12 Melhores Livros Sobre Amor Proibido Para Ler em 2022
Entre os leitores amantes de romance, a paixão por amores proibidos é quase unânime. Afinal, quem não ama sofrer com um casal apaixonado que precisa enfrentar obstáculos para ficarem juntos?
Tendo um final feliz ou não, todos nós nos apaixonamos juntos e mergulhamos nas aventuras do casal lutando para ter o seu “felizes para sempre”.
E não importa o gênero ou o plot. Seja um drama, suspense, romance de época, uma comédia romântica, uma fantasia, aventura ou futuro despótico. Nós queremos mesmo é saber se o nosso casal vai ficar juntos o final.
A lista de bons livros com esse enredo é imensa, mas para facilitar a sua escolha, nós aqui do Café e Livros separamos para você os 12 melhores livros sobre amor proibido.
Leia até o final e escolha o seu favorito.
Melhores livros de amor proibido:
Romeu e Julieta
Que maneira melhor de começar essa lista senão pelo maior clássico dos clássicos? A final, quando se fala em amor proibido, com certeza pensamos no clássico que atravessa gerações, Romeu e Julieta.
O livro foi escrito entre os anos de 1591 e 1595 e foi um dos primeiros da carreira do mundialmente famoso e atemporal Willian Shakespeare, se tornando sua obra mais famosa até hoje.
Nele, Shakespeare nos transporta para a era vitoriana através dos olhos de dois adolescentes de famílias inimigas, que cometem o pior erro que poderiam cometer: se apaixonar um pelo outro.
Romeu é um membro da família Montéquio e Julieta é da família dos Capuletos. Graças ao ódio mortal que uma família nutre pela outra, esse amor jamais será aceito por nenhuma delas. O que leva os dois a bolar um plano extremamente arriscado para que assim possam ficar juntos.
Mas será que isso vai funcionar?
Cidade dos ossos
Cidade dos Ossos é o primeiro livro da série Os Instrumentos Mortais, da autora Cassandra Clare. Tudo começa quando Clary vai comemorar seu aniversário com seu amigo Simon em uma boate, e lá conhece o enigmático caçador de sombras Jace e os irmãos Izabelle e Alec.
Com a ajuda deles, Clary agora vai ter que lidar com a descoberta de que também é uma caçadora de sombras, enquanto procura por sua mãe desaparecida, além dos vários outros mistérios que cercam sua vida.
A série tem 6 livros e conta com mais de um amor proibido. Sendo assim, você vai se apaixonar logo no primeiro livro.
Esta série de livros é um grande sucesso desde o seu lançamento, conta com uma legião de fãs e rendeu um filme baseado no primeiro livro em 2013, além de uma série adaptada de todos os livros, produzida pela Netflix de 2016 à 2019, e contou com 3 temporadas.
Um perfeito cavalheiro
Um perfeito cavalheiro é o terceiro livro da série dos Bridgerton, da autora Julia Quinn. Essa série de livros é toda pautada em amores proibidos vividos entre 1813 e 1827.
Entretanto, esse aqui vale o destaque, por se tratar de um clichê delicioso de se ler. Mas, a pesar de se tratar de um tema clichê, a história é cheia de reviravoltas dignas de aventura.
Para quem ama os clássicos contos de fadas, em especial Cinderella, esse é perfeito, pois a mocinha, Sophie, é uma órfã, filha bastarda de um conde que se casa com uma mulher mãe de duas meninas.
Após a morte do Conde, a vida de Sophie é transformada em um inferno por sua madrasta e suas meia-irmãs.
É após um baile de máscaras na casa dos Bridgertons, onde Sophie consegue ir escondida de sua madrasta que a história do nosso casal injustiçado começa.
Um perfeito cavalheiro é o terceiro livro de uma série de 9 livros, onde cada um aborda a história de amor de um dos irmãos Bridgerton, e recentemente ganhou uma série adaptada pela Netflix, que irá lançar em breve sua terceira temporada.
Mais lindo que a lua
Mais lindo que a lua é o primeiro livro de mais uma série de romance de época da escritora Julia Quinn. Diferente da grande quantidade de livros na série dos Bridgerton, a série das irmãs Lyndon só tem dois livros. Cada um deles aborda a história de uma das irmãs.
Em Mais lindo que a lua, o preconceito entre classes sociais também é o principal vilão da história. Victória e Robert se apaixonam perdidamente, mas por ela ser filha de um vigário e ele um conde, suas famílias proíbem a união.
Eles bolam um plano de fuga que fracassa e essa história de amor parece perdida.
Entretanto, sete anos depois, os dois se reencontram e percebem que esse amor está mais vivo que nunca. Porém, tudo parece perdido novamente quando Robert propõem que Victoria se torne sua mente e ela se recusa.
Mas será que essa história realmente acabou?
O livro é cheio de tensão e reviravoltas que vai te fazer não querer parar de ler.
Crepúsculo
Crepúsculo é o primeiro livro da saga de mesmo nome, escrito pela autora Stephenie Meyer, que conta com 4 livros que se tornaram um fenômeno mundial e renderam cinco adaptações para o cinema, que arrecadaram milhões em bilheteria.
Ele aborda a história de amor entre Bella Swan, uma jovem que se muda do Arizona para a chuvosa cidade de Forx, para morar com seu pai e Edward Cullen, um vampiro que se alimenta de animais e guarda segredo sobre sua verdadeira identidade e de sua família.
No fim dos anos 2000 e início dos anos 2010, a temática de vampiros e lobisomens foi uma febre, e muito disso deve-se ao grande sucesso que foi a saga Crepúsculo.
O amor entre Bella e Edward, e depois o triângulo amoroso entre Bella, Edward e Jacob, se tornou um dos maiores fenômenos teens da história e arrasta uma legião de fãs até hoje.
Sussurro
Sussurro é o primeiro de quatro livros da saga de mesmo nome, escrito pela autora Becca Fitzpatrick. Foi lançado em 2009 e logo se tornou um bestseller, sendo o livro mais vendido do ano.
A história é narrada por Nora Grey, uma jovem “certinha” que resolve investigar seu misterioso colega de escola Patch Cipriano, que parece saber mais sobre sua vida do que ela mesma.
Ao longo da investigação, Nora se aproxima cada vez mais de Patch. No entanto, os problemas começam quando ela descobre que Patch é um anjo que foi expulso do céu por cobiçar a vida humana e que ela é uma nefilim (criatura híbrida de um anjo e um humano).
Patch aparentemente deseja matar Nora por sua descendência, mas os dois se apaixonam e passam a correr risco de vida, pois um há um outro nefilim caçando Patch em busca de vingança.
Amor de perdição
Amor de perdição narra a história de Simão Botelha e Tereza Albuquerque, ambos com 18 e 16 anos. Os dois se apaixonam involuntariamente. Entretanto, suas famílias são inimigas e isso os impede de ficar juntos.
Aqui não é a diferença entre classes quem os afasta, pois as duas famílias são ricas. É o ódio entre as famílias e as intrigas e complôs internos dentro das famílias que os afastam.
Essa é uma trama envolvente, emocionante e inesquecível, capaz de amolecer qualquer coração.
Amor de perdição é um clássico do romantismo português. Escrito por Camilo Castelo Branco, em 1861, quando estava preso por adultério, e lançado em 1862, esse livro é perfeito para quem ama sofrer por romances impossíveis fictícios.
Foi traduzido para 8 idiomas e rendeu adaptações para o teatro, cinema e tv, além de ter sido reeditado muitos anos depois.
Delírio
Delírio se passa em um futuro despótico onde o amor é considerado uma doença perigosa e por isso passa a ser proibido. Com isso, o governo passou a submeter todos que chegam aos 18 anos a um processo cirúrgico que “desliga” a capacidade de amar. Após isso os casais são formados arbitrariamente.
As pessoas que se recusam a perder a capacidade de amar são chamadas de “Inválidos”. O destino dessas pessoas não é nada agradável. Eles são presos, mortos ou vivem em situação precária em um espaço atrás das cercas que envolvem os Estados Unidos.
Lena fará 18 anos em alguns meses e acredita que o amor é um perigo. Ela está ansiosa para receber a cura e ter sua vida feliz e segura ao lado do marido que será escolhido para ela. Para Lena, essa é a definição de vida feliz.
Entretanto, tudo isso muda quando ela conhece e se apaixona por Alex. Seu corpo e sua mente são tomados pelos sintomas do amor e ela tem a certeza de que nunca se sentiu tão feliz assim em sua vida.
Mas e agora? O que ela vai fazer? O que irá acontecer?
Não pare
Não pare é o primeiro livro da trilogia escrita por F.M.L. Pepper e conta a história de Nina, uma adolescente que vive mudando de cidade e país a cada piscar de olhos com sua mãe neurótica e supersticiosa que se recusa a responder suas perguntas sobre o paradeiro de seu pai.
Além disso ela vive tentando entender o que são os calafrios e sensações estranhas que sente, além das mortes e acidentes misteriosos que constantemente ocorrem ao seu redor.
Seria isso consequência do misterioso defeito de nascença em seus olhos? As mortes e os acidentes seriam culpa dela? São muitas perguntas e nenhuma resposta aparente.
Mas tudo isso muda quando um garoto de olhos azul-turquesa, corpo escultural e fisionomia atormentada aparece em sua vida e lhe oferece respostas para todos os seus questionamentos. Só que isso tem um preço: sua vida!
Desejo proibido
Saindo um pouco de distopias, fantasias e tragédias shakespearianas, nós entramos em um universo um pouco mais real e concreto. Essa é uma história sobre amor, desejo proibido e redenção. Dois universos completamente diferentes se encontram e dá espaço para uma paixão ardente e avassaladora.
Em desejo sombrio, da escritora Sophie Jackson, nós conhecemos Katherine Lane, que vem de uma linhagem de senadores e, por tanto, nascida em berço de ouro.
Ela decide se formar em literatura, e logo após toma a decisão de lecionar em uma penitenciária. Lá ela conhece o inteligente detento Carter, que inicialmente lhe desperta desejo e ódio.
Esses sentimentos confusos logo se transformam em uma paixão avassaladora que toma conta de Kat e preocupa sua família que teme que isso vá destruir sua carreira e sua vida pessoal.
Amor em Manhattan
Amor em Manhattan foi lançado em 2018 e é o primeiro livro da série “Para Nova York, com amor”, da autora Sarah Morgan. Ele é um livro atual e com uma linguagem eu conversa muito bem com o público adolescente e jovem adulto.
Nele nós conhecemos a personagem Paige Walker, uma jovem que passou a vida em hospitais por conta de um problema de saúde e não vê a hora de ter uma vida cheia de emoções e aventuras. Mas quando perde seu emprego, abre seu próprio negócio como uma forma de se sustentar em Manhattan.
Quando sua empresa de organização de eventos recebe uma proposta de Jake Romano, melhor amigo de seu irmão e por quem ela tem uma quedinha, a química entre os dois é evidente e incontrolável.
Entretanto, a pesar da inegável química e atração, Jake é um homem fechado que não confia em ninguém e Paige acredita que ele não tem interesse por ela, graças à um acontecimento do passado.
Como Paige pode penetrar esse coração cauteloso e fechado para romances? E como eles lidarão com a superproteção do irmão dela?
A dama da meia noite
A dama da meia noite é o primeiro livro da trilogia “Os Artifícios das Trevas”. Essa saga também foi escrita por Cassandra Clare e faz parte do mesmo universo de “Os Instrumentos Mortais”, cinco anos depois dos acontecimentos do último livro: Cidade do Fogo Celestial.
Nele nós conhecemos a caçadora de sombras Emma Carstairs, uma caçadora de sombras órfã que vive no instituto. Emma ficou órfã depois que seus pais morreram nos eventos da saga anterior.
Ela e seu melhor amigo e parabatai Julian Blackthorn começam uma investigação após corpos de humanos e fadas aparecerem mortos da mesma forma que os pais de Emma morreram. Julian vê nisso uma oportunidade de encontrar seu meio-irmão fada sequestrado há anos.
Entretanto, a história nos mostra muito mais que isso, nos levando para mistérios e um amor proibido. Afinal, por quê parabatais não podem se apaixonar?
E aí, qual dos livros mais te chamou atenção? Já leu algum deles?
Vanessa Oliveira é uma baiana graduanda em letras com inglês pela UNEB. Tem paixão pelas áreas do audiovisual, música e literatura. Seu interesse em livros começou na adolescência com livros sobre fantasia e aventura, que abriram as portas para o vasto universo literário.