Resenha: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares

Se você busca por um livro de fantasia original e que te prenda do início ao fim em um mundo novo de imaginação, O Orfanato da Senhorita Peregrine para Crianças Peculiares é lima das melhores opções.

Além de ser uma saga de livros com uma narrativa complexa e cheia de elementos ao longo dos volumes, é uma história original que usa um elemento já conhecido principalmente após a popularização dos filmes Marvel: os super poderes.

Essa análise fala um pouco sobre o livro e sobre o filme lançado em 2016. Continue lendo para conferir.

EditoraIntriseca
AutorRansom Riggs
Ano2011
Quantidade de páginas346

O livro

foto da capa do livro com trecho
Jacob Portiman estava cansado da vida monótona, mal sabia o que o aguardava…

A sensação de pegar e abrir um novo livro é sempre aconchegante e libertadora, a ansiedade pela descoberta de uma nova história nunca perde a emoção.

Em características físicas, o livro de capa dura é o melhor. O cinza neutro foi escolhido para a capa, onde você logo verá a foto de uma das personagens e uma frase de Jhon Green, autor da Culpa é das Estrelas.

Além disso, as surpresas começam logo aqui: essa é uma capa falsa.

Se você retirá-la, verá outra capa vermelha com o nome da diretora do orfanato, nome do autor, nome do livro e editora escritos em branco para destacar bem.

Essa é uma história de fantasia com 310 páginas que ganhou fama no Brasil após ser traduzido e virar filme.

O prólogo chama logo a atenção, pois, é feito como se tivesse sido escrito pelo personagem principal e narrador da trama: Jacob Portiman.

E, ao finalizar a leitura, você poderá visualizar informações sobre as fotografias, agradecimentos e um bate-papo incrível com o autor.

Confira também outros livros de fantasia.

Resumo do livro

EM OFERTA O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares: (Série O lar Da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares vol.1)
O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares: (Série O lar Da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares vol.1)
O que faz o leitor se identificar com a trama é a escrita em primeira pessoa. os fatos acontecem gradativamente como uma onda e nos faz querer ler cada vez mais.

A principal característica que faz o leitor se identificar com a trama e se sentir íntimo dos personagens é o fato de ser contada em primeira pessoa pelo mesmo autor que teria escrito o prólogo.

E, antes que você se pergunte, esse é um livro para quem gosta de histórias com fantasia e um mundo paralelo onde coisas inusitadas podem sim acontecer.

É Jacob Portman que narra todos os acontecimentos retratados no livro.

“Eu tinha acabado de aceitar que minha vida seria banal quando eventos extraordinários começaram a acontecer”

Ransom Riggs

O enredo gira em torno de Jacob Portman, neto de Abraham Portman, que para ele era a pessoa mais fascinante do mundo. Abraham é um homem que entre inúmeros empregos lutou na Segunda Guerra Mundial e conseguiu voltar para casa.

O avô de Jacob é importante para a formação do caráter do neto e também é o responsável seu desejo de viver aventuras imaginando que deveria ser explorador para vivenciar momentos dignos de um livro.

Logo no início da leitura é dada a informação sobre a existência de monstros horríveis, com hábitos tenebrosos e, em contrapartida, um lugar onde todos estão seguros localizado em uma ilha onde ninguém adoecia ou morria, protegido por um sábio pássaro.

O pássaro retratado para Jacob através das histórias do avô é, na verdade, uma mulher com a habilidade de se transformar em ave, nesse caso, um falcão peregrino. O que justifica o título do livro.

A senhorita Alma Peregrine faz parte de um grupo de mulheres – as ymbrynes – que além de se transformar em pássaros, conseguem controlar o tempo sendo responsáveis pelos orfanatos peculiares.

Esses orfanatos foram construídos para manter os seres peculiares, crianças e animais, seguros dos etérios, outro grupo de peculiares que buscam a vida eterna.

As construções existem em fendas no tempo, geralmente em lugares escolhidos pelas ymgrynes que logo o transformam em um loop temporal percebido apenas por ela e pelos outros peculiares.

Essas são as únicas pessoas que consegue entrar nas fendas, por isso, [é um local seguro onde não poderiam ser atacadas pelos etérios.

veja nossa lista com melhores livros de magia.

Galeria de arte digital sobre o livro:

Entendendo melhor os Etérios

Os etérios inicialmente eram apenas um grupo de peculiares que queriam viver para sempre fora da fenda temporal, já que lá é o único lugar onde o tempo não passa e os indivíduos não envelhecem.

Entretanto, os meios que encontraram para isso não funcionaram e os transformaram em etérios, seres sem alma que não conseguem mais acessar as fendas.

Os etérios descobrem que se alimentando de uma determinada quantidade de crianças peculiares, podem voltar aos orfanatos e até mesmo conseguir novamente a aparência humana, exceto pela falta de pupila nos olhos.

Característica essa que se dá por não terem alma. Sim, aqui é levado a sério o ditado de que os olhos são as janelas da alma.

O conflito desse primeiro livro se dá pela busca incansável dos etérios pelas crianças peculiares, que, se alcançadas, serão mortas em nome da vida eterna. Assustador!

Você se pegará nervoso (a) pelas crianças e torcendo para que se salvarem.

O livro está disponível para comprar na Amazon e, se você for assinante do Amazon Prime, pode conseguir frete grátis.

Aprenda a como criar um clube do livro.

Personagens

foto da página do livro

As crianças, apesar da aparência infantil, estão vivas e sobrevivendo em fendas temporais há bastante tempo. A prova disso é que o interesse amoroso de Jacob também foi a “paixonite” do seu avô.

A responsável pelo orfanato retratado na história é a senhorita Alma Peregrine, de quem já falei anteriormente. Ela é quem faz o dia ser sempre o mesmo para proteção das crianças.

Esse é o looping temporal, o dia que se repete infinitamente.

Jacob é o personagem principal que consegue ver os etérios. Essa habilidade é extremamente rara e consequentemente, muito útil para quem foge desses seres.

Ema é a criança que controla fogo e, ela é o interesse amoroso de Jacob fato esse que dá um certo romance para a narrativa.

Ollive é uma menina muito leve e que não sofre a ação da gravidade, por isso, flutua pelo ar. Para evitar que sempre esteja voando, ela usa sapatos feitos de chumbo.

Hugh controla abelhas, mas, não qualquer colmeia e sim, as que vivem no seu estômago.

Enoch consegue reviver pessoas que já morreram. E uma de suas características é colecionar corações de animais em formol para conservar. O que é bem contraditório em um lugar onde o tempo não passa.

Horace consegue prever o futuro através dos sonhos e, quando acorda, o projeta para que os outros verem.

Bronwyn é a criança mais forte do grupo, sua habilidade é ter super força.

Millard é invisível, mas, no orfanato ele usa roupas, assim é como conseguem identificá-lo.

Claire tem duas bocas, mas, não se comunica verbalmente, ou seja, nunca fala.

Fiona controla as plantas, consegue matar ou fazê-la crescer. Ela e Hugh são parceiros na polinização com as abelhas.

O autor

EM OFERTA O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares: (Série O lar Da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares vol.1)
O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares: (Série O lar Da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares vol.1)
Quem não quer uma vida de aventuras? Jacob Portiman queria também! E não tinha a menor ideia do que viria a seguir e do que teria que enfrentar para sobreviver.

Ramson Riggs é um escritor e cineasta americano que se tornou mundialmente famoso após o lançamento do Lar da Senhorita Peregrine para crianças Peculiares.

Nasceu no estado de Maryland no ano de 1979 e cresceu na Flórida.

O nascimento desse livro se deu a partir da ideia de um livro de fotografias, com as fotos já selecionadas, Riggs as usou como base para escrever a história.

Mas, essa não foi sua primeira obra publicada. Riggs também foi autor de The Sherlock Holmes Handbook, que foi lançado como um derivado da história sobre Sherlock Holmes, famoso investigador Inglês.

Veja nossa lista sobre os melhores livros para ler durante uma viagem.

Vale a pena ler O Orfanato da Senhorita Peregrine para Crianças Peculiares?

Sim, o Orfanato da Senhorita Peregrine para Crianças Peculiares é um livro de fantasia incrível que usa elementos já conhecidos – como super poderes – em um enredo totalmente original e apaixonante.

Esse livro é o primeiro de uma saga com 6 volumes que dão continuidade à história apresentada por Jacob em sua narração dos fatos curiosos que ocorrem a partir da sua descoberta sobre esse mundo.

Mundo esse o qual foi descreditado por muito tempo ainda que tivesse sempre consigo a vontade de viver grandes aventuras influenciado pelo seu avô e as narrativas contadas sobre suas experiências.

Mesmo com super habilidades, todos os personagens possuem fraquezas e limitadores nos seus poderes, nenhum deles é invencível e elementos comuns como abelhas foram bem aproveitados.

Vale lembrar que Jacob já havia escutado falar dos peculiares e dos etérios pelo seu avô, mas, descreditava por ser uma história fantasiosa demais.

Com certeza, nunca li um livro que me intrigou tanto.

Porque o livro me prendeu

foto do fundo do livro com citação

A minha descoberta sobre esse livro foi a partir do lançamento do filme, em minhas pesquisas, encontrei informações sobre a história. O que me fez querer comprar todos.

A história é tão boa que acabei em pouquíssimos dias e já parti para o próximo.

Essa é uma daquelas narrativas super envolventes que faz o leitor querer cada vez mais como se fosse necessário para viver, assim como o ar.

Então, saiba que, com certeza, você vai querer ler todos os lançamentos.

Como leitora crítica, não tem nada que eu mudaria, principalmente por não ter outra história semelhante para me basear. É tudo muito original.

Sobre o filme

Título Original: Miss Peregrine Home For Peculiar Children

Ano de lançamento: 2016

Direção: Tim Burton

Nome no Brasil: O Lar das Crianças Peculiares

Se você quer saber se deve assistir, sugiro que veja o filme antes de ler os livros, dessa forma será melhor para comparar as duas narrativas e se surpreender positivamente.

Apenas um filme foi gravado sobre a série de livros e está disponível para assistir no Disney Plus.

Lançado em 2016, tem 2 horas de duração sendo classificado com temas de fantasia, aventura e uma narrativa que pode ser vista por toda a família.

Com classificação indicativa para 12 anos pelas cenas assustadoras que pode mostrar, é um filme dirigido por Tim Burton, conhecido por ser obcecado por histórias de terror.

Tim Burton dirigiu outros filmes como Dumbo e Alice Através do Espelho, se você já assistiu algum desses e gostou, provavelmente vai gostar da forma como a trama se desenvolve.

Obviamente, o filme precisou ser adaptado para que história narrada fizesse sentido em tão pouco tempo de tela.

A adaptação conta com nomes conhecidos como Asa Butterfield (Sex Education), Samuel L. Jackson (o Nick Fiury da Marvel) e, Ema Stone.

O que eu gostei

foto da carta que emma enviou

Como uma adaptação da história, algumas mudanças foram feitas com relação ao livro para se adequar melhor às telas.

A escolha dos atores para os personagens me agradou muito, pois, ficaram quase totalmente fiéis às descrições do livro.

Jacob é interpretado por Asa Butterfield, ator principal da série Sex Education, famosa na Netflix e uma das minhas favoritas.

Uma das minhas partes favoritas do filme é a transformação da Senhorita peregrine em Pássaro, o efeito foi bem projetado e a sensação de emoção é incontrolável.

Os efeitos especiais são adequados para a classificação indicativa para quem o filme foi produzido.

O que não gostei

Para quem leu o livro, mesmo sabendo que o filme é uma adaptação, fica um gosto enorme de desapontamento e frustração.

Ainda que todos saibam que os filmes nunca serão totalmente fiéis à narrativa dos livros, sempre esperamos ver grande parte do que foi lido bem retratado nas telas.

O autor, Ransom Riggs disse em uma postagem do Instagram que a forma como o roteiro foi montado e organizado agradou muito a ele, a pessoa que colocou toda a ideia no papel.

Não temos como contestar a opinião de um cineasta efetivamente, mas, como leitora que amou os livros, acredito que poderia ter sido melhor.

Para mim, muitos aspectos poderiam ter sido mais fiéis ao livro ao invés de modificados em uma narrativa de releitura e algumas características novas evitadas como trocar a idade de uma das personagens para caber em um par romântico.

E, a mudança de algumas habilidades entre os peculiares.

E então, quando vai começar a ler? Deixe seu comentário se você já assistiu ao filme e se quer análises dos outros livros da saga.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Café e Livro
Logo