11 Melhores Livros de Stephen King Para quem Ama Terror e Suspense
Stephen King é um autor muito famoso pelos seus livros de ficção cientifica, aventura, suspense, elementos sobrenaturais e, principalmente, terror. Nós, do Café e Livros, fizemos uma lista com os melhores exemplares para quem quer se conectar com esse mundo sombrio presente nas narrativas do autor.
Se você gosta de histórias de terror bem detalhadas que usam elementos considerados simples e os transforma em algo muito interessante e surpreendente, está no artigo certo.
Stephen King, autor de livros como It A Coisa, Carrie a Estranha e O Iluminado, é considerado um gênio em seu meio e proporciona narrativas envolventes repletas de drama, suspense, violência, terror e angustia.
TOP 11 Livros de Stephen King (Nossa Opinião):
It A Coisa
It A Coisa é uma história que ganhou ainda mais fama e notoriedade após lançados os filmes de terror que envolvem crianças e um ser sobrenatural ligado à alegria e diversão: um palhaço.
Essa é uma narrativa em que o tempo e o espaço variam constantemente, então, você conseguirá ler espaçadamente os capítulos se não dispor de muito tempo, mas, ainda assim, quer conhecer a história em sua versão integral.
Enquanto crianças, a história se passa ao final dos anos 50 e, enquanto adultos, na década de 80. Além disso, algumas pesquisas de um dos personagens nos leva passa tempos ainda mais antigos.
A cidade é entendida como estranha e atrai A Coisa que acorda a cada 27 anos, se alimenta do medo das pessoas e, quando satisfeita, volta a hibernar.
Um dos integrantes do grupo tem seu irmão levado pela Coisa quando, ao sair para brincar, foi puxado para um bueiro e tem seu corpo encontrado totalmente desfigurado.
A partir de então, os personagens principais, que tem vidas sofridas, cada um com sua particularidade, se dedicam a investigar e tentar matar o vilão principal
A Espera de Um Milagre
A Espera de um Milagre foi uma história experimento de Stephen King de lançar uma parte do livro por semana, mas, que cujo método de escrita não agradou muito o autor.
O livro é narrado em primeira pessoa por Paul, que por muitos anos foi o chefe da guarda que trabalhava no corredor da morte. O livro foi adaptado em um filme emocionante.
Apesar de todos os detentos do corredor da morte terem realmente feito algo terrível que os colocou naquele lugar, um dia o local recebe um novo individuo chamado Jhon Cofee, descrito como um gigante de olhar dócil.
Jhon foi acusado de matar e estuprar duas meninas, mas, Paul se aproxima do homem e vê que sua personalidade não é nada do que imaginou. Tendo o detento, habilidades psíquicas e de cura.
O livro gera muita indignação principalmente por Cofee ter sido condenado principalmente por ser negro e analfabeto sem que as autoridades investigassem bem o caso.
Esse é um livro que envolve muitos sentimentos, indignação, pena, raiva e tristeza quando conhecemos melhor Paul e o novo detento.
O final é realmente surpreendente e nos deixa reflexivos sobre elementos presentes na realidade como racismo, descriminação e injustiça.
Carrie
Carrie é uma menina de 16 anos que faz parte de uma família muito religiosa. Sua mãe é considerada a fática religiosa da cidade.
O início nos ambiente em uma escola, Carrie tem sua primeira menstruação e por não saber o que é acredita que vai morrer por ter uma hemorragia. Quando as colegas jogam absorventes nela como zombaria, ela tem o poder de telecinese aflorado.
Uma das meninas sentiu pena de Carrie e pediu para que seu namorado a convidasse para o baile, mas, o que deveria acabar com um final feliz, é mais um momento aterrorizante na vida da jovem e que dá origem aos eventos centrais do livro.
O livro se passa em um tempo curto, todos os eventos se passam apenas em duas semanas, com começo, meio e fim bem delimitados.
A história é narrada em terceira pessoa e traz os personagens da mãe e de Carrie bem construídos enquanto os demais, têm personalidade comum em escolas dos Estados Unidos retratadas em livros e filmes.
Carrie, usando seu poderes, se vinga de todos de forma extremamente violenta, o que divide opiniões quando a necessidade de seus atos.
A incendiária
A Incendiária é um livro de ficção cientifica sobre um casal que passa por uma experiência cientifica, que deveria envolver apenas alucinógenos, quando ainda estavam na faculdade.
Apesar de pensarem que seria uma experiência simples, na verdade, o casal estava sendo usado como cobaia em uma experiência do governo e desenvolvem poderes. A história foi inspirada em situações reais.
Charlie, o personagem principal, é uma menina com habilidades especiais que teve seus poderes controlados pelos seus pais por medo do que poderia acontecer caso perdesse o controle.
Sua habilidade é criar fogo com a mente, mas as possibilidades quanto ao uso desse dom são muitas.
Ela é muito poderosa e como uma criança ainda não consegue controlar seus poderes. Não sabemos o que pode acontecer.
O livro se inicia com Charlie fugindo com seu pai. Sabemos que sua mãe foi assassinada e tomamos consciência dos perigos que envolvem os personagens principais.
Além de situações do presente, temos contato com flashbacks dos pais de Charlie. É uma leitura de muita tensão e emoção envolvendo uma família que teve seu futuro normal tirado sem aviso algum e causou diversos eventos agonizantes.
Saco de Ossos
Saco de Ossos conta a história de Mike, um escritor que, após o falecimento da esposa, passa a ter bloqueios criativos e se muda para sua casa de verão em busca de inspiração.
É lá que ele conhece Maggie e Kira, mãe e filha, que, estão passando por um momento tenso em suas vidas. O sogro de Maggie quer a tutela de Kira e manipula toda a cidade ao seu favor.
Mike se sensibiliza com a mãe e contrata um advogado para ajudar no caso e a partir daí, passa a descobrir que a cidade tem segredos tão profundos que ele jamais poderia imaginar.
A casa em que o escritor se hospeda pertencia a uma mulher que teve uma morte obscura e suspeita, morte essa que toda a cidade tenta esconder em um assunto proibido.
Após sonhar com essa mulher, a Sara, uma mulher negra e mãe solteira, cantora de blues, passa a investigar qual teria sido o motivo da sua morte e como ocorreu, mesmo que as pessoas a quem questiona o peçam para parar.
O livro trata de assuntos como racismo, misoginia e os segredos mesmo entre pessoas que se amam e estão em um relacionamento fixo como o casamento, pois, Mike descobre coisas inusitadas sobre sua esposa.
É um livro difícil de ler, principalmente se você se identifica com determinadas causas em favor de mulheres e negros, principalmente.
O Apanhador de Sonhos
O apanhador de Sonhos finalizado no ano 2000 que levou apenas seis meses e maio para ser escrito.
O livro aborda uma história que envolve aliens e a interação entre os seres humanos e extra terrestres. Com o toque de violência presente em outros livros do autor.
A narrativa se passa em um ambiente isolado e gelado que coloca as pessoas automaticamente em contato com perigos naturais comuns em florestas e fala sobre 5 garotos que cresceram juntos.
Todos os 5 passaram por uma situação em grupo que mudou totalmente sua perspectiva sobre o mundo e assim, ganharam habilidades especiais, assim como em livros de magia.
Ao sair em uma viagem anual de caça que envolve momentos presentes com flashbacks dos personagens, o que pode confundir um pouco o leitor, gerando diversas perguntas, eles se deparam com uma situação que os coloca em risco.
É na viagem que ocorre a invasão alienígena e a morte de alguns personagens. Saiba que é um livro violento e agitado desde o início.
O governo já sabe sobre a invasão e montou sua base. Enquanto isso, os aliens são apresentados e algumas informações sobre eles podem te surpreender no decorrer do livro.
Podemos considerar O Apanhador de Sonhos como um exemplar de terror e ficção cientifica de leitura fluida que não cansa quem se aventurar a conhecer.
Os Olhos do Dragão
Os Olhos do Dragão foge um pouco da linha de terror de Stephen King que fala sobre um reino que tem como governante um rei que não tem vocação para o cargo onde foi colocado.
O rei tem dois filhos, o mais velho aparentemente um excelente futuro rei por seu caráter de honestidade e entendimento das funções de quem governa um reino.
Seu filho mais novo é mais retraído e rancoroso mesmo sendo uma criança. Já podemos notar a disputa pelo poder quando os príncipes ainda são muito jovens.
O conselheiro do rei é o vilão principal, pois, assim como em outras histórias medievais, quer um lugar mais próximo da realeza e do sangue real.
Esse foi um livro pouco aceito pelos fãs do autor por se distanciar da sua escrita de costume. A história não pode ser considerada um terror e King confessou ser um livro escrito para seus filhos.
O livro é curto se comparado a outros lançamentos do autor, tem apenas 300 páginas e começa meio lento e confuso, mas, quando pegamos o ritmo, fica difícil parar de ler.
É uma ótima alternativa para crianças e jovens.
Jogo Perigoso
Jogo Perigoso conta a história de Jesse que, casada com um advogado, resolve realizar as fantasias sexuais de seu marido.
O casal vai para uma casa de campo e resolve dispensar todos os funcionários para terem total privacidade e, como fantasia de submissão, Jesse é algemada na cabeceira da cama pelo seu marido.
A tensão do livro começa quando, em meio a uma discussão, o marido de Jesse morre de parada cardíaca e a deixa sozinha, algemada a uma cama, longe das chaves em uma época de baixa temporada quando os vizinhos não estão.
A partir daí, Jesse precisa se libertar sozinha antes que morra de fome, sede ou, seja morta por alguém, já que a porta da casa estava aberta.
Esse é um livro de tensão do começo ao fim e recomendado para quem tem muito estômago para uma leitura forte e angustiante.
Apesar de ser uma narrativa de apenas um personagem e com poucos diálogos, é mais um livro de Stephen King que prende o leitor.
Sob a redoma
Sob a Redoma é um livro enorme, com 951 páginas, que conta a história de diversos personagens que tem suas vidas mudadas por uma redoma que envolve a cidade e os isola do resto do mundo.
Ninguém consegue entrar ou sair, quem passa pelo campo magnético é morto.
Os questionamentos frequentes são a respeito de onde teria surgido a redoma e quem a colocou ali, respostas essas que ninguém consegue oferecer.
O livro conta muito sobre mocinhos e vilões, além de mostrar que o ser humano quando tem seus recursos escassos, pode se tornar muito primitivo e fazer o que for necessário para sobreviver.
Sob redoma é um livro de ficção que, mesmo não sendo de terror, é repleto de narrativas envolvendo violência e uso de drogas, portanto, é um livro pesado e para adultos.
O autor, é claro, consegue nos prender em todas as páginas, mesmo sendo uma história extensa que pode gerar diversos gatilhos.
O Iluminado
O Iluminado é um clássico de terror desde que foi lançado, em 1977, no início da sua carreira como escritor.
A história se passa em um hotel no Colorado, sendo inspirado em um hotel real em que o autor já se hospedou com sua esposa e eram os únicos hospedes na temporada.
A narrativa tem praticamente 3 personagens, 4 se cotarmos o hotel como individuo também.
Jack Torance é um aspirante a autor que tem muito talento, mas, enfrenta problemas com o alcoolismo. É com ele que o livro se inicia, em uma entrevista de emprego na temporada de inverno que deixará o lugar isolado.
Mas, isso não o amedronta, ao contrário, Jack vê como uma oportunidade de recomeçar após a série de acontecimentos ruins que ocorreram devido ao seu problema com bebidas.
Danny, filho de Jack, é o iluminado por ter grandes poderes que não são comuns em outros seres humanos. O menino, apesar de ser uma criança, é muito inteligente e que apesar de prever acontecimentos ruins no hotel, entende a necessidade da estadia.
Esse é um livro que nos deixa com medo e nos sentindo tensos o tempo todo, mesmo muito antes do ápice.
A apreensão também é um sentimento frequente durante a leitura, principalmente por envolver um personagem tão inocente e jovem como Danny.
Doutor Sono
Doutor Sono é a continuação de O Iluminado, adaptado para os cinemas.
A história segue como uma clara continuação do exemplar anterior, com Danny contando o que houve após o fim anterior e como ele e sua mãe viveram após o corrido.
Danny é um Iluminado, isso quer dizer que ele é sensitivo e difere das outras pessoas por ver coisas que os demais indivíduos não conseguem, como fantasmas por exemplo.
Em Doutor Sono, conhecemos a história do personagem principal enquanto pequeno, quando aprende a conviver com seu dom e com os fantasmas que vê em todos os lugares, enquanto aprende a viver de forma mais seguro.
Essa parte da narrativa é essencial para relembrarmos alguns fantasmas do livro anterior e sentir o medo característico em livros de Stephen King.
A continuação se dá com Danny mais velho, já na fase adulta com problemas comuns, entretanto, com o adicional do alcoolismo e roubo de pessoas com quem ele dorme.
Ele está completamente perdido na vida, realmente não sabe o que fazer até que consegue um trabalho em um asilo e consegue acalentar pessoas que já estão quase no final da vida.
É a partir daí que os momentos principais do livro começam a acontecer e a tensão passa a ser parte da leitura.
Esse é um livro mais adulto e que nos traz para os medos relacionados aos problemas da realidade, ainda que somados às fantasias do mundo em que é ambientado.
Resumindo:
Livro | Resumo |
---|---|
It | O livro conta a história de um grupo de crianças que são perseguidas por um ser sobrenatural que se apresenta sob a forma de um palhaço chamado Pennywise. |
A Coisa | A história segue a investigação de um grupo de amigos que descobrem um objeto maligno que assume a forma de seus medos mais profundos. |
Carrie | O livro conta a história de uma adolescente que descobre que tem poderes sobrenaturais e luta para sobreviver quando seus colegas de escola a atacam. |
A Incendiária | A história segue o personagem principal, Guy Montag, um bombeiro que queima livros por ordem do governo e acaba se questionando o seu trabalho. |
Saco de Ossos | O livro conta a história de um homem que, após o falecimento da esposa, é obrigado a criar as suas quatro filhas sozinho. |
O Apanhador de Sonhos | A história segue o personagem principal, Robert Graysmith, um jornalista que investiga o caso do assassino conhecido como Zodiac. |
Os Olhos do Dragão | O livro conta a história de um homem que é enviado para uma prisão de segurança máxima após matar o seu melhor amigo. |
Jogo Perigoso | A história segue o personagem principal, Mike Noonan, um escritor que se muda para uma cidade pequena após o falecimento da esposa e acaba se envolvendo em um mistério. |
Sob a redoma | O livro conta a história de uma cidade que é isolada do resto do mundo por uma gigante esfera de energia e os habitantes precisam lutar para sobreviver. |
O Iluminado | O livro conta a história de um homem que se muda para um hotel com a família e acaba ficando preso no local com um monstro. |
Doutor Sono | A história segue o personagem principal, Danny Torrance, filho de Jack Torrance, que luta para sobreviver após o pai tentar matá-lo no hotel onde moram. |
Você já leu um desses livros ou assistiu ao filme, ou série baseada nos livros de Stephen King? Qual exemplar te interessou mais na nossa lista? Converse conosco através dos comentários.
Rana Fernandes é graduanda no curso de Licenciatura em História pela UEFS. Suas preferências literárias são histórias de aventura, suspense e fantasia, principalmente quando misturam elementos históricos