, não é 100% ficcional. O autor se baseou em um caso real do exorcismo de Robert Mannheim, que ocorreu em 1949.
O livro passou a ser considerado pela Igreja Católica como um relato mais completo de um exorcismo desde a Idade Média.
Nessa história acompanhamos Chris MacNeil, uma atriz que sofre com as mudanças no comportamento de sua filha de 11 anos. Quando nem mesmo os médicos conseguem descobrir o que há de errado com Regan, Chris busca ajuda à Igreja para ajudar sua filha que parece estar possuída.
Damien Karras é um padre que tenta salvar Regan, que, ao mesmo tempo, é o mal e a própria vítima.
O filme foi lançado apenas dois anos após a obra literária e foi dirigido por William Friedkin, sendo um filme muito conhecido especialmente pelos diversos acontecimentos inusitados nos bastidores.
Durante as filmagens, o set pegou fogo em quase todos os locais de gravação, menos no cenário do quarto de Regan, onde eram gravadas as maiores partes das cenas da jovem possuída.
E se o filme já é assustador, imagine o livro!
As cenas são cheias de tensão, para deixar o leitor atento a cada pequeno barulho emitido em sua volta.
Sem dúvidas, não é um livro para quem tem medo facilmente e não consegue dormir após absorver tanto de uma história aterrorizante. Afinal, esse é um livro perturbador, com aquele tipo de história que não vai sair da sua cabeça por dia (semanas, meses ou até anos!).
“Eu acho que a crença em Deus não é uma questão de razão; acredito que é, no fundo, uma questão de amor: de aceitarmos a possibilidade de que Deus possa nos amar.”
Trecho de O Exorcista, de William Peter Blatty
Além de todo o aspecto de terror e horror, o livro também traz uma trama aprofundada das relações familiares, com sentimentos profundos sobre culpa, redenção, sacrifícios e reconciliação. Claro que este é um dos pontos que faz esse ser considerado um livro clássico, que fala com leitores para além da época em que foi escrito/ publicado.
Então, se você deseja uma história de terror para dar medo e com profundidade literária, essa é a aposta mais certeira de obra para ter em sua estante.
Outsider, Stephen King
O corpo de um garoto de apenas 11 anos é encontrado em um parque de Flint City. E o suspeito, apontado por várias testemunhas e pelas próprias impressões digitais, é o treinador Terry Maitland, o treinador da Liga Infantil de beisebol, professor de inglês, pai de duas meninas e casado.
A prisão é rápida, o detetive e promotor público do caso logo fazem com que toda a cidade saiba da acusação do treinador como o assassino.
No entanto, com o desenrolar da investigação, Terry aparece com um álibi irrefutável. Como seria possível que ele estivesse em dois lugares ao mesmo tempo? Mas também como é possível que ele pudesse ser esse monstro?
Esse é aquele tipo de enredo bastante instigante, que faz o leitor ficar vidrado em cada página passada e não te deixa abandonar o livro antes de chegar ao finall.
“Foi nesse momento que ele foi tocado. Acariciado na nuca por uma mão tão quente quanto uma compressa. Tentou gritar e não conseguiu. Seu peito estava fechado como a Glock no cofre. Agora, outra mão se juntaria à primeira, e o sufocamento começaria.”
Trecho do livro Outsider, de Stephen King
Este não é aquele livro de terror escancarado. Ou seja, que desde a primeira página você percebe que é terror e tem elementos sobrenaturais. Pelo menos não no começo…
King escreve um terror sorrateiro, que vai dando pequenos indícios durante a trama, que vai te deixando com arrepios, onde o leitor percebe lentamente o terror entrando na história.
Mas entre o meio e o final, o terror começa a ganhar cada vez mais espaço na trama!
Para quem ama histórias com enredo policiais e investigados somado ao terror sobrenatural, com certeza essa história vai ser uma experiência única de leitura.
Então, se esse é o tipo de história que você gosta, vale muito a pena comprar o livro e já iniciar a leitura assim que ele chegar na sua casa. Dificilmente você vai se arrepender!
O Vilarejo, de Raphael Montes
Você já ouviu falar da série da Netflix ‘Bom dia, Verônica’? Esta série foi adaptada de um livro de Raphael Montes, com o mesmo nome.
E tudo isso graças ao sucesso que os livros deste autor carioca fez no mercado literário.
Em O Vilarejo conhecemos uma história de terror diferenciada. Em 1589, um padre demonologista fez a ligação entre cada pecado capital e um demônio.
Com isso, conhecemos 7 histórias diferentes que se passam em um vilarejo isolado, onde cada demônio, relacionado com um pecado capital (inveja, ira, luxúria, avareza, gula, preguiça e soberba), passa deixando destruição, fome e miséria.
O mais interessante é o que leitor pode ler cada uma dessas sete histórias dentro do livro em qualquer ordem. No entanto, ao final, surge uma conclusão surpreendente.
“Como não ceder aos pecados da carne quando a guerra chega e o inverno castiga, quando o frio e a fome tomam conta, quando uma força maior parece conspirar e rodear os moradores para que eles se entreguem a seus piores instintos?”
Trecho do livro O Vilarejo, de Raphael Montes.
Todos os sete contos são bastante instigantes, despertando fascínio e medo no leitor ao mesmo tempo, e são daquele tipo de histórias que te fazem imergir dentro das páginas, enxergar tão claramente o que tem sido narrado e ainda sentir parte do enredo.
E uma grande vantagem é que, além de ser um livro curto, é aquele tipo de história que você realmente lê rapidamente. Especialmente por ficar curioso para saber como o autor vai tratar cada um dos temas e, é claro, o que vai ser o desfecho surpreendente que o livro promete entregar.
O Bebê de Rosemay, de Ira Levin
Se você é um fã de filmes de terror, sem dúvidas já deve ter assistido ao filme O Bebê de Rosemary, uma das histórias mais famosas do gênero.
Mas você sabia que esse filme (assim como Psicose e O Exorcista) foram inspirados, na verdade, em um livro original? Pois, é!
Neste livro, você conhece a história de Rosemary Woodhouse que finalmente realizou todos seus sonhos. Ela se casa com um jovem ator e está perdidamente apaixonada. E logo engravida.
A sua vida parece perfeita. Mas conforme a gestação evolui, Rosemary se sente cada vez mais fraca e começam a surgir suspeitas sobre os novos vizinhos, o casal de idosos com hábitos excêntricos que se tornou uma presença constante na vida do casal.
O Bebê de Rosemary é aquela história assustadora, mas que trata de assuntos importantes, especialmente por ter sido publicado originalmente em 1967, momento histórico em que tantas coisas estavam mudando no mundo.
O autor trabalha gêneros diferentes de forma genial, como o gótico doméstico e a paranoia urbana, rendendo uma história bastante macabra com personagens assustadores.
“Até então a dor estivera dentro dela; agora era como se ela, Rosemary, é que estivesse dentro dela, da dor. A dor era o ambiente à sua volta, era o tempo, era o mundo inteiro. Entorpecida e exausta, passou a dormir mais, e também a comer mais – mais carne quase crua.”
Trecho do livro O Bebê de Rosemary.
E, além de valer muito a pena ler, também vale muito a pena apostar nessa nova edição da história publicada pela Darkside Books em comemoração aos 55 anos da publicação do livro.
A edição é toda em capa dura, e cheia de fotos com as cenas do filme, o que ajuda muito a tornar a leitura ainda mais envolvente e, claro, assustadora.
Hell House: A Casa do Inferno, de Richard Matheson
Um dos elementos mais interessantes de histórias de terror são as casas assombradas. Se você ama esse tipo de enredo e gosta de filmes e séries como Invocação do Mal e The Haunting of Hill House, com certeza vai adorar esta leitura.
Nesta história, conhecemos a Mansão Belasco, uma casa imponente que possui um mal tão violento que destrói com chamas qualquer um que adentra por suas portas.
Assim, há tempos esta casa guarda seu próprio mistério, eliminando qualquer um que tenta entender seus segredos.
Mas tudo começa a mudar quando um time investigativo de quatro pessoas se determina a descobrir o que acontece lá dentro, buscando uma forma de eliminar o mal que habita na imponente Mansão Belasco.
Este é mais um dos melhores livros de terror já publicados, do autor que também escreveu o clássico Eu Sou a Lenda e Paraíso Perdido.
Para quem gosta de leitura de terror com uma narrativa ágil, daquele tipo de livro que você nem mesmo sente as páginas passando enquanto lê, vale a pena dar uma chance para Hell House.
“As pessoas permaneciam aqui por meses a fio, anos, a casa se tornou seu modo de vida. Um modo de vida que ficava mais insano a cada dia. Isolados do contraste com a sociedade normal, tornaram-se eles próprios a norma. Asim como a busca pelo prazer, a depravação, a violência e a carnificina.”
Trecho do livro Hell House: A Casa do Inferno, de Richard Matheson
É um livro fantástico para quem ama enredos com acontecimentos paranormais, além de mansões mal assombradas com boas doses de momentos de horror.
Hell House é uma leitura muito empolgante para quem ama esse tipo de história. E essa edição da DarkSide Books veio para melhorar ainda mais a experiência, com uma excelente diagramação que facilita a leitura e uma edição que dá gosto de ter na estante.
É um livro que qualquer leitor de terror precisa ter em sua casa.
Amityville, de Jay Anson
Seguindo ainda as indicações de livros com casa assombradas, este clássico do Jay Anson é um dos favoritos dos leitores de histórias de horror. E o melhor de tudo: é uma história baseada em diversos acontecimentos verdadeiros.
Aqui, acompanhamos um acontecimento que chocou os Estados Unidos em 13 de novembro de 1974, o assassinato da família DeFeo em Amityville. E pasme: isso não é ficção!
Anos depois, o único sobrevivente do massacre admitiu que matou seus pais e quatro irmãos, revelando que foi influenciado por vozes em sua cabeça.
Agora, meses após o ocorrido, um casal adquire a antiga residência dos DeFeo. Porém, estranhos acontecimentos começaram a perturbar a paz desta nova família, afetando o casal e seus três filhos, fazendo-os se mudar de lá.
“Para mim, o que existiu nesta casa, foi com certeza de natureza negativa. Não teve nenhuma relação com alguém que em outras vidas caminhou na terra em forma humana. É algo que surgiu das entranhas da terra.”
Trecho do livro Amityville, de Jay Anson
Jay Anson reconstruiu a história de Amityville criando um dos livros de terror mais impactantes, sobre as presenças malignas que habitavam a casa e como elas impactaram seus moradores.
Nesse livro, acompanhamos a vida desse casal que se muda para Amityville após o massacre da família DeFeo, com relatos bastante realistas e claros, que impactam qualquer leitor experiente no gênero de terror.
Além disso, o livro conta com a planta da mansão, onde é possível que o leitor se localize e entenda ainda melhor o que é narrado.
Para quem ama histórias de terror que realmente aconteceram, este livro é incrível!
Toda a narrativa, as emoções, sensações e experiências relatadas faz com que a leitura se torne ainda mais real para o leitor.
O Iluminado, de Stephen King
O Iluminado também é outra obra genial que foi adaptada ao cinema e gerou um dos melhores filmes de terror de todos os tempos.
No livro, você mergulha ainda mais profundamente nesse universo aterrorizante criado por Stephen King.
Danny Torrance é nosso protagonista nessa história e você precisa saber que ele não é um garoto comum. Ele não só é capaz de ouvir pensamentos, como também pode transportar-se no tempo. Danny é iluminado.
E quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no antigo hotel Overlook parece que todos os problemas da família são solucionados, trazendo sossego para sua esposa, Wendy, e para o pequeno Danny.
No entanto, este velho hotel tampouco é um hotel comum, repleto de espíritos malignos e desejo de vingança.
O Iluminado é um dos maiores filmes de terror de todos os tempos, escrito em 1977 e que até hoje é um sucesso de vendas, conquistando diferentes gerações pelas últimas 4 décadas.
Ou seja, há grandes chances de O Iluminado se tornar um dos livros clássicos mais importantes de todos os tempos. Mas um clássico de terror, é claro.
Este é aquele livro que só pode ser lido à noite por pessoas muito corajosas.
“Monstros existem e fantasmas também. Vivem dentro de nós e, às vezes, eles vencem.”
Trecho do livro O Iluminado, de Stephen King
O começo do livro possui aquele tipo de narrativa mais lenta, um estilo próprio do Stephen King. Mas conforme as coisas vão acontecendo e mais vai sendo revelado sobre a ambientação e personagens, mais a história vai se tornando interessante.
E a partir daí é impossível largar o livro.
Se você ama livros de terror que realmente dão medo e que você não vai esquecer tão cedo das histórias contadas, essas são leituras indispensáveis!