12 Melhores Livros sobre Magia Para Ler e se Encantar
Os livros de magia sempre terão espaço no mercado por nos levarem para um mundo novo e completamente diferente do nosso. Fizemos uma lista com as 12 melhores sagas e volumes com essa temática. Confira a seguir.
Quem não quer fugir um pouco da realidade? Aquela vontade de ser teletransportado para outra história mágica e cheia de aventuras sempre vem.
O que você pode não saber é a possibilidade de viver novas emoções encontrando um livro de fantasia com o qual você se identifique e consiga uma leitura tão fluida que quando percebe, já acabou.
Pensando em te levar para mundos distintos e novos que vão te prender de uma forma impressionante, trouxemos algumas sugestões nessa lista.
Melhores Livros que envolvem Magia:
Os livros sobre magia geralmente nos prendem por trazer uma história totalmente fora da realidade com narrativas incríveis que incentivam nossa imaginação.
A Roda do Tempo
- Livro
- Jordan, Robert (Author)
- 800 Pages – 08/28/2013 (Publication Date) – Intrínseca (Publisher)
Como um livro que, de certa forma homenageia Senhor dos Anéis, é uma sequência de volumes com muitos detalhes e personagens incríveis que amadurecem ao decorrer da narrativa.
A Roda do tempo é uma continuação dividida entre 14 livros no total, mas, não se preocupe, a leitura é tão fluida que você nem perceberá que leu tantos volumes.
O autor conseguiu compilar, em uma leitura fácil, elementos de uma fantasia clássica com ideias originais que prende o leitor do início ao fim, principalmente se você gosta de histórias com magia.
É clara a batalha entre a luz e as trevas, mas, traz o lado humano das pessoas expondo os defeitos e os erros que até mesmo um indivíduo que defende o bem pode cometer.
A narrativa gira em torno do escolhido que será o líder e responsável pela derrota do Senhor das Trevas. Esse escolhido consegue escrever seu próprio destino em um mundo onde a vida de todos já está traçada desde o seu nascimento.
Veja também nossa lista com melhores livros para ler durante a viagem.
Percy Jackson
Percy Jackson é uma saga incrível, principalmente para quem gosta de histórias ligadas aos antigos deuses gregos. Com muita aventura e magia, faz você querer ler cada vez mais.
A saga é dividida em cinco livros que prenderão você em torno do trio principal: Percy, Anabeth e Groover.
Como narrativa o autor apresenta Percy Jackson que mora com a mãe e o padrasto com quem ele não se dá muito bem e, que acaba descobrindo ser um meio-sangue, ou seja, filho de humano com Deus.
Para esses indivíduos, foi construído um acampamento que os protege dos monstros que tentam caçá-los e lá, Percy conhece seus futuros melhores amigos e outros jovens iguais a ele.
Você verá nessa história que os deuses podem ser muito humanos, na verdade, com brigas entre si e pecados cometidos mesmo após grandes acordos entre eles.
Mas, o que prende mesmo é a leitura leve e com elementos apresentados cuidadosamente que se encaixam perfeitamente e não deixam nenhuma ponta solta.
Aprenda a criar um clube do livro.
The Witcher
The Witcher é uma história que traz magia, romance, valorização da amizade e muito amadurecimento, além do aprendizado na convivência em grupo. Vale a pena ler.
A história apresenta Gerald, um bruxo que não nasceu com poderes, mas foi treinado para ter características sobre-humanas e ganha a vida matando monstros para quem os contrata.
Outra personagem é a Ciri, a princesa que conseguiu fugir da invasão ao reino de Cintra e amadurece muito no decorrer da narrativa, passando de uma frágil menina para uma jovem independente e importantíssima para a narrativa.
O livro se desenvolve principalmente a partir da responsabilidade de Gerald com a proteção de Ciri, mesmo com a personalidade solitária e de total desapego. Mas, outros personagens surgem a seguir.
The Witcher é para quem gosta de elementos medievais com tudo que se tem direito como reinos, castelos e súditos fiéis com a adição de uma fantasia chiclete que nos prende totalmente.
São 7 livros no total sendo os 2 primeiros livros de contos e os 5 seguintes, partes de uma narrativa que trata de reinos em conflito e uma realidade com diversas raças distintas como humanos, bruxos, elfos, etc.
O Lar da Senhorita Peregrine
O Lar da Senhorita Peregrine é um livro empolgante e que deixa o leitor nervoso a partir do momento em que são inseridos os vilões da saga. Uma história de fantasia com elementos totalmente novos.
Jacob Portiman é um garoto que tem uma vida totalmente normal, mas, teve seu caráter influenciado pelo avô, um homem que viveu muitas aventuras e as compartilhava com o neto.
O que Jacob não tem ideia é que todas as histórias fantasiosas do avô eram verdadeiras e que sua vida estaria prestes a mudar com a descoberta de um mundo até então, fantasioso.
O garoto conhece crianças com poderes que vivem em uma fenda para se protegerem dos etérios, seres sem alma que, em busca da vida eterna, acabaram se tornando as piores espécies possíveis.
A Senhorita Peregrine é uma mulher que consegue se transformar em pássaro e de controlar o tempo, por isso, vive com as crianças sempre o mesmo dia para mantê-las vivas e salvas dos etérios.
A Guerra dos Tronos
A Guerra dos Tronos é uma saga escrita por George R. Martin que ganhou fama após virar série. A história traz em um ambiente medieval o conflito entre famílias importantes e magia de dragões em uma fantasia que não entedia.
Essa é uma daquelas histórias que não para nunca, sempre tem algo acontecendo em algum lugar do imenso reino e todas podem ser importantes e se conectarem no final, por isso, preste muita atenção.
George R. Martin não poupou talento para a escrita polêmica com elementos reais da época, como irmãos tendo filhos para manter a família pura.
Mas, não para por aí, a narrativa apresenta magia e muita morte, personagens principais morrem sem você menos esperar. Essa, com certeza, não é uma história que preserva os mocinhos.
Prepare bem o coração antes de ler, pois, uma simples ação pode desencadear a morte de uma família inteira deixando leitor assustado e sem saber o que segue.
É uma narrativa difícil de prever, então, se você gosta de se surpreender e da dificuldade de adivinhar o próximo passo do autor, essa é a melhor escolha.
Confira nossa lista com os 30 melhores livros de todos os tempos.
Harry Potter
A fama de Harry Potter é inegável mesmo após as declarações polêmicas das autora. Uma história de magia que acompanha o amadurecimento de todos os personagens com revelações surpreendentes e totalmente fora da caixinha.
Harry é um menino órfão de pai e mãe que mora com seus péssimos tios após a morte dos pais, uma pegada meio gato borralheiro. O menino é tão rejeitado que dorme em um quartinho embaixo da escada.
Harry, que descobre ser filho de bruxos famosos, consegue ir para Hogwarts mesmo após todas as tentativas de seus tios –invejosos – de boicotar o futuro brilhante do garoto.
A partir daí são aventuras, construção de laços de amizade e muitas surpresas na leitura com mortes importantes e desmistificação da maldade de alguns personagens, que, na verdade, se mostram bem amigáveis.
Harry Potter é uma história de amadurecimento acima de tudo, personagens que iniciam a narrativa como crianças até se tornarem fortes o suficiente para derrotar o vilão principal e para isso, precisam deixar o egoísmo 100% de lado.
Outlander
Outlander é uma narrativa que envolve viagem no tempo de uma forma mágica além de inserir na leitura elementos históricos que realmente aconteceram na realidade.
A história gira em torno de Claire, uma enfermeira de guerra que ao viajar com o marido viaja no tempo sem planejar e sem controle algum do que fez.
Claire cai direto na Escócia em meio ao caos que era o conflito com a Inglaterra, vulnerável e sem conhecer absolutamente ninguém, ela faz de tudo para sobreviver e se adaptar ao lugar mantendo seu temperamento.
São muitos os momentos de tensão e de dificuldade na história, mas, também proporciona diversão ao conhecer alguns personagens que terão para sempre um lugar no seu coração.
O interessante da história, além dos personagens que são apresentados e as narrativas que superam sempre a anterior, são os elementos históricos verdadeiros que você poderá pesquisar um pouco mais após a leitura.
Claire e Jamie, os personagens principais, trarão para você a dose de aventura necessária para te prender e evitar ressacas literárias.
Locke and Key
Locke and Key é diferente de tudo que já foi escrito sobre magia já que a história gira em torno de chaves magicas e não de pessoas, mas, que podem ser tão perigosas quanto.
Uma família de mãe e filhos se muda para outra cidade após a morte do pai em busca de conhecer um pouco mais sobre a juventude dele e assim, diminuir a dor da perda.
Entretanto, os filhos descobrem que o pai deles tinha um segredo importante sobre o passado que não contou a ninguém para se proteger e proteger à família.
São várias as chaves escondidas pela casa após um incidente que matou dois dos amigos do pai e gradualmente, todas são descobertas novamente e mostram as utilidades que podem ser usadas tanto para o bem quanto para o mal.
O que prende na história é a leitura simples e fluida mesmo em uma história onde ninguém poderia imaginar ser tão convidativa, afinal, chaves mágicas?
Esse pode ser um livro surpreendente e que, com certeza, deixará saudades quando finalizado.
Trilogia Grisha
A último livro da trilogia Grisha foi lançado no Brasil há quase 10 anos e fala sobre os Grishas que possuem poderes distintos e traz como personagem principal uma menina que descobre seus poderes por acaso.
Alina é uma mulher muito retraída e que precisa muitas vezes de outros para defender ela, diferente dos personagens femininos que temos atualmente com presença forte, marcante e empoderada.
A escrita é diferente entre os livros, mas, ainda assim, prende os leitores em uma narrativa de fantasia que mescla entre momentos calmos e aventura emocionante que empolga.
O final da saga de 3 livros pode surpreender e fugir totalmente do esperado, mas, considere ser bem apropriado.
A maior percepção na história é a forma como a escrita amadurece com os personagens já que esse também foi um processo de crescimento para a autora.
Além da Trilogia Grisha, há uma duologia chamada Six Of Crows que foi lançada como um spin-of que pode emocionar muito no final com muita aventura e detalhes.
Porém Bruxa
Porém Bruxa traz a magia de uma forma um pouco diferente e mais moderna que os livros anteriores, a protagonista que conjura magia e trabalha como detetive vai te cativar rapidamente.
A história conta sobre Ísis, uma bruxa e detetive que trabalha em diversos casos do mundo humano que possam ter magia relacionada a forma como ocorreu.
Isis se depara com 3 casos simultâneos que podem estar interligados e isso desperta sua curiosidade e aguça ainda mais seu sentido de investigação.
O livro é bem dinâmico que além de descrever a vida profissional da personagem principal traz muitos elementos de sua vida pessoal, introduzindo outros personagens.
A escrita é feita em primeira pessoa em uma narrativa autêntica e que apresenta muito da personalidade da investigadora.
Todos os detalhes foram bem pensados e despertam a curiosidade dos leitores que criam diversas teorias sobre informações que ficam em aberto para gerar curiosidade.
A vantagem aqui é a distância do tédio em um livro curto graças a sequência de acontecimentos que surgem um após o outro literalmente.
Além de abordar temas atuais como preconceito e intolerância religiosa.
O Legado de Orisha
O legado de Orisha é um livro baseado na cultura Iorubá com muita representatividade negra envolvendo magia e fantasia. Um livro autêntico e ideal para quem gosta de novas descobertas.
A história conta sobre o reino de Orisha que no passado, era repleto de magia.
Os Orishas eram divididos em 10 clãs relacionados a diferentes divindades e habilidades, como por exemplo, a magia da água ou do fogo.
O problema surgiu quando a magia desapareceu completamente do reino e todos os que a conjuravam foram mortos pelo rei, restando apenas as crianças que não tinham habilidades mágicas.
O que as diferencia do restante da população, são os cabelos brancos, já que todos por lá tinham a pele negra.
O propósito da história começa quando é descoberto que a magia pode retornar, assim, os personagens principais saem em uma jornada de retomada dessas habilidades.
Vilão
Vilão faz parte de uma duologia que apresenta Victor e Eli, dois amigos de faculdade que vivem uma vida comum até que Victor resolve estudar sobre seres poderosos e se tornar um deles, até que algumas coisas dão errado e eles se tornam inimigos.
A partir daí você já nota a força da história, dois antigos amigos que se conheciam bem e que, agora, são inimigos super poderosos que conseguiram juntos, habilidades novas.
O que prende o leitor é a vontade de descobrir o motivo pelo qual esses dois se tornaram inimigos em uma história dark puxada para o leve.
O início é um pouco mais lento já que tem o objetivo de introduzir você à narrativa e te fazer entender como funciona a profundidade dos personagens.
Qual o livro você mais gostou? Nos conte nos comentários se você já leu algum e qual resenha ou lista quer por aqui.
Rana Fernandes é graduanda no curso de Licenciatura em História pela UEFS. Suas preferências literárias são histórias de aventura, suspense e fantasia, principalmente quando misturam elementos históricos