Os 9 Melhores Livros Para Conhecer e Estudar a História da Igreja
Bilhões de pessoas pelo mundo, independente de crença ou não-crença religiosa conhecem a história ou pelo menos já ouviram falar de Jesus Cristo de Nazaré ou sobre a Igreja Cristã.
Afinal, com um número de seguidores que gira em torno de mais de 2,1 bilhões de seguidores, o cristianismo, religião que se baseia em seguir os exemplos e ensinamentos de Jesus cristo, é atualmente a maior religião do mundo.
De mais de 2 mil anos atrás para cá, ao longo dos séculos a igreja esteve diretamente ligada com diversos fatos e acontecimentos históricos bons, ruins e polêmicos.
Idade Média, as cruzadas, Protestantismo, Iluminismo, escândalos de corrupção, popularidade… Estes são apenas alguns dos diversos pontos da história da Igreja.
O fato é que depois de tantos acontecimentos, com tantas personalidades que se tornaram importantes na história e tantas controvérsias, a igreja e a doutrina cristã continuam forte e de pé até os dias de hoje.
E isso, é claro, causa muita curiosidade, e com razão, pois é um dos temas mais interessantes a serem estudados.
Pensando nisso, hoje o Café e Livros trouxe para você uma seleção dos melhores livros sobre a história da Igreja.
Conteúdo:
ToggleCurso Vida Nova de Teologia Básica *Vol. 4*: Panorama da história da igreja – James Eckman
Essa coleção de James Eckman conta com 13 volumes, caso você queira se aprofundar mais no trabalho do autor e teólogo, mas vamos colocar aqui na lista o volume 4 desse seu trabalho.
Isso porque a obra completa trabalha diversos aspectos da teologia, mas para quem está querendo começar a estudar a história da igreja, esse livro é o mais indicado dentre todos os 13, pois ele não é um livro chato ou exaustivo, contando com pouco mais de 130 páginas.
É uma leitura fácil de manter, devido a objetividade da narrativa, que não fica dando voltas para explicar algo que, na prática, é simples. Além de explicar com clareza os temas que não são tão simples assim.
Logo no índice do livro, já podemos ver que ele trabalha a história da igreja, desde a igreja apostólica até a igreja na modernidade, o que o torna um livro cheio de informações para quem busca ingressar no estudo teológico ou histórico da história da igreja.
Por ter uma linguagem acessível, o “Panorama da história da igreja” é indicado para todos, tanto para quem já tem um certo conhecimento raso na área, tanto para quem é um leigo e busca começar.
Mas tenha em mente que não será um estudo imersivo e detalhado, levando em conta os mais de 2 mil anos de história que o cristianismo tem colocados em pouco mais de 130 páginas.
Esse livro é uma introdução, um resumo desses dois milênios de história.
No final de cada capítulo, existem questões para debate e fixação do conteúdo abordado.
Uma breve história das doutrinas cristãs – Justo L. González
Se você quer imersão e fatos históricos, desde o início do cristianismo, a criação da igreja e todos os fatos históricos que rodearam e acompanham a história da igreja, esse livro de Justo González é uma ótima escolha.
Mas isso em de uma forma introdutória, não é um estudo minunciosamente detalhado, mas as informações são bem precisas e vão ajudar você a iniciar essa jornada de estudos sobre esse tema tão interessante.
Logo no sumário do livro você já terá uma noção do que irá encontrar, pois ele divide muito bem as fases, os temas da teologia ou das doutrinas cristãs. Tudo isso sempre acompanhado do desenvolvimento histórico de cada uma delas.
Então se estiver procurando sobre um período específico, já vai saber exatamente em qual página deve ir primeiro.
Vai desde “Israel, a igreja e a bíblia” até “O espírito da esperança”. Ou seja, são temas e matérias da teologia, acompanhados do desenvolvimento histórico.
Dessa forma, dá para estudar o tema através das próprias doutrinas, mas, sem deixar de lado o embasamento histórico, que dá uma sensação maior de seriedade ao estudo.
Ele se encaixa no campo dos livro introdutórios, por não possuir uma imersão mais profundo nos temas abordados.
Sendo assim, é indicado para iniciantes, para quem deseja começar a estudar a história da igreja, com o diferencial de que conta a mesma através da história das próprias doutrinas cristãs.
Isso pode dar ao leitor uma imersão um pouco mais teológica, mas de qualquer forma, a parte histórica também está lá, e muito bem colocada.
Igreja: um relato teológico e histórico – Gerald Bray
Gerald Bray já tem um nome conhecido no campo dos estudos da história da igreja. Existe até um outro livro dele, que trata desse mesmo assunto, porém é um livro grande, maçante e chega até a ser exaustivo.
Por isso, a indicação é essa: “Igreja: um relato teológico e histórico”.
Esse livro é, em comparação com o outro, mais conciso e objetivo, além de ser muito interessante, é claro.
Ele trabalha as origens da igreja, a igreja no novo estamento, a igreja perseguida, a igreja do império, a crise da igreja no império, o que a igreja deveria ser e os concílios ecumênicos.
Tudo isso já é encontrado logo no sumário, facilitando a localização do leitor na hora de começar a leitura.
Ele faz um apanhado geral de todos esses temas e tenta, de forma acessível e clara, introduzir o leitor nessa temática, antes que o mesmo parta para leituras mais específicas, detalhadas e estudos mais imersivos sobre cada uma das fazes da história da igreja.
Para quem ainda não é tão familiarizado com aspectos mais específicos do tema ou ainda não conhece certos fatos ou conceitos específicos da teologia cristã, é importante começar por livros introdutórios, que comprem justamente com papel de iniciar parcialmente.
E esse livro faz isso muito bem, com uma linguagem acessível e objetiva em suas quase 330 páginas.
História da igreja cristã – Jesse Lyman Hurlbut
Esse é mais um exemplo de livro bastante indicado para quem está começando os estudos sobre a história da igreja, como e seu próprio título já diz.
Ele foi publicado pela primeira vez por volta de 1933, mas não o subestime e ache que por ser relativamente antigo ele não atenderá às expectativas.
O livro divide as fases da história da igreja e coloca nome em todas elas, o que torna melhor a compreensão da linha cronológica.
Sendo assim, o autor divide o livro com as fases da igreja apostólica, igreja perseguida, igreja imperial, igreja medieval, igreja reformada e igreja moderna.
A leitura desse livro é muito fluida e simples. Sua linguagem é acessível e sem muito rebuscamento, sendo ainda mais fácil de consumir e realmente compreender seu conteúdo sem risco de uma leitura automática que será esquecida rapidamente.
Além disso, ele também conta com questões para revisão, que ajudar a fixar melhor o conteúdo estudado, tópicos e esboços.
Um ponto interessante que podemos apreciar na leitura é o modo como a igreja, assim como o cristianismo resistiu aos mais diversos eventos ocorridos ao longo dos séculos, se mantendo “de pé” até hoje.
Ele conta a história através do olhar cristão, ou seja, não é um livro imparcial e neutro.
Mas mesmo assim vale muito a pena, pois as fases são detalhadas e o leitor consegue mergulhar na história naturalmente.
A igreja cristã na história – Franklin Ferreira
Agora partindo para o trabalho de um brasileiro, temos esse livro de Franklin Ferreira, professor de teologia e autor de livros que abordam o campo teológico.
Como o livro já diz na capa, ele conta a história da igreja cristã, desde as suas origens até os dias atuais em suas 320 páginas.
É mais uma indicação feita com frequência, sempre quando alguém decide começar a estudar a história da igreja, pois a forma como esse livro é dividido facilita muito a compreensão do leitor, fazendo com que ele consiga compreender com muito mais facilidade.
Primeiro ele detalha a história da fé cristã na antiguidade clássica, depois aborda a fé cristã na Idade Média, a fé cristã na renascença e na modernidade e por fim a fé cristã no mundo contemporâneo.
E todos eles tópicos são muito bem divididos ente si também, cada um com seus subtítulos muito bem divididos e detalhados.
Além de sua ótima organização na forma como é dividido, ele é ilustrado com imagens e quadros que facilitam e ajudam ainda mais a compreensão.
Sem contar que, além de tudo isso, ele conta com uma lista de livros para leitura complementar ao final de cada capítulo, para que o leitor possa escolher se aprofundar mais em cada um dos temas que ele aborda no livro.
A história aqui é contada de forma bem detalhada, em uma linha cronológica bem precisa e de maneira muito fluida, fazendo com que a leitura seja fácil.
História do cristianismo: Uma obra completa e atual sobre a trajetória da igreja cristã desde as origens até o século XXI – Bruce Shelley
Agora vamos ir um pouco além nessa nossa lista de livros para estudo da história da igreja e vamos para esse livro que sai um pouco da categoria de livros introdutórios e passa para a classe dos livros de estudos intermediários a respeito desse tema.
Isso porque o livro, como o próprio título já entrega, tem uma abordagem bem completa dessa história a qual estamos nos propondo a estudar.
Esse livro de Bruce Shelley faz uma trajetória um pouco mais detalhada que os livros anteriormente citados, indo desde a época do próprio Jesus e passa pelas diversas fases dessa tão longa trajetória do cristianismo em si.
Ele passa pela época do cristianismo católico, do ano 70 A.C. ao 312 D.C., a época do império romano cristão, Idade Média, época da reforma, os avivamentos, e assim segue até a igreja contemporânea do século XXI.
Dois pontos positivos bem fortes desse livro, além da grande quantidade de informações, é a o seu sumário extremamente bem organizado com todos os subtópicos indicando os principais eventos ocorridos em cada uma das fases abordadas e a preocupação e sempre especificar as datas logo à frente dos tópicos.
Mas não se preocupe quanto ao grau de “dificuldade” em fazer o seu estudo através desse livro, pois apesar de ser um livro de estudo intermediário, ele tem uma linguagem bem acessível e uma narrativa dinâmica. Tudo isso em 560 páginas.
Um história do pensamento cristão (box com 3 livros) – Justo L. Gonzáles
Justo Gonzáles volta para a nossa lista de indicação de livros para o estudo da história da igreja, agora com um box de 3 livros: “Uma história do pensamento cristão”.
Enquanto alguns outros livros abordam mais a parte histórica, como fatos ocorridos na épocas citadas, esse aqui foca bem mais na parte da história da doutrina cristã em sim.
Por exemplo, aqui o autor não vai falar da vida pessoal de Lutero, se ele se casou, se teve filhos ou coisas do tipo. Ele vai falar sobre as doutrinas de Lutero, o que ele pregava. E assim segue o conceito dos 3 livros.
- O volume 1 aborda desde o início de todo o conceito cristão até o Concílio da Calcedônia.
- O volume 2 vai de Agostinho até às vésperas da Reforma.
- Por fim, o volume 3 vai abordar da Reforma Protestante até o século XX.
Este box de livros é interessante também para quem busca informações sobre pensamentos e doutrinas dos principais pensadores da história da igreja, pois é exatamente nisso que ele mais se aprofunda: a doutrina.
É definitivamente uma obra completa, pois vai da Igreja Primitiva, Idade Média, Reforma e o Iluminismo, até chegar na doutrina cristã no século XX.
Tem um nível mais avançado para o intermediário, mas sua linguagem é acessível e sua narrativa proporciona uma leitura fluida.
História ilustrada do cristianismo: volumes 1 e 2 – Justo L. González
Ainda falando de Justo Gonzales, dessa vez com um box de dois livros, o volume 1 e o volume 2 de “História ilustrada do cristianismo”, para quem já tem uma noção básica da história da igreja e deseja se aprofundar um pouco mais no nível intermediário.
Quase todo mundo que se interessa pela história da igreja e já pesquisou sobre ela, conhece o nome Justo Gonzáles, pois suas obras já viraram clássicos no que se refere a este tema.
Como foi dito, se você já tem uma noção básica da história da igreja e deseja se aprofundar um pouco mais, um ótimo caminho é escolher essa obra, pois aqui, Justo Gonzáles faz um apanhado mais detalhado da história.
Sendo assim, nós leitores somos apresentados a um estudo mais profundo que vai desde os primórdios do cristianismo e vem até aos tempos modernos, para a instituição como conhecemos hoje.
É uma obra de nível intermediário, mas isso não significa que é uma leitura difícil de fazer, cheia de linguagem rebuscada e termos que não conhecemos.
Mas é importante saber que aqui você encontrará mais conteúdos do que nos livros introdutórios, pois o autor se aprofunda bem mais nos tema.
Sendo assim, isso significa que, consequentemente, o número de páginas nos dois livros é bem maior do que nos livros introdutórios anteriores, então prepare-se para uma leitura mais longa.
História da igreja: volumes 1 e 2 – Everett Ferguson
Vamos partir agora para um nível um pouco mais avançado de estudo sobre a história da igreja com esses dois livros que fazem parte de uma mesma coleção.
O volume 1 e o volume 2 de “História da igreja” podem ser comprados juntos e é aconselhável que você assim o faça, pois assim que acabar um, com certeza estará sedento(a) pelo outro. Sem contar que obviamente o estudo só estará completo com a leitura dos dois.
Entretanto, se preferir comprar apenas um dos dois, mas não sabe qual, basta ter em mente que o primeiro livro aborda a história da doutrina cristã e da igreja dos dias de Jesus Cristo até a pré-reforma e o segundo aborda da pré-reforma até os dias atuais.
Assim como os outros livros indicados nessa lista, estes é são bem detalhados, a começar pelo sumário que é muito bem separado e já nos facilita a pesquisa, além da organização impecável dos livros.
Vale ressaltar que eles trazem não apenas informações sobre a história da doutrina do cristianismo, mas também, informações históricas verídicas e culturais das épocas.
Isso torna o estudo muito mais abrangente e completo. Além disso, um outro ponto positivo é que esse é um trabalho totalmente imparcial contado através de uma óptica historiadora.
Para quem deseja se aprofundar na história da igreja e já tem as noções necessárias para um estudo mais avançado, eles são perfeitos.
E aí, gostou? Qual dessas indicações mais foi útil para você?
Vanessa Oliveira é uma baiana graduanda em letras com inglês pela UNEB. Tem paixão pelas áreas do audiovisual, música e literatura. Seu interesse em livros começou na adolescência com livros sobre fantasia e aventura, que abriram as portas para o vasto universo literário.