7 Livros com Plot de Fake Dating Irresisítiveis Para Ler em 2023
Você também ama livros em que os personagens fingem estar em um relacionamento e acabam se apaixonando de verdade? Esse é um plot bem conhecido chamado de fake dating (ou namoro de mentira, em português).
Com o sucesso de livros com este plot (enredo) aqui no Brasil, vários autores e editoras começaram a apostar na publicação desse tipo de história.
E obviamente que o resultado não poderia ser diferente: um baita sucesso!
Para te ajudar a aumentar sua TBR, fizemos uma seleção dos melhores livros com plot de fake dating.
Conteúdo:
Toggle7 Melhores livros com plot de fake dating (relacionamento de mentira)
Namorado de aluguel, de Kasie West
O namorado de Gia termina com ela no pior momento possível: exatamente no estacionamento do baile de formatura. Agora ela precisa pensar rápido em uma solução.
Afinal, há meses Gia fala com suas amigas sobre Bradley, seu namorado, e justamente quando ela pode provar para suas amigas que o seu namorado não é uma invenção da sua cabeça, ele resolve terminar com ela.
É assim que Gia resolve pedir ao garoto que encontra no estacionamento para se passar por seu namorado, por apenas 2 horas e sem nenhum compromisso.
Claro que em troca de outro favor: que Gia vá a festa de formatura da ex dele, por apenas 3 horas de festa, sem nenhum compromisso.
Mas Gia não consegue esquecer o menino… Mas nem mesmo seu nome ela sabe! E para piorar, quando ela acha que pode transformar esse namoro de mentira em um de verdade, Bradley aparece para abalar sua reputação…
Se você gosta daquele tipo de história adolescente que daria um bom filme da Netflix, com certeza você vai amar Namorado de Aluguel, da Kasie West.
O livro é escrito de forma muito fluída e rápida de ler (você pode até ler toda a história em um dia!). Além disso, é uma história super divertida e romântica.
Sabe aquela história que a gente lê tão rapidinho que nem percebe o tempo passar? Que suspiramos nas cenas fofas, ficamos aflitas nas cenas de maior tensão e torcemos o tempo inteiro para que o melhor aconteça com a protagonista? É este livro!
A autora sobre construir uma história leve, mas sem deixar de ser envolvente em um romance adolescente. Se você ama esse tipo de enredo, com certeza vai acabar se divertindo bastante lendo Namorado de Aluguel.
Os Números do Amor, de Helen Hoang
Se você ama o plot de fake dating, mas gosta também de um romance adulto, essa dica é para você!
Em Os Números do Amor conhecemos Stella: uma mulher que sofre com a pressão da mãe para que se case logo e construa uma família. Acontece que namorar é uma missão bem difícil para Stella.
Stella é uma econometrista talentosa e bem-sucedida que está no espectro autista e encontra muitas dificuldades nas relações sociais. É quando ela tem uma ideia: contratar um acompanhante que vai ensiná-la a ser uma boa namorada.
Michael Phan é um acompanhante de luxo que está afundado em dívidas e contas a serem pagas. Só que ele acaba quebrando a sua única regra (de nunca sair mais de uma vez com a mesma cliente) quando conhece Stella, com sua proposta nada convencional.
Este é o livro de romance perfeito para quem ama histórias de amor inusitadas e cheias de emoções. O livro consegue ser muito engraçado, arrancando gargalhadas nos leitores, mas também é muito envolvente, do tipo de história que você não quer largar até chegar ao final!
É um livro com conteúdo adulto, justamente por ter várias cenas quentes do casal protagonista. Então, se você gosta de livros com hot, é uma leitura que você vai curtir bastante!
Mas o livro consegue ser ainda bastante profundo, com as emoções e os dramas dos nossos protagonistas, nos encantando e nos fazendo mergulhar na história.
Vale a pena a leitura!
Para todos os garotos que já amei, de Jenny Han
Em Para Todos os Garotos que Já Amei nós encontramos o clássico clichê de romance de mentira em um livro young adult (jovem adulto).
Nessa história, conhecemos Lara Jean, uma menina que escreve uma carta para cada cara que ele já se apaixonou. Acontece que Lara Jean sempre guardou essas cartas para ela – até o dia em que todas as cinco cartas são enviadas aos seus destinatários por engano.
E o problema é ainda maior quando ela sabe que uma dessas cartas já chegou na mão do namorado de sua irmã.
As pessoas entram e saem da nossa vida. Durante uma época, são seu mundo; são tudo. E, um dia, não são mais. Não dá para saber por quanto tempo vamos tê-las por perto.
Para Todos os Garotos que já Amei
É assim que Lara Jean acaba fazendo um acordo com Peter K., o garoto mais popular da escola e um dos destinatários de suas cartas, de que ele finja ser seu namorado, até que as coisas se acalmem.
Mas antigos sentimentos podem crescer novamente e novos podem surgir de repente…
Se você gosta de livros adolescentes com aquele clima super confortável, de uma leitura de fim de semana, você vai amar todos os 3 livros da trilogia Para Todos os Garotos.
No primeiro livro, encontramos o clichê de fake dating, e nos demais acompanhamos o crescimento da protagonista.
Para Todos os Garotos que já amei é um livro de romance adolescente bem leve, divertido e para aquecer seu coração. Você vai rir, vai torcer pelo casal e não vai querer que a história termine!
Procura-se um Marido, de Carina Rissi
Já falamos aqui sobre os livros da Carina Rissi, a rainha dos livros de romance brasileiros que tem conquistado o coração de milhares de leitores todos os anos.
E se tem um tipo de história que a Carina consegue arrasar são os romances com os melhores clichês, tão dignos de filmes que várias de suas obras estão ganhando adaptações para o cinema e TV, como é o caso de Procura-se um Marido.
Aqui, conhecemos Alicia. Uma mulher que vive como se não existisse amanhã. Alicia é rica e sabe como aproveitar todas as oportunidades da forma mais inconsequente possível.
No entanto, rudo muda quando seu avô – sua única família – falece e a exclui da herança, justamente por Alicia não ter maturidade suficiente para saber administrar os bens que ele deixou.
A única coisa que Alicia pode fazer para reverter essa situação é se casando. E é quando Alicia tem a ideia de procurar por um marido de mentira, alguém que possa ajudá-la a conquistar a sua herança.
Procura-se um Marido é um livro grande (quase 500 páginas!), mas é aquele tipo de história que você lê sem nem perceber o tempo passar, de tão envolvente e empolgante que é.
Assim como outras histórias da Carina, Procura-se um Marido é um romance cheio de altos e baixos capaz de mexer com o coração de qualquer leitor apaixonado.
O melhor de tudo é que a autora sabe contar a história, então você realmente não vai ficar entediada em nenhum momento. A escrita flui facilmente e difícil mesmo vai ser deixar a história de lado.
Amigas ficam ao seu lado nos momentos bons, mas apenas as melhores seguram sua mão nos momentos ruins.
Procura-se um marido, de Carina Rissi
Você vai rir, vai sentir muita raiva dos personagens e seus erros, vai se emocionar e torcer para que o casal fique junto. Você, definitivamente, vai se apaixonar.
E o melhor: quando terminar a história, sentindo aquele gostinho de ‘quero mais’, ainda vai poder assistir o filme adaptado da obra literária, que está disponível na HBO Max.
A Hipótese do Amor, de Ali Hazelwood
A Hipótese do Amor foi aquele livro que fez sucesso no Brasil antes mesmo de ter chegado ao Brasil. Graças ao TikTok, a história bombou muito antes do seu lançamento aqui.
Diversos leitores da gringa estavam lendo e divulgando o livro, fazendo com que leitores brasileiros comprassem exemplares importados.
O sucesso foi tanto que a editora Arqueiro lançou rapidamente o livro aqui no Brasil e dois meses após o lançamento já tinha vendido mais de 80 mil exemplares.
O motivo do sucesso está na história de Olive Smith, uma aluna do doutorado de biologia que acaba se envolvendo em um relacionamento falso com um professor de prestígio da universidade.
Porque estou começando a me perguntar se é isto que significa amar: concordar em destroçar a si mesmo em mil pedaços para que a outra pessoa permaneça inteira.
A Hipótese do Amor, de Ali Hazelwood
Acontece que Olive tinha saído algumas vezes com Jeremy, até perceber que sua melhor amiga gostava dele. Ela, então, resolve juntar os dois e, em busca de provas de que estava tudo bem por ela que eles ficassem juntos, ela acaba beijando o primeiro cara que encontra: Adam, o professor.
O que ela não imagina, após este ato impensado, é que Adam toparia seguir com a farsa e fingir ser seu namorado.
Esse livro é para você que gosta de romance de mentira com o toque de um ambiente acadêmico, que está bem presente na história, tendo em vista que a protagonista é uma doutoranda e o protagonista é um professor universitário.
É um livro bem envolvente, com uma boa dose de cenas divertidas e um romance bem arrebatador (inclusive, é um livro com conteúdo adulto).
Ao chegar no final do livro, é bem capaz de você sentir tanta falta dessa história envolvente que vai querer reler o livro inteiro de novo, e de novo, e de novo…
Uma Farsa de Amor na Espanha, de Elena Armas
Se você acompanha o BookTok, com certeza já ouviu falar em algum momento do livro Uma Farsa de Amor na Espanha, um dos livros comentados no TikTok desde o seu lançamento.
Nessa história acompanhamos Catalina, uma mulher espanhola que trabalha como engenheira em Nova York e acaba tendo que encontrar um namorado de mentira para acompanhá-la na festa de casamento da sua irmã.
Acontece que Catalina não apenas disse a todo mundo que tem um namorado americano, como também o irmão do seu cunhado é o seu ex.
Sua única solução aparente é Aaron Blackford, seu colega de trabalho lindo e charmoso, mas também insuportável. Quando Aaron se candidata à vaga de acompanhante de Lina, seu primeiro instinto é recusar. Mas conforme o evento se aproxima, ela acaba vendo que não tem escolha.
Esse livro se tornou um sucesso especialmente por conta dos diversos clichês que tem no enredo.
Não somente é um romance com fake dating, como o casal é o clássico tipo gato e rato. Ou seja, aquele casal que vive trocando farpas e brigando, mas é cheio de química e não consegue ficar separado.
Além disso, o livro ainda tem outro clichê que é o de haters to lovers. Ou seja, quando o casal começa na história se odiando, mas acaba se apaixonado.
Se você gosta de histórias leves, divertidas e românticas, vale a pena ler. Pois, é tudo isso que Uma Farsa de Amor na Espanha tem para te oferecer.
Porque a vida não é ideal. Ela faz curvas. Ela tira a gente do eixo e nos coloca de volta em questão de instantes.
Uma Farsa de Amor na Espanha, de Elena Armas
O livro é repleto de bom humor, com diálogos sarcásticos e um casal que vive brigando, mas, no fundo, se ama e a gente sabe disso.
É uma história para garantir boas risadas, ver o tempo passar rápido enquanto lê e ainda desejar por mais quando virar a última página e chegar ao fim da história.
Imperfeitos, de Christina Lauren
Olive é a azarada da família. Tudo que pode dar errado em sua vida, sempre acha uma forma de acontecer. No entanto, no casamento de sua irmã gêmea, quando todos sofrem de uma intoxicação alimentar, ela é a única que se salva por ter alergia a frutos do mar.
Bem, ela e Ethan, o irmão do noivo. É assim que a irmã de Olive tem a ideia de que eles dois aproveitem sua viagem de lua de mel para o Havaí, já que os próprios noivos não podem ir e nem pedir reembolso.
Acontece que Ethan e Olive se odeiam, por conta de problemas do passado, mas não querem desperdiçar a chance de uma viagem incrível. Assim, assumem a mentira e acabam dividindo o mesmo quarto, a mesma viagem… Entre farpas, sarcasmo e uma raiva antiga, será que pode surgir algo mais?
Se você ama uma comédia de romântica, vai devorar esse livro sem nem pensar duas vezes. Esse tipo de história (que é uma especialidade da Christina Lauren) é aquela que você não quer abandonar por nada – nem para dormir, comer, tomar banho ou trabalhar. Você vai querer ler o livro sem parar!
Além da escrita da Christina Lauren ser super fluida e dinâmica, o casal tem uma química incrível. Você vai encontrar aqui aquelas cenas bem românticas, divertidas e cheia de tensão e química.
É aquele romance para surtar lendo, soltar gargalhadas e torcer o tempo inteiro pelo casal, entre os altos e baixos da história.
Diferença entre fake dating e fake marriage?
Algumas pessoas podem achar confuso a ideia de tantos termos para se referir aos enredos de livros. Por isso, ao pesquisar algumas dessas obras você pode até mesmo encontrar divulgações falando que se trata de um fake marriage, não um fake dating.
A explicação é simples: todos os termos vêm do inglês. O Fake Dating é um livro com plot de namoro de mentira. Já o Fake Marriage é um casamento de mentira ou até mesmo um casamento de conveniência.
No entanto, todas as histórias são, realmente, sobre relacionamentos falsos. Normalmente, esses são romances em que os personagens começam um relacionamento de mentira por interesse mútuo (um quer algo em troca do outro) e acabam se apaixonando de verdade em algum momento da história.
Quais dessas histórias você já leu e qual indicaria para nossa lista de livros com plot de fake dating?