Os 6 Melhores Livros Sobre Gravidez e Maternidade Para Grávidas

Todos concordam com o fato de que a chegada de um bebê abala as estruturas de qualquer família, de qualquer que seja a maneira, certo?

São tantas questões, tantas dúvidas, tantos medos…

Há tanto para aprender em tão pouco tempo, já que a pesar de parecer muito, 9 meses é bem pouco para aprender como cuidar, criar e lidar comum ser humano que você mesma vai colocar no mundo.

Isso fica ainda pior com a mentira que a romantização da gravidez e da maternidade, que nos diz que tudo acontece de forma natural e que a mãe sempre sabe o que fazer, pois quando nasce um bebê, uma mãe também nasce naquele momento.

E não, não é como mágica.

Mas mantenha a calma. Existem livros que podem ajudar qualquer mulher a passar por esse processo da melhor maneira possível e transformar essa experiência, que por si só já é transformadora, de uma maneira mais leve e muito bem informada sobre tudo que há.

Pensando nisso, hoje o Café e Livros trouxe para você, mamãe e\ou papai, os 6 melhores livros sobre gravidez e maternidade.

Leia até o final e escolha os livros que mais lhe agradar.

As primeiras quatro estações: vivendo a maternidade – Fernanda Witwitsky

EM OFERTA As primeiras quatro estações: vivendo a maternidade
As primeiras quatro estações: vivendo a maternidade
As primeiras quatro estações: vivendo a maternidade, de Fernanda Witwitsky faz uma analogia entre as fases da gestação e as estações do ano. Como cada uma é única, especial e cada uma tem suas peculiaridades. Aqui a influenciadora digital coloca em palavras os seus relatos, que podem ser extremamente úteis para as futuras mães.

Se a simbologia, filosofia, metáfora e significado por trás do nome desse livro têm uma beleza tão grande, que só a explicação do nome já torna as coisas muito interessantes, imagine se o conteúdo inteiro dele.

Cada estação tem suas características e peculiaridades que as tornam únicas e especiais. Independente do momento, se é bom ou ruim, se está frio demais ou quente demais, principalmente quando o clima está “perfeito” e balanceado e nós sentimos que está tudo bem.

Deu para entender, não é?

Assim como as estações do ano, os primeiros estágios (e o resto também) da maternidade têm suas características que a torna especial, seja por uma fase ruim ou boa.

 E é essa linha de pensamento que a autora do livro, Fernanda Witwitsky, segue em seu livro “As primeiras quatro estações: vivendo a maternidade”.

Nele, a influencer Fernanda relata a sua primeira experiência com a maternidade: sua primeira gestação e seu primeiro ano como mãe.

Cada estação tem sua peculiaridade.

Ela também destaca os seus medos, inseguranças e expectativas que a causavam ansiedades, que vieram desde o descobrimento da sua primeira gravidez.

O livro nasceu da vontade que Fernanda tinha de compartilhar a sua experiência e dar dicas que poderiam ser úteis às mães passando pelo mesmo processo que ela e mostrar que é possível passar por estas “estações” sem ver a sua nova vida com um olhar negativo.

Mas ela não trata apenas de fazer uma espécie de preparo psicológico com a futura mamãe. Ela tenta dar dicas e ajudar essa nova mãe no primeiro ano do seu bebê.

Todo aquele cansaço, cobranças socioculturais, noites perdidas, choro de bebê e todas as novidades que aparecem todos os dias.

Mas assim como as estações do ano se renovam e têm suas características boas e especiais, a maternidade também tem.

O livro serve, tanto para mães experientes, quanto mães de primeira viagem.

Mãe fora da caixa – Thaís Vilarinho

Mãe fora da caixa
No livro “Mãe fora da caixa”, da autora Thaís Vilarinho, que chegou até a virar uma peça de teatro, trata da mãe no período do puerpério, que é o período dos primeiros dias após o nascimento do bebê. Ela busca ajudar, tanto as grávidas a se prepararem para este período, quanto as mulheres que já estão nele a lidar com tudo o que está acontecendo.

Toda mulher, antes de decidir ser mãe, deve saber, logo de início, que a maternidade como um todo é super, hiper, mega romantizada. E se não tomar conhecimento disso o mais rápido possível, vai se frustrar.

Mas alguns detalhes e fases recebem uma romantização exagerada e um pouco mais que outras. Uma delas é o puerpério, o período do pós-parto, os primeiros dias depois do bebê nascer.

Existem muitos mitos que giram em torno desse período, sem contar a cobrança sobre a mãe, que passou a vida ouvindo que tudo aconteceria de forma quase que milagrosa e que ela passaria por esse período de forma mágica e cheia de brilho.

Um “brilho” que tem origem em uma romantização que a sociedade machista e patriarcal, que exige que a mulher se mantenha dentro do padrão perfeito e faça parecer que consegue fazer tudo magicamente e naturalmente, criou.

Sem contar as mães que aparecem constantemente nas mídias sociais e de comunicação, que passam uma imagem de que o período do puerpério é lindo e fácil.

Temos que nos atentar aos processos.

O período, de fato, sim lindo e especial, mas ele não é nem um pouco fácil. Principalmente para mães que não tiveram as devidas informações do que é isso na vida real, fora das telas, na prática.

É aí que o livro “Mãe de fora da caixa” entra.

Nele, futuras mamães podem se informar sobre o que as aguarda após a chegada do seu bebê, mas não é um guia de informações diretas de como é e como não é.

Ele prepara a grávida para o puerpério e ajuda as que já estão passando por ele, pois é um livro de relatos.

Ele é um livro completo, pois, você mamãe, pode tanto usar ele para se preparar, quanto como uma forma de apoio nesse período que, a pesar de lindo e especial, não são só flores e muito menos essa magia que te ensinaram que seria.

O que esperar quando você está esperando – Heidi Murkoff, Arlene Eisenberg & Sandee Hathaway

EM OFERTA O que esperar quando você está esperando
O que esperar quando você está esperando
Ao se deparar com uma gravidez e não conseguir encontrar, em nenhum livro, as respostas para suas tantas perguntas e dúvidas, que iam desde as mais simples às mais complexas, Heidi Murkoff teve a ideia, horas antes do seu parto, de escrever um livro que ajudasse mulheres a passar por isso sem as dificuldades que ela teve. Foi aí que nasceu o “O que esperar quando você está esperando”.

Falando em livro completo, temos aqui o “O que esperar quando você está esperando”, que é, sem dúvidas e com todas as letras, um verdadeiro guia para os futuros pais e mães.

Ele é perfeito para as chamadas “mães de primeira viagem”, pois responde todas as dúvidas mais frequentes, que vêm na cabeça de todo mundo que descobre ou planeja uma gravidez.

Esse guia de respostas para estas perguntas comuns, que aparecem complicadas, mas que na maioria das vezes têm respostas simples, traz respostas para dúvidas que vão desde o período de planejamento da gravidez até o pós-parto.

Assim como é bastante útil também para quem não planejou e apenas “aconteceu”.

O livro, apesar de ter sido desenvolvido por três autoras, foi pensado por uma e teve início com a primeira citada no título, Heidi Murkoff, quando ela estava grávida pela primeira vez e simplesmente não conseguia achar em nenhum livro, as respostas para suas perguntas.

Ela tinha muitas dúvidas e muitos questionamentos, mas não conseguia encontrar respostas.

Um guia prático com todas as respostas que precisamos.

A ideia de Heidi Murkoff surgiu, acredite ou não, no momento do parto. Horas antes do parto, para ser mais precisa.

Ela teve a ideia de desenvolver um livro em formato de guia, com o propósito de ajudar mulheres que estão passando pelo processo da gestação, a se sentirem mais tranquilas diante de seus questionamentos.

Questionamentos esses que são perfeitamente comuns, mas nem sempre têm suas respostas encontradas com facilidade ou dadas com clareza.

  • “Em que momento da suspeita eu devo comprar o teste de gravidez?”
  • “Como lidar com o enjoo e comer saudavelmente, se não consigo nem comer sem vomitar?”
  • “Será que posso continuar fazendo exercícios?”
  • “É verdade que não posso comer sushi?”
  • “Quando devo parar de trabalhar e dar início à licença maternidade”

Essas e outras questões, assim como outras relacionadas ao pós-parto, são respondidas em “O que esperar quando está esperando”.

Mãe de primeira viagem: Como lidar com os desafios da maternidade, do nascimento ao primeiro ano da pré-escola – Kevin Leman

Mãe de primeira viagem: Como lidar com os desafios da maternidade – do nascimento ao primeiro ano da pré-escola
O grande e renomado psicólogo, Kecin Leman, traz no seu livro “Mãe de primeira viagem: Como lidar com os desafios da maternidade, do nascimento ao primeiro ano da pré-escola”, uma coletânea de dicas e que vão ajudar você a lidar a maternidade, desde os primórdios, como a gestação, até mais tarde, quando a criança estiver indo para a pré-escola. Ele traz aqui um trabalho muito completo, que ajuda e muito.

Eu sei, eu sei… um livro sobre gravidez e maternidade escrito por um homem? Como confiar em um livro dessa natureza escrito por um homem? O que ele entende disso?

Mas se acalme! O autor, Kevin Leman, é um psicólogo muito competente dos EUA e ele sabe do que está falando. Então relaxe e aproveite a leitura, porque ela vai ser muito útil nessa jornada.

A notícia de um bebê, especialmente a notícia do primeiro bebê, vem cheia de dúvidas, medos, inseguranças e coisas que podem deixar as futuras mamães (e até papais) completamente atordoadas.

Como lidar com tudo isso?

Essa história de “quando nasce um bebê nasce também uma mãe”, é uma verdadeira mentira, a final, um bebê não vem com um manual de instruções e nenhuma mulher tem o poder mágico de saber tudo que tem para saber sobre maternidade do nada.

Uma ajuda quando tudo é novidade.

A jornada da maternidade é árdua, mas é o trabalho sem remuneração mais gratificante que qualquer mulher poderia ter.

E esse livro direcionado à mulheres que serão mães pela primeira vez e estão completamente desnorteadas, pois é tudo extremamente novo, é uma verdadeira “mão na roda”.

A final, o que esperar agora que você descobriu a gravidez? O que realmente te espera? Como fazer para se adaptar esta nova fase da sua vida sem pânico, sem apertos desnecessários e de forma segura.

No livro, Kevin Leman não fala apenas da mãe e do bebê como se existissem apenas eles dois no mundo. Ele também te ensina como lidar com situações que envolvem a família inteira.

Ele vai do momento em que você sai da maternidade com o seu bebê e começa o processo de adaptação com tudo que envolve a maternidade, até o complicado período da adaptação na pré-escola.

É, sem dívidas, um dos livros mais completos dessa lista.

Maternidade sem culpa – Lívia Bember, Juliana Rezende, Ana Paula Valadão, Julyana Caiado, Kelly Oliveira, Jackeline Hayashi, Paulinha Leonardo & Ester Lara Gallina

EM OFERTA Maternidade Sem Culpa
Maternidade Sem Culpa
O livro “Maternidade sem culpa” foi desenvolvido e escrito por um grupo de 8 mulheres, das quais algumas têm o nome bem conhecido na mídia brasileira, com o intuito de ajudar futuras mães a passarem por certos processos difíceis da maternidade, como aquela culpa constante, entre outras coisas, como relatos e dicas que serão muito úteis para as mulheres que estão se preparando para se tornarem mães.

Agora vamos passar para um livro escrito por um, no mínimo, maravilhoso grupo de 8 mulheres decididas a ajudar outras mulheres nessa longa, difícil e gratificante caminhada da maternidade, que por vezes vem acompanhada de um péssimo sentimento irracional: culpa.

Mas culpa de quê? Culpa de tudo!

Ao logo dos anos o debate e as conversas sobre a maternidade real vieram tomando cada vez mais espaço, e com isso, várias mulheres descobriram que esse sentimento inexplicável de culpa não era uma coisa que acontecia apenas com elas.

Essa “culpa”, foi descoberto depois, vem em maior parte da nossa cultura social e pressão social, não só sobre a mulher, mas sobre a mulher mãe.

Se você larga seu trabalho para se dedicar ao seu filho, você está errada. Se você continua trabalhando depois de ser mãe, você está errada.

O que fazer depois da saída da maternidade?

Se você sai para momentos de lazer sem o seu bebê, está errada, mas se não tem uma vida social e vive apenas para ser mãe (adivinhe só), está errada.

E isso não é nem o começo!

Esses foram apenas dois exemplos de um “mar” de culpa que acompanha a mãe desde antes mesmo do seu bebê nascer.

As autoras desse livro fazem questão de ressaltar como cada mulher á única, o que torna cada gestação única que, por sua vez, torna cada experiência única.

A chegada de um filho muda completamente a vida de todos em uma casa, e justamente por ser uma experiência única para cada pessoa, as coisas podem ser difíceis, graças a complexidade em encontrar informações e respostas para coisas tão particulares e específicas.

Apesar de ter serventia para qualquer mãe, esse é um livro voltado para o público cristão.

E buscando propor compreensão bíblica para mulheres que estão passando por esse processo tão lindo e complexo, que é a maternidade, o livro “Maternidade sem culpa” tenta, de alguma forma, acolher e ajudar essa mulher e futura mãe.

Nasceu, e agora? – Stéphanie Sapin-Lignières

EM OFERTA Nasceu, e agora?
Nasceu, e agora?
Stéphanie Sapin-Lignières, uma especialista em parto humanizado, pós parto e amamentação, graduada na França e de grande fama em sua área de atuação aqui no Brasil, sendo requisitada até mesmo por famosos, escreveu o best seller “Nasceu, e agora?”, que ajuda inúmeros pais e mães a lidarem com situações comuns, mas nada fáceis que vêm depois do nascimento do bebê.

Nós sabemos que o a maternidade não é apenas gerar um se humano e pronto. Este ser humano, depois do tempo de gestação onde ele estará quentinho e protegido no útero, vai nascer. Mas e aí? O que fazer depois que esse pequeno ser frágil e lindo nascer?

Não adianta nada ler livros sobre o processo da gravidez e não ler coisas relacionadas ao que devemos fazer depois do nascimento.

E a autora, Stéphanie Sapin-Lignières, sabe muito bem disso.

Ela é uma especialista em amamentação, defensora do parto humanizado e muito requisitada por grandes nomes conhecidos na hora de se tornarem pais e mais, por seu grande conhecimento e experiência com gestação e pós-parto.

Sua experiência vem, além dos muitos anos de trabalho na área, de sua formação como parteira na França e de seu estágio na clínica do mundialmente famoso, obstetra Frédérick Leboyer, o chamado “papa” dos partos humanizados.

O que fazer depois da saída da maternidade?

Stéphanie Sapin-Lignières escolheu o Rio de Janeiro como morada fixa e como lugar para sua atuação profissional, e foi aí que sua carreira deslanchou.

O seu currículo hoje conta com mais de 5 mil casais, que esperavam um ou mais bebês, e a tiveram ao seu lado ates, durante e até depois da gestação.

Este é um dos livros sobre gravidez e maternidade mais famosos do Brasil, um best seller que vem ajudando, desde o seu lançamento, pais e mãe a lidarem com o nascimento de seus filhos até seu primeiro ano de vida.

O livro, é claro, conta com lições vindas de sua experiência em seu consultório, que recebe diariamente, casais e mães que buscam ajuda e soluções de problemas.

Problemas como ajuda com a amamentação, bicos de peito rachados e machucados, seios com o leite empedrado, problemas com cólicas no bebê, pedidos de socorro para problemas com o soninho do bebê, e por aí vem.

Tem de tudo.

E aí, algum desses livros tem o que você procura?

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Café e Livro
Logo