10 Melhores Livros para Jovens e Adolescentes – De quem realmente Leu
Incentivar a leitura em jovens é muito importante para desenvolver diversas habilidades essenciais na convivência em sociedade e amadurecimento pessoal. Selecionamos alguns livros interessantes para esse público aqui no café e Livros. Confira abaixo.
Existem diversos livros no mercado pensados para indivíduos com idades diferentes. Quanto mais jovem é o público alvo do ator, mais simples a linguagem da escrita.
Geralmente esses livros são fluidos e com narrativas cativantes que prendem a atenção graças a histórias super movimentadas, repletas de descobertas e, emoção.
Nesse artigo, buscamos alguns exemplares com essa abordagem para que adolescentes e jovens desenvolvam o hábito da leitura ou alimentem esse desejo.
Dica: veja também nosso artigo sobre melhores livros infanto-juvenis
Melhores Livros para Jovens
Anne de Green Gables
Ane de Green Gables é um livro que faz parte de uma sequência incrível sobre Annie e suas experiências.
O primeiro livro conta sobre a personagem principal entre seus 11 e 16 anos. A narrativa inicial conta sobre a necessidade de um casal de adotar um menino que pudesse trabalhar como auxiliar nos trabalhos manuais da fazenda.
O requisito principal é que ele tenha 15 anos, pois, dessa forma, é velho o suficiente para ajudar no que for preciso e novo o suficiente para ser criado conforme os padrões do casal.
A responsabilidade da adoção ficou para uma mulher que também adotaria uma criança, mas, por erro na informação, acabou adotando uma menina de 11 anos. Assim começa a história da nossa personagem principal.
Anne é uma menina diferente das demais na sua idade, além de falar palavras difíceis, é uma garota com a criatividade fora do comum, apesar de ter uma história de vida difícil.
Anne é uma personagem forte, decidida, ambiciosa e que gosta de imaginar diversas possibilidades sobre seu futuro.
Mas, alguns eventos fazem ela mudar de plano.
Quem é Você Alaska
Quem é Você Alaska é narrado por Miles, um jovem que vive na Flórida, mas, decide que quer ingressar na escola interna do Alabama.
Miles é literalmente obcecado por últimas palavras e lê biografias para saber o que as pessoas famosas disseram por último antes de morrer.
A frase mais incrível que ele encontrou e a responsável pela sua decisão de se mudar é “Saia em busca de um grande talvez”.
Mas, o que se tornaria o grande talvez para Miles?
Sua expectativa é que o encontre na sua nova rotina, conhecendo novas pessoas e vivendo experiências incomuns na sua antiga realidade.
Ao entrar no internato, conhece o Coronel, um jovem negro que apresenta Miles para outros alunos. É então que entra nossa personagem chave: Alaska.
Alaska Young é uma menina segura de si com comportamentos espontâneos que conquista o coração de Miles. Apesar de ser uma garota interessante, Alaska tem personalidade explosiva e guarda segredos sobre seu passado.
O mais interessante do livro é a leitura fluida que prende o leitor e, com certeza, vai prender você. A vontade de terminar a história é insana.
Um acontecimento importante e impactante vai mudar a rotina dos alunos e a forma como Miles enxerga a vida, além de ser muito importante para o seu amadurecimento.
O livro virou série e vale muito a pena conferir!
O Lar da Senhorita Peregrine para Crianças Peculiares
Jacob Portman é um garoto com a vida super comum. Tão comum que cansa a ele mesmo. Ainda que tenha como inspiração seu avô que lutou na guerra, ele imagina se um dia viverá grandes aventuras.
Durante sua infância, seu avô contava diversas histórias fantasiosas que pareciam impossíveis e fora da realidade. Mas, Jacob descobre, em determinado momento, que tudo era real.
O Orfanato da Senhorita Peregrine está localizado em uma fenda temporal para proteger as crianças peculiares de Etérios, os vilões da história, descritos como criaturas sem alma que farão de tudo para alcançar a vida eterna.
As crianças peculiares são alvos constante dos Etérios por serem a fonte de alimento principal, somente os olhos, para eles alcançarem o objetivo de viver para sempre.
Jacob se vê em aventuras nunca imaginadas que pões sua vida em risco constantemente, principalmente por ser uma criança peculiar.
O livro faz parte de uma série incrível indicada para quem gosta de histórias que evolvem aventura.
Orgulho e Preconceito
Orgulho e Preconceito é um livro que virou filme. A história envolvente de uma menina que não aceita o papel característico da mulher na sociedade vai impressionar você e se tornar um de seus livros preferidos.
Se você gosta de histórias de romance clichê que trazem na trama um casal que aprende a se amar e se conquistam no decorrer da narrativa. Esse é um dos melhores!
Sabe aquelas leituras que deixam nosso coração quentinho? Orgulho e Preconceito é assim.
A personagem principal é a Elizabeth Benet que, ao contrário das irmãs e da mãe, não tem como objetivo principal se casar com um homem bem sucedido para garantir seu futuro.
Na verdade, Elizabeth, como uma menina comum entre as cinco irmãs, acredita no amor verdadeiro e na conquista entre ambas as partes.
A mãe da nossa personagem principal quer casar suas filhas para garantir um futuro agradável quando o pai delas morrer, já que por lei, suas propriedades não ficarão para ela ou para as descendentes e sim, para um primo próximo.
Como uma menina de personalidade forte e ideais incomuns para as mulheres da época, Elizabeth era considerada inteligente na medida certa, não diminuía ninguém, mas, não via sentido na cultura do casamento por interesse.
Nossa mocinha conhece um homem rico e bem sucedido que lhe causa repulsa, principalmente por ter teoricamente desmanchado o casamento dos sonhos da sua irmã.
A história tem aquela reviravolta comum em comanches de época e deixa nosso coração derretido pulando de alegria enquanto finalizamos a leitura.
O Teorema Katherine
O Teorema Kathrine é mais um livro surpreendente de John Green, o autor do famosíssimo A Culpa é das Estrelas.
A história conta sobre Colin que, namorou 19 meninas cujo nome era Kathrine e a última, como as outras, decidiu terminar o relacionamento.
Preocupado com o estado atual de luto pós termino do personagem principal, seu melhor amigo decide ajudar ele a sair da fossa e saem de carro para focar a atenção de Colin em outras coisas.
Existem muitas críticas negativas sobre o Teorema Kathrine, mas, na verdade, o autor conta uma história inovadora com elementos e narrativas comuns em outros livros, como a deprê pós coração partido.
Você provavelmente achará as primeiras páginas arrastadas, mas, é normal em um livro que inicia com uma narrativa melancólica do luto em um garoto que acabou de sair de um relacionamento.
Colin é um menino ansioso e preocupado com a solidão, entretanto, é considerado um prodígio por ser muito inteligente.
A aventura inicia a partir do momento em que eles desbravam o Tennesee, Estado norte americano, e conhecem novas pessoas, passando por novas experiências.
A Culpa é das Estrelas
Quem nunca ouviu falar nesse livro? Impressionou e conquistou tanto que virou um filme emocionante. Prepare seus lencinhos para enxugar as lágrimas.
A Culpa é das Estrelas virou uma febre e possibilitou que John Green fosse conhecido por indivíduos de todo o mundo graças a sua escrita envolvente em histórias peculiares.
É sim uma história de romance, mas, ao contrário do que muitos pensam, envolve muito mais que isso.
Hazel, nossa queridíssima personagem principal, é uma jovem com câncer terminal e conhece Gus, seu futuro par romântico, que está se recuperando de uma cirurgia necessária também pela presença mesma doença.
Mas, não, não é uma romanização do câncer ou uma distribuição de mensagens sobre aceitar seu destino, ou que fala apenas sobre doenças terminais.
A leitura influenciará você a ver a vida com outros olhos. Sabe aqueles livros que nos fazem valorizar ainda mais a vida que temos? É disso que estamos falando.
Gus e Hazel vivem momentos emocionantes e importantes para o amadurecimento de ambos. O final é realmente emocionante e tira lágrimas de quem lê.
Locke and Key
Locke and Key é um livro para quem gosta de histórias que envolvam terror na medida certa. Daqueles que impressionam e nos deixam nervosos, mas, que não atrapalha nosso sono á noite.
A família Locke muda para a cidade em que o pai das três crianças nasceu para reviver memórias e conhecer um pouco mais da sua vida anterior.
O motivo pelo qual decidem fazer essa espécie de imersão é a morte do pai por um dos alunos a quem ele aconselhava na escola. Esse evento provoca, além de muitos questionamentos, gatilhos nos filhos que são difíceis de serem curados.
O mais velho se sente culpado pela morte do pai, a filha do meio se sente impotente e incapaz de proteger seus familiares, a mãe dos meninos está em um processo profundo de luto, mas, quer resgatar bons momentos e se reconectar com a família.
O ponto chave da história é quando os três irmãos encontram chaves mágicas escondidas pela casa e exploram seu potencial dentro e fora da sua nova residência.
É claro que a história não é só alegria, vilões assustadores que parecem impossíveis de derrotar surgem trazem a reviravolta movimentada que deixa o nosso coração para sair da boca em vários momentos.
Se você gosta de livros de terror, veja nossa lista sobre livros de Stephen King.
Heróis do Olimpo
Se você gosta de livros de aventura e magia e/ou já leu Percy Jackson, essa indicação é especialmente para você.
Como uma espécie de spin off da saga sobre o filho do deus dos mares que conquistou leitores em todo o mundo, essa nova série de livros veio para trazer conforto a quem ficou com saudades da história de Percy, Anabeth e Groove.
Não se engane, essa não é uma história com os mesmos personagens. Ainda que tenha a mesma temática sobre deuses gregos e seus filhos, traz novas narrativas e indivíduos.
O primeiro livro da saga é O Herói Perdido, que dá continuidade ao último livro de Percy Jackson que finaliza com uma profecia.
Jason, Piper e Leo são os focos nessa nova série que vão cativar vocês assim como o trio principal da saga anterior.
Certo dia, Jason acorda em um ônibus indo a uma excursão sem lembrar de nada antes de se ver ali. Não lembra de onde ele veio, sua idade e o motivo pelo qual teria entrado no veículo.
Piper, sua namorada e Leo, seu melhor amigo, o ajudam nessa jornada de redescobrimento da sua identidade, passando por muita confusão comum aos meio-sangue.
No acampamento meio-sangue, eles se conhecem melhor e é aí que Jason conhece os deuses gregos, já que até então, só conhecia os deuses romanos.
Piper guarda um grande segredo que, antes, parecia apenas um pesadelo. Leo é um garoto muito inteligente responsável pelas invenções mais incríveis.
Com Amor Simon
Com Amor Simon é mais um livro que virou filme em uma adaptação incrível que apresenta Simon, um jovem gay que oferece uma narrativa de representatividade e identificação.
Ao contrário de outros livros que apresentam homossexuais naquele drama característico da fase em que decidem se assumir, com amor Simon é uma história fala sobre o que acontece depois disso.
Um menino que, mesmo julgado pela sociedade, entende que precisa ser feliz independente do que vão falar ao seu respeito. É realmente a fase da libertação.
O livro passa uma mensagem importante sobre o tema e encanta quem lê, principalmente quem quer saber mais sobre o assunto ou quer um livro pelo qual sinta profunda identificação.
A autora é conhecida por abordar assuntos que causam polêmica ainda hoje, mas, com alívio cômico que nos faz respirar em meio a uma tempestade de temas complexos.
O Pequeno Príncipe
É praticamente impossível você não ter ouvido falar do Pequeno Príncipe, o menino cujo uma jornada de exploração trouxe tantas reflexões importantes para jovens e adultos.
O Pequeno Príncipe é um menino que vive sozinho em um asteroide com nada mais que algumas árvores. Até que, a semente de uma rosa cai na terra e o garoto passa a dedicar seu tempo a cuidar da flor e auxiliar o crescimento da espécie.
Nosso personagem principal sai para conhecer outros asteroides e outras pessoas a fim de expandir sua visão sobre o lugar onde vive.
É nessa jornada que ele conhece outros personagens do livro que nos fazem refletir sobre temas complexos através do olhar de uma criança que até então, só conhecia o lugar onde morava.
Ainda há opiniões contrárias sobre para quem o livro teria sido escrito, se para crianças ou adultos, entretanto, essa resposta nunca foi respondida, já que o autor desapareceu em uma missão de trabalho.
O livro é pequeno, rápido e fácil de ler. Ainda que tenha se transformado uma certa “modinha” vale muito a pena se permitir nessa jornada incrível de reflexão sobre temas que passam despercebidos aos nossos olhos.
Você já leu algum livro dessa lista? Nos conte o que achou! Qual o próximo da sua lista?
Rana Fernandes é graduanda no curso de Licenciatura em História pela UEFS. Suas preferências literárias são histórias de aventura, suspense e fantasia, principalmente quando misturam elementos históricos